Confiança dos empresários industriais no RN diminui

Publicação: 2019-05-22 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Rio Grande do Norte caiu 4,4 pontos em maio, passando de 57,0 para 52,6 pontos. Esse foi o terceiro mês seguido de queda, acumulando recuo de 10,9 pontos no período. Essa retração no nível de confiança reflete a combinação de piora nas condições correntes de negócios e expectativas menos otimistas para os próximos seis meses.

 Os empresários da Construção apontam falta de confiança, enquanto os das Indústrias Extrativas e de Transformação se revelam apenas menos confiantes do que em abril. Com relação aos portes de empresa pesquisados, verifica-se que as médias e grandes indústrias se mantêm confiantes, enquanto as pequenas se mostram neutras.

 De acordo com a CNI, a confiança do empresário brasileiro registra a quarta retração consecutiva, mas mantêm-se elevada.  O ICEI nacional recuou 1,9 ponto em maio, para 56,5 pontos (contra 58,4 pontos do levantamento de abril), acumulando perda de 8,2 pontos nos últimos quatro meses. Registre-se, ainda, que, diferentemente do Rio Grande do Norte, no conjunto do país, as pequenas empresas e a indústria da Construção mantêm-se confiantes.

Apesar dessa sequência de quedas, o ICEI do Brasil está 1,0 ponto acima do registrado em maio de 2018 e 2,0 pontos acima da média histórica do indicador (54,5 pontos). O ICEI do Nordeste, por sua vez, caiu 0,5 ponto em maio, passando de 56,0 para 55,5 pontos. No período de janeiro a maio, a região registra queda de 7,9 pontos no nível de confiança.

Indicador
 O Índice de Confiança do Empresário Industrial é um indicador de difusão que varia de 0 a 100, elaborado mensalmente a partir de seis perguntas de sentimento do empresário, inclusas nos questionários da Sondagem Industrial e da Sondagem Indústria da Construção, referentes às condições atuais e às expectativas para os próximos seis meses com relação à economia brasileira, à economia potiguar e à própria empresa.








continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários