sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Conexão Felipe Camarão realiza II Roda de Prosa

- Publicidade -

INCLUSÃO SOCIAL - Boi de Reis Mirim do bairro de Felipe Camarão participa da Roda de Prosa nesta segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira, o projeto Conexão Felipe Camarão promove a II Roda de Prosa, com a participação de educadores locais e de renome nacional, além de membros dos ministérios da cultura e educação. O encontro tem como finalidade discutir a educação continuada como linha de ação política sustentável para a promoção da identidade cultural da comunidade.

Durante o período de 14 a 17 de Maio, na Escola Estadual Clara Camarão, no bairro de Felipe Camarão, o Conexão realizará a II Roda de Prosa com a proposta de debater a formação continuada, tendo como referência a primeira versão da Roda de Prosa, realizada em fevereiro deste ano, quando reuniu pensadores da música e cultura brasileira, como Jorge Mautner, Hermano Vianna, Nelson Jacobina, entre outros.

Entre os convidados de renome nacional para a II Roda de Prosa estão: Leandro Fialho, do Ministério da Educação, Aldo Rocha, do Ministério da Cultura, Maria Aparecida Perez, responsável pelo Programa CEU da Secretaria de Educação de São Paulo, Carlos Cavalcanti, coordenador de Projetos Afroreggae/RJ, entre outros.

Escolas parceiras

A segunda versão da Roda de Prosa foi ampliada e contará com a participação dos educadores da EscolaClara Camarão, parceira do projeto. Desta vez será feita uma experiência educacional que será realizada nos próximos seis meses, em convênio com a Secretaria de Educação Continuada do MEC e o Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura.

Para a coordenadora do projeto, Vera Santana, a metodologia da Roda de Prosa prioriza a discussão em círculo, com base no contexto sócio-cultural da comunidade de Felipe Camarão. Vera acrescenta que comunidades como a de Felipe Camarão são um exemplo de comunidades brasileiras que têm potencial cultural em adversidade à pobreza econômica. “Sabemos que a cultura possibilitará a mudança de comportamentos. É possível transformarmos essa pobreza em riqueza econômica”, declara Vera Santana. Segundo Vera Santana, a Roda de Prosa foi a maneira que o projeto encontrou para instigar as crianças e jovens do bairro a pensar a realidade vivida pela comunidade.

A iniciativa faz parte de um processo de formação continuada, onde a música e a dança, através da rebeca, capoeira, flauta e o Boi de Reis, estão inseridos na educação de cada um deles. A II Roda de Prosa do Projeto Conexão Felipe Camarão conta com patrocínio da Petrobras, do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas