Conexão...

Publicação: 2021-03-05 00:00:00
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

As castanhas de caju da Greenlife Cashew, fabricadas em São Paulo do Potengi, vão desembarcar no mercado de Nova York.  O primeiro contêiner foi dispensado na última quarta-feira (3). 

De acordo com o diretor da empresa, Júnior Praxedes, a perspectiva é de que 30 contêineres sejam destinados ao mercado externo até dezembro, e 3 ou 4 serão exportados ainda este mês. Além dos Estados Unidos, o Canadá e alguns países da Europa também deverão receber as remessas, que, ao todo, somam mais de 500 toneladas exportadas. 

... da Castanha do Caju
Para a reativação da fábrica, que teve o apoio do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi), foram investidos 33 milhões de reais pelo grupo JPX. Apenas a Greenlife Cashew gera 200 empregos diretos e deverá ampliar em mais 150 até a próxima safra de cajus.

Vacinas 
A Frente Nacional de Prefeitos definirá nesta sexta-feira (05) o texto-base do projeto de lei que deve ser aprovado pelas Câmaras de Vereadores, autorizando prefeituras a comprarem vacinas contra o coronavírus diretamente ao fabricante.  Até o dia 19 de março, todas as leis autorizativas precisam estar aprovadas.  O grupo reunirá cerca de 100 prefeituras, entre capitais e cidades de médio porte.

Associação municipalista 
Por falar em prefeitos, os alcaides dos municípios da região Central potiguar e do Vale do Açu estão se mobilizando para criarem a Associação dos Municípios da Região Central e do Vale do Açu Potiguar (Amcevale).  

Toda e qualquer união de políticos tem sempre uma motivação política a caminho. 

Eletrobras 
Quatro partidos — PT, PDT, PSol e PCdoB — entraram com duas ações no Supremo Tribunal Federal (STF) para paralisar a tramitação da MPV 1031/2021, que trata da privatização da Eletrobras. 

Desencalhe 
Depois de muito bate-boca e pitacos, o governo do RN devolveu oficialmente ontem as chaves do imóvel onde funcionava o Hospital Estadual Doutor Ruy Pereira, em Natal. Livrou-se de um abacaxi dispendioso. 

Vacinação 
As 40 mil doses de vacinas que o RN recebeu da União serão suficientes apenas para imunizar a população até 75 anos.  Depois disso, só como muita reza e paciência. 

Transparência na vacinação...
Aliás, a transparência de dados sobre a vacinação no Brasil começa a ser cobrada nas várias esferas de governo. Em nota técnica publicada nesta quinta-feira (04), a ONG Transparência Brasil analisou as informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e concluiu: 73% apresentaram incompletude; ausência completa ou inconsistência de dados. Os registros de pacientes se repetem de duas a oito vezes cada um “como se uma mesma pessoa registrada tivesse recebido até oito doses”. 

No RN, há 16.590 registros incompletos sem a informação de raça/cor, disse a Transparência Brasil.

Exemplo
Por iniciativa própria, desde ontem que a Prefeitura do Recife (PCR) passou a disponibilizar a lista completa de cidadãos que receberam doses de vacina contra a Covid-19 na cidade.

Imposto de renda
Ajude crianças e adolescentes com câncer, destinando até 3% do seu imposto apurado ao Fundo da Infância e Adolescência – FIA.

Susto
O ex-prefeito de Parnamirim, Mauricio Marques, se recupera bem da cirurgia emergencial de apêndice que foi submetido na semana passada.

Pandemia 
O Cajueiro de Pirangi também foi fechado à visitação pública por 15 dias. 

Desespero e Fé 
Imagens de pessoas reunidas rezando no entorno de hospitais na região Oeste de Santa Catarina têm se multiplicado em redes sociais nos últimos dias. De joelhos e com as mãos estendidas ou encostadas na estrutura da unidade de saúde, familiares pedem pela recuperação de parentes internados com o coronavírus.

Reservas
A CDL Natal está distribuindo gratuitamente 10 litros de álcool por associado que estiver ativo com a entidade. Os interessados devem entrar em contato com a Câmara. 

Covac Facility
Em votação simbólica, o Senado aprovou abertura de crédito extraordinário no valor de R$ 2,5 bilhões em favor do Ministério da Saúde para viabilizar o ingresso do Brasil no consórcio internacional de vacinas Covax Facility. O texto vai à promulgação pelo Congresso Nacional.

Brindes
Hoje é dia de festejar os amigos jornalistas Adriano de Sousa e Cristiano Felix. Super parabéns para a empresária parelhense Zélia Medeiros.









Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.