quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Concursos atraem pessoal do Direito

- Publicidade -

A trajetória de quem se forma em Direito atualmente é bem diferente do que há 10 anos. O motivo é simples. O mercado saturado pela quantidade de formandos a cada ano exige a adoção de alternativas diferenciadas. Quem pretende seguir carreira e se destacar precisa estar cada vez mais preparado para enfrentar a dura tarefa de ser “notado” em meio a um amontoado de currículos. Mas há quem prefira se dedicar aos concursos. Concorridos, porém extremamente atraentes, eles são sinônimo de bons salários e fazem parte dos objetivos de quatro em cada cinco graduandos.

A cada ano são inúmeros os concursos em todo o país. As opções são muitas. Nas área federal, os mais procurados são a Procuradoria da República e a Magistratura. Em ambos os casos, a remuneração inicial pode passar dos 15 mil reais por mês. Além da área federal, também são constantes os concursos para a área estadual e municipal. O salário e a estabilidade são os sonhos de muitos, mas uma realidade que só chega aos mais preparados. A concorrência e o nível dos candidatos são o principal desafio para quem pretende ser aprovado. No caso da Procuradoria da República, mais de 12 mil candidatos chegam a disputar 200 vagas. A maioria deles bem preparados.

E se cidades do Nordeste – a exemplo de Natal – estão distantes das faculdades e professores mais renomados do país, a tecnologia dá uma força. Alguns cursos já oferecem aulas transmitidas ao vivo do Sul do país, que chegam simultaneamente a mais de 40 salas de aula e proporcionam interação com os professores através de recursos multimídia. “Com isso, conseguimos atenuar a disparidade na preparação dos candidatos. Os concursos mais disputados passam a ser um objetivo cada vez mais possível para os estudantes do Nordeste. Aqui eles obtém o mesmo conteúdo dos cursos ministrados em São Paulo, e podem fazer perguntas como se estivessem diante do professor”, diz Rogério Aguilar, coordenador de um desses cursos em Natal, o CPC Marcato.

Além da possibilidade de trazer para salas de aula em Natal alguns dos melhores professores do país, a prática da video-conferência ainda proporciona algumas vantagens até mesmo em relação aos cursos presenciais tradicionais. Todas as aulas são gravadas. “Em caso de falta ou mesmo alguma dúvida, o aluno pode rever o conteúdo completo em vídeo digital e voltar quantas vezes for necessário”, explica Rogério. O CPC Marcato iniciou em fevereiro suas atividades em Natal, e já conta com mais de 40 alunos. “Nosso público é muito variado. Temos em sala advogados já no mercado de trabalho, professores universitários e também alunos do último ano da Faculdade de Direito. Hoje o pessoal começa a se preparar muito cedo”.

Preparar-se para concursos antes mesmo de estar formado não é exagero, de acordo com Rogério Aguilar. “Para um concurso federal é necessário pelo menos dois anos de estudos direcionados para estar preparado. É um esforço totalmente recompensado com sua aprovação”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas