Concurso quer valorizar canções autorais juninas

Publicação: 2018-06-12 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Compositores locais interessados em pôr mais lenha na fogueira das festas juninas, poderão enviar sua música até o dia 14 (quinta-feira) deste mês, às 17h, para participar do 1º Concurso de Marchinhas Juninas – Faz Mais Elino Julião. Serão escolhidas seis canções que concorrerão aos três primeiros lugares, em competição ao vivo durante a abertura do projeto Arena Cultural Potiguar, na Arena das Dunas, no próximo dia 19 de junho.

Saudoso cantor e forrozeiro Elino Julião dá nome ao primeiro concurso de marchas juninas
Saudoso cantor e forrozeiro Elino Julião dá nome ao primeiro concurso de marchas juninas

O envio da música é por e-mail. O conteúdo deve ter a letra da composição digitada, título obra, nome do compositor (ou compositores), a gravação em formato MP3, endereço e telefone para contato. O endereço do e-mail é 'concursoelinojuliao@gmail.com'.  Os seis selecionados poderão defender sua canção, tendo para acompanhar uma banda base formada por formada por Lipe Guedes na sanfona, Fernando Botelho no violão, e David Francielle no pandeiro. A direção musical será do músico Raphael Almeida. O primeiro  lugar  receberá o prêmio de mil reais mais o troféu "Faz Mais Elino''.

As músicas serão julgadas por um júri de especialistas. A curadoria vai julgar itens como originalidade do tema, letra, harmonia e melodia.  O produtor e diretor Marcelo Veni conta que a ideia do concurso nasceu de pedidos entre os próprios músicos e compositores locais, que estavam sentindo falta de uma iniciativa sonora nesse segmento em Natal. “Nós já tivemos eventos como o Forraço e o Forró de Verdade, que não acontecem mais, mas marcaram época. Havia essa lacuna, e o concurso de marchinhas juninas poderia preenche-la”, afirma.

Marcelo Veni explica que a escolha pelas marchinhas, em vez do forró convencional, se deu pelo momento junino e também como forma de dar um toque diferenciado ao concurso. A marchinha junina é uma música mais lenta, ideal para sacudir as quadrilhas. “Essa música tem bastante identidade com nossa cultura, e é uma forma de promover um encontro saudável e divertido entre os talentos de nossa música. Será uma grande confraternização de cantores, compositores e forrozeiros”, diz. Na mesma noite, após as apresentações dos concorrentes, haverá um show com Dodora Cardoso cantando músicas do homenageado Elino Julião.

Marchinhas

Não é só no carnaval que as marchinhas tem espaço. Nos festejos juninos elas tem seu lugar principalmente nas quadrilhas. Um exemplo de marchinha junina  é “Nem se despediu de mim” e “Olha pro céu”, de Gonzagão.  São marcadas por combinações melódicas repetitivas, conduzidas pela sanfona.

Serviço:
1º Concurso de Marchinhas Juninas – Faz Mais Elino Julião. Músicas devem ser enviadas até 14/06 para o 'concursoelinojuliao@gmail.com'. Final no dia 19/06.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários