sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Concursos públicos atraem formandos da área de Direito

- Publicidade -

AULAS - Estudantes aproveitam os cursos preparatóriosA trajetória de quem se forma em Direito atualmente é bem diferente do que há 10 anos. O motivo é simples. O mercado saturado pela quantidade de formandos a cada ano exige a adoção de alternativas diferenciadas. Quem pretende seguir carreira e se destacar precisa estar cada vez mais preparado para enfrentar a dura tarefa de ser “notado” em meio a um amontoado de currículos. Mas há também quem prefira se dedicar aos concursos. Concorridos, porém extremamente atraentes, eles são sinônimo de bons salários e fazem parte dos objetivos de quatro em cada cinco graduandos.

A cada ano são inúmeros os concursos em todo o País. As opções são muitas. Nas área federal, os mais procurados são o Ministério Público e a Advocacia da União. Em ambos os casos, a remuneração inicial pode passar dos 10 mil reais por mês. Além da área federal, também são constantes os concursos para a área estadual e municipal. O salário é o sonho de muitos, mas uma realidade que só chega aos mais preparados. A concorrência e o nível dos candidatos é o principal desafio para quem pretende ser aprovado. No caso da Advocacia da União, mais de 11 mil candidatos chegam a disputar 200 vagas. Muitos deles bem preparados.

 Cidades da região Nordeste. A exemplo de Natal – estão distantes das faculdades e professores mais renomadas do Brasil, a tecnologia dá uma força. Alguns cursos já oferecem aulas transmitidas ao vivo do Sul do país, que chegam simultâneamente a mais de 40 salas de aula e proporcionam interação com os professores através de recursos multimídia. “Com isso, conseguimos acabar com essa disparidade na preparação dos candidatos. Os concursos federais deixam de ser um objetivo impossível para os estudantes do Nordeste. Aqui eles podem fazer perguntas como se estivessem mesmo frente a frente com o professor”, diz Rogério Aguilar, coordenador de um desses cursos em Natal – o CPC Marcato.

Video-conferência

Além da possibilidade de trazer para salas de aula em Natal alguns dos melhores professores do país, a prática da videoconferência ainda proporciona algumas vantagens até mesmo em relação aos cursos tradicionais. Todas as aulas são gravadas. “Em caso de falta ou mesmo alguma dúvida, o aluno pode rever o conteúdo completo em vídeo digital e voltar quantas vezes for necessário”, explica Rogério. Ele disse ainda que o CPC Marcato iniciou em fevereiro suas atividades em Natal, e já conta com mais de 40 alunos. “Nosso público é muito variado. Temos em sala desde pessoas já no mercado de trabalho até alunos de Direito no quinto período da faculdade. Hoje o pessoal começa a se preparar muito cedo”. Cita.

Se preparar para concursos antes mesmo de estar formado não é exagero, de acordo com Rogério Aguilar. “Para um concurso federal é necessário pelo menos dois anos de preparação para estar nivelado. É um esforço totalmente compensado com uma aprovação”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas