sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Confecção de bonés se moderniza

- Publicidade -

SITUAÇÃO - O Protec atua nas cadeias produtivas coletivas

Os avanços tecnológicos nas empresas que confeccionam bonés do município de Serra Negra do Norte, distante 327 quilômetros da capital, serão mostrados num evento realizado amanhã, no Fórum Municipal Juvenal Lamartine, às 20 horas. Das 12 micro e pequenas empresas produtoras de bonés, nove fazem parte do Programa de Apoio Tecnológico às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Protec/RN), desenvolvido pelo Sebrae e Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Uma das novidades que serão apresentadas no evento é a introdução de um sistema de secagem da serigrafia aplicada nos bonés, que antes era realizada de forma manual em peça por peça e com o emprego da nova tecnologia, tem capacidade para secar até 10 bonés de cada vez. O sistema desenvolvido pela Seta Consultoria Ltda. e construído por um mecânico do próprio município, provocou um aumento significativo da produtividade das pequenas fábricas de Serra Negra.

Através das ações do programa de gestão ambiental “Produção mais Limpa”, as empresas implementaram mudanças no processo de produção, garantindo redução de desperdício de matéria-prima, energia e água, e passaram a fazer a coleta seletiva de tecidos, plástico, papel e papelão no chão das fábricas. Além das empresas de bonelaria, a confecção de moda praia Potala Indústria e Comércio Ltda. implantou mudanças no processo produtivo, garantindo maior qualidade e produtividade.

Tendo 70% dos investimentos para a implantação das melhorias tecnológicas custeados pelo Sebrae e o restante como contrapartida do Governo Estadual, o Protec/RN oferece aos empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas acesso ao conhecimento e inovações tecnológicas, através de consultorias.

“O Protec atua prioritariamente nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e nas cadeias produtivas por meio de ações coletivas e integradas, buscando consolidar as atividades empreendedoras já existentes nas diversas regiões do nosso Estado e garantindo o aumento da competitividade”, afirma o Diretor Superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto.

Os empreendimentos e micro e pequenas empresas dos setores da indústria, comércio, serviços, turismo, artesanato e agropecuária do Estado do Rio Grande do Norte são beneficiados pelo Protec/RN. O programa atua prioritariamente nos segmentos de fruticultura, apicultura, aqüicultura, têxtil e confecções, ovinocaprinocultura, leite e derivados, construção civil, turismo, panificação e gráficos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas