sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Confira grade do Flipipa 2016

- Publicidade -

PROGRAMAÇÃO GERAL

•Dia 10/08 (quarta-feira) | Pré-abertura
Assembleia Cultural Itinerante/Tenda dos Autores

Tema 1: Cultura popular: Militância e tradição: Mestre Pedro Benedito e o Coco de roda
Emblemático tirador de coco da região de Pernambuquinho, Tibau do Sul, Pedro Benedito é também uma das importantes vozes que ecoam os ritmos ancestrais das dunas e tabuleiros da região litorânea. É tirador de cipó e artesão
Marcos Lopes é instrumentista, criador do Museu do Vaqueiro e ´do Forró da lua da Fazenda Bonfim
Tema 2: “A Sanfona do litoral leste potiguar”: Com mestre Pio Sanfoneiro |  Marcos Lopes

Pio Sanfoneiro – Conhecido como mestre Pio do Acordeão, integra o grupo “Os 3 Iguais”, um trio de pé de serra composto por um pai, o conhecido mestre sanfoneiro Pio do Acordeão, seu filho César e seu irmão Barbosa Neto. Entoam xotes, arrasta-pés e baião de tradição regional.

Marcos Lopes – Agrônomo e estudioso da cultura sertaneja, conhecido por ser o criador do Forró da Lua e do Museu do Vaqueiro, ambos na Fazenda Bonfim (São José de Mipibu) sendo o local uma das referências quando o assunto é cultura sertaneja. Estudou acordeão no Conservatório de música e nos fins de semana, tem como hobby tocar em feiras, mercados e espaços culturais ao lado de mestres sanfoneiros.

.Apresentação do Coral Infanto-juvenil do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Grupo é formado por crianças e jovens assistidos pelo PETI, o coral e orquestra são mantidos pela prefeitura de Tibau do Sul.

DE 11 A 13 – Das 9h às 22h30

.Pavilhão das editoras
Estande da Livraria Universitária-Cooperativa Cultural da UFRN: Rodas de conversas, lançamentos de livros, sessão de autógrafos dos escritores convidados. Quinta-feira, Milena Azevedo  falará sobre Visualizando Citações – vol.2 com pré-lançamento da obra; na sexta-feira, Tarcísio Gurgel conversa sobre sua produção literária;  e no sábado, Thiago Cantalice vai falar sobre “Dando um banho de carinho”, baseado em uma pesquisa sobre os intercâmbios sexuais, afetivos e econômicos entre mulheres estrangeiras e homens locais, em Pipa-RN. É o primeiro estudo centrado nas personagens envolvidas nessas relações transnacionais no Brasil.

Ação Editora Universitária (EDUFRN): Doação de 1500 livros para Biblioteca Municipal de Tibau do Sul e sorteio diário de livros publicados pela editora
 
Editora Sebo Vermelho: Lançamento de edição bilíngue da ‘História da Fortaleza da Barra do Rio Grande’ (Hélio Galvão); 

Estande Jovens Escribas: Conversas, lançamentos e estande de vendas do selo 

Espaço Memória Hélio Galvão: Área multimídia

Exibição 1: Vídeos e trabalhos audiovisuais de estudantes da oficina de Alex Amaral – Um olhar sobre a obra do escritor e historiador Hélio Galvão
Exibição 2: Depoimentos e programa Memória Viva com Hélio Galvão

.Cozinha Brasil do SESI | Bibliosesc – Biblioteca Móvel do Sesc

•DIA 11/08 (quinta-feira)
 
TENDA DOS AUTORES/Ação Sesc/Flipipa
8h – Intervenção cênica, musical e poética com Duda Freire (RN)

As brisas altaneiras de Barra de Cunhaú que atravessam o rio Sibaúma movem o multiartista norte-rio-grandense Duda Freire, em sua neo-pesquisa composta em formato de ação cênico/musical/poética que mira o inventário musical do legado apresentado por Hélio Galvão, seus contos e causos da cultura popular coletados, ao Coco de Zambê do Mestre Geraldo, passando por incelências, lendas, pastoril.

 9h – Ação Sesc Literatura: Geraldo Borges (RN)

Geraldo Borges tem quase 20 anos de carreira na área de quadrinhos, na última década produziu trabalhos para o mercado norte-americano na Marvel (Nova), Dark Horse (Ghost) e DC Comics (Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Liga da Justiça, Aquaman, Lanterna Verde). Também é professor dos cursos de Design Gráfico, Design de Interiores, Design de Moda e Jogos Digitais da UnP -Universidade Potiguar.

9h –Bianca (MG): “As tirinhas de Ana Bollenna”
A quadrinista Bianca — pseudônimo de Amanda — conseguiu transformar sua história de vida e seus conflitos pessoais em narrativas e ilustrações cheias de humor. Bianca começou a criar tirinhas com conteúdo diverso, poético, romântico com uma forte identificação entre os leitores mais jovens. Aos 23 anos, um livro publicado, é sucesso nas redes sociais, onde possui 320 mil seguidores no Facebook e realiza palestras onde relata sua trajetória – a superação de uma situação de abandono para a criação de um zine virtual de uma personagem querida nas tirinhas de “Ana Bollenna”.
Gregório Duvivier participa da programação do Sesc Pipinha
9h50 – Bate-papo com Gregório Duvivier (RJ)
Ator, escritor e roteirista, Gregório Duvivier forma o time de sócios-fundadores do Porta dos Fundos. É autor dos livros “A Partir de Amanhã eu Juro que a Vida Vai ser Agora”, “Ligue os Pontos – poemas de amor e big bang”, “Put Some Farofa”, “Percatempos – Tudo que faço quando não sei o que fazer” e colunista da Folha de S.Paulo. No teatro, criou o espetáculo “Z.É. – Zenas Emprovisadas” e na televisão, atuou em “Junto e Misturado” (Globo), “O Fantástico Mundo de Gregório” (Multishow), “O Grande Gonzalez” (Fox), destas duas também foi roteirista.

13h – Reencontro com Gregório Duvivier (RJ)

O escritor e roteirista carioca retorna para um bate-papo, onde abordará a sua produção literária e artística.
13h40 -Intervenção cênica musical e poética com Duda Freire (RN)
14h10 – Os quadrinhos de Geraldo Borges (RN)
14h40 – Relato de vida: Bianca e as tirinhas de “Ana Bollenna”

18h – Ação Flipipa e Shopping Vila da Pipa
Sessão de autógrafos do premiado escritor Ignácio de Loyola Brandão: “Se for pra chorar que seja de alegria” (Global Editora)

Hélio Galvão é autor de História da Fortaleza da Barra do Rio Grande
TENDA DOS AUTORES
 19h – Mesa literária 1: “A História Viva de Hélio Galvão”
Winnie Knox | Andreia Galvão | Marcelo Alves | Vicente Serejo  | Woden Madruga
Hélio Galvão transitou com vivacidade e relevância pelos campos jurídico, etnográfico, genealógico, histórico e geográfico. O seu legado transborda para além de sua atuação como escritor e pesquisador. Foi advogado, professor de Literatura Brasileira e pesquisador.  Apaixonado pela sua terra, deixou obras que registraram a história da Fortaleza dos Reis Magos e a cultura popular do litoral sul. Temas que serão abordados neste encontro.

Winie Knox – Antropóloga carioca, trabalha na UFRN com políticas públicas voltadas para o universo rural ou em pequenas cidades. Ligada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais. Realiza estudos socioantropológicos da pesca artesanal em comunidades pesqueiras, especialmente aqueles relacionados à memória e transformação social. É autora dos livros ‘Vivendo do Mar; Imagens da Pesca artesanal no ES’; e ‘Narrativas, saberes e conflitos da pesca artesanal’. 

Andreia Galvão – Psicanalista, doutora em Educação, Fundadora do Instituto Bem Te vi de Artes, atua nas áreas de Cultura e Oficinas Terapêuticas. É supervisora do Centro de Reabilitação Infantil do RN e escreve na coluna Quadrantes do Jornal Tribuna do Norte. Pinta, desenha, escreve poemas e crônicas.

Marcelo Alves – Procurador federal e escritor, membro da Academia de Letras Jurídicas do RN, onde ocupa a cadeira do patrono Hélio Galvão. Publicou ensaios e livros na área do Direito no universo do cinema e literatura, como a trilogia “Ensaios ingleses” “Relatos Ingleses”, “Códigos ingleses”. 

Vicente Serejo – Jornalista, cronista, professor aposentado do curso de Comunicação Social da UFRN. Nos anos 1970 estreou na coluna “Cena Urbana” do Diário de Natal, onde escrevia crônicas. Algumas foram reunidas em seu primeiro livro “Cena Urbana” (Editora da UFRN, 1982). Em 1984, transformou um veraneio na praia da Redinha em fonte de inspiração para escrever uma série de cartas endereçadas ao ‘Sr Editor’, na mesma coluna Cena Urbana. Publicou também “Canção da Noite Lilás – Crônicas” (Lidador, 2000).

Woden Madruga – Jornalista e cronista norte-rio-grandense, em atividade há mais de 50 anos. Desde os anos 1960 escreve diariamente na coluna WM do jornal Tribuna do Norte sobre literatura, memórias, cotidiano e política. Foi presidente da Fundação José Augusto por três vezes e professor do curso de Comunicação Social da UFRN. Em 2016, foi eleito na Academia Norte-rio-grandense de Letras.

Milena Azevedo idealizou o projeto Visualizando Citações e no Flipipa falará sobre adaptação da literatura para os quadrinhos
 20h – Mesa literária 2: “Quando as HQs reinventam a literatura: o processo de adaptação de Maldito Sertão”
 Milena Azevedo | Márcio Benjamin | Leander Moura |
A mesa irá abordar a relação entre a literatura e as histórias em quadrinhos, abrindo uma discussão entre os termos “adaptação” e “releitura”, e enfocando a adaptação dos contos do livro Maldito Sertão, de Márcio Benjamin, pelo coletivo Quadro 9.

Milena Azevedo – Mestre em História (Unisinos/RS), já foi professora e empresária, e atua há onze anos com histórias em quadrinhos. Atualmente segue como roteirista de histórias em quadrinhos, de cinema e games. É colunista do Substantivo Plural, resenhista do Universo HQ e faz parte da equipe do selo Pagu Comics, produzindo material exclusivo para o Social Comics. Organiza e presta curadoria para eventos de cultura pop na cidade do Natal, além de ser co-editora da MBP, selo independente de quadrinhos, junto com o chargista Brum.

Márcio Benjamin – É advogado formado pela UFRN. Dramaturgo (Hippie-Drive, Flores de plástico e Ultraje, dentre outras), participou das antologias de terror Noctâmbulos e Caminhos do medo (Editora Andross). É autor do livro de contos Maldito Sertão (2012), indicado ao Troféu Cultura Potiguar (2013/2014), que está sendo quadrinizado pelo Coletivo Quadro 9. Em 2016, lançou o romance apocalíptico Fome e foi convidado pela Universidade de Sorbone, em Paris, para apresentar o seu trabalho na Primavera Literária Brasileira.

Leander Moura – Graduado em Artes Visuais (UFRN), é ilustrador e quadrinista. Co-autor e artista da graphic novel ‘O Evangelho Segundo o Sangue’ (K-ótica), em parceria com o roteirista Marcos Guerra. Participou da antologia ‘Lovenomicon – um tributo a H.P. Lovecraft’ (editora Jovens Escribas e a K-ótica). É colaborador da editora Clock Tower, para a qual fez a capa do livro “O Rei de Amarelo”, de Robert W. Chambers; ilustrou o livro ‘’O Mundo Sombrio – histórias de mitos de Cthulhu’’, de Robert E. Howard; e ilustrou também o conto ‘’Nas Montanhas da Loucura’’ para o livro ‘’O Fantástico Mundo de H. P. Lovecraft”.
 
Viagens e trens são algumas paixões de Ignácio de Loyola
 21h – Mesa 3: Ignácio de Loyola Brandão, um Viajante das Letras
Com Ignácio de Loyola Brandão –  Vencedor do Prêmio Machado de Assis 2016, concedido pela Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra, Ignácio de Loyola Brandão é um dos mais destacados autores da literatura brasileira. Ao completar 80 anos, lançou este mês o livro “Se for pra chorar que seja de alegria” (Global Editora). Ao longo da carreira publicou 42 livros de contos, crônicas, literatura infanto-juvenil e romances, traduzidos para mais de dez idiomas. Viajante, escreveu diversos relatos sobre lugares que visitou em suas andanças literárias. Nasceu em Araraquara, interior de São Paulo, em 1936. É jornalista desde os 15 anos, trabalhando em diversos jornais e revistas de São Paulo. Principais obras: Bebel que a cidade comeu; Zero: romance pré-histórico; Não verás país nenhum; Cabeças de segunda-feira; O beijo não vem da boca; A rua de nomes no ar; O homem do furo na mão e outras histórias; O homem que espalhou o deserto; Os melhores contos; O anjo do adeus.

PALCO EXTERNO
 22h e 22h30 – Café Quarteto e Sesi Quinteto Band


 •12/08- SEXTA-FEIRA

 .8h – Grupo Costurando Histórias (RJ)- espetáculo “A Peleja do Violeiro Magrilim com Jezebel”
 Em meio a pelejas de calango e ponteios de viola, utilizando um belo tapete que representa o reino de Jezebel, tecendo encantamento e diversão, Fabio Sombra e os artistas do Costurando Histórias contam uma história de amor e de bravura, renovando a tradição  e resgatando o encanto dos grandes clássicos de literatura de cordel. O espetáculo realizou várias temporadas de sucesso em teatros cariocas, e é apresentado intensamente em escolas, participando de eventos literários e visitando espaços culturais de vários estados brasileiros. Representou nossa produção dedicada a infância e juventude na Feira da Palavra em Cabo Verde – África e em Lisboa no ano do Brasil em Portugal

.9h – Oficina “Aventuras de um menino em sua Praia” | Andreia Galvão (RN)
Adaptação de três cartas de Hélio quando, em um período de repouso, ele volta-se para um espaço de memória e visita sua infância, seus afetos e antigos sustos. As cartas estão no livro póstumo “Derradeiras Cartas da Praia” e datam de 13, 14 e 19/06/1969. Elementos de outras cartas serão utilizados para enriquecer a narrativa. A oficina terá formato de contação de histórias, com desenhos sendo projetados ao fundo. Ao final, as crianças serão convidadas a pintar as ideias e os sentimentos que os textos de Hélio lhes suscitaram.

Atriz e escritora Alice Carvalho protagoniza e assina roteiro de websérie, além de escrever crônicas
.9h40 – Encontro com Alice Carvalho (RN)

Atriz, comediante, escritora, roteirista e musicista. Iniciou sua carreira profissional como atriz em 2010, de lá para cá participou de diversas montagens dramáticas e musicais. Lançou em março de 2015 seu primeiro livro, com posfácio da atriz Ingrid Guimarães, intitulado “DO AMOR – E Algumas Crônicas, Mas Não Estão Todas Aqui No Subtítulo Senão o Subtítulo Ficaria Enorme e Cafona” (editora Jovens Escribas). “Em agosto de 2016 lançará no portal “Brasileiríssimos” a web série “SEPTO”, onde atua como roteirista, idealizadora e protagonista.”

.10h10 – Ação Sesc de Literatura: Alexandre Camilo (RJ)- “Invenção de Palavra: Caminhos, Histórias e Escolhas”

Neste espetáculo são apresentados contos de sabedoria especialmente direcionados ao público jovem que tem tanta energia e entusiasmo, mas muitas vezes se sente envolvido em um emaranhado de dúvidas com relação às suas escolhas. Sensação de falta de sorte, DST e problemas de relacionamento são temas abordados no espetáculo de forma sensível e divertida, levando os espectadores a refletir a respeito da importância da palavra, do reconhecimento do “outro”, da amizade, do afeto e da convivência fraternal em todos os dias de nossa vida.

.16h – Ação Flipipa e Shopping Vila da Pipa [Av Baía dos Golfinhos]
Lançamento da “Biografia de Hélio Galvão” em cordel, do escritor e cordelista Erivaldo Lucena, com récita do autor
Apresentação do jogral com alunos da Escola Municipal Hélio Galvão. Recital de poemas do autor

INTERVALO
 .13h – Intervenção cênica, musical e poética- Duda Freire (RN)
 Ação cênico/musical/poética sobre o inventário musical/cultural do legado de Hélio Galvão , recheado de contos e causos, cultura popular, do Coco de Zambê do Mestre Geraldo às incelências típicas, pastoril, coco de roda e lendas rurais, de pescadores, dos remansos e seus povos ribeirinhos.
.13h30  – Grupo Costurando Histórias (RJ)- espetáculo “A Peleja do Violeiro Magrilim com Jezebel”
.14h30 – “Romances, segredos, mistérios e assombrações na praia de Hélio” | Com Andreia Galvão (RN)
Nesta oficina serão explorados os temas da paixões, das relações afetivas, das coragens, dos medos e das soluções aos mal-estares do homem que são de todos os tempos. Trabalharemos a partir de registros que estão nos livros: “Derradeiras Cartas da Praia”, “O Mutirão no Nordeste” e “O Romanceiro: Pesquisa e Estudo” de autoria de Hélio Galvão. O formato será o mesmo da oficina com crianças. A contação de história e as interferências terão os recursos de projeção de desenhos.
.15h10 – Ação Sesc Literatura com Alice Carvalho (RN)
.15h40 –  Alexandre Camilo (RJ)- “Invenção de Palavra: Caminhos, Histórias e Escolhas”
Neste espetáculo são apresentados contos de sabedoria especialmente direcionados ao público jovem que tem tanta energia e entusiasmo, mas muitas vezes se sente envolvido em um emaranhado de dúvidas com relação às suas escolhas.
Roteirista de programas como O Caçador e do filme O Escaravelho do Diabo, Ronaldo Santos aporta na Pipa para falar sobre movimento contracultural
TENDA DOS AUTORES
17h30 – Exibição do documentário “As incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana”

Dirigido
por Claudio Lobato e Paola Vieira, o documentário “As Incríveis
artimanhas da Nuvem Cigana” mergulha na poesia e delírio no Rio dos anos
70, conta a história do influente grupo de poetas formado por Chacal,
Charles, Bernardo Vilhena e Ronaldo Santos, que ajudou a renovar a
poesia brasileira na década de 1970. Através de colagens, materiais de
arquivo e vários depoimentos, este é um retrato íntimo e um ensaio
profundo e apaixonado que reconstitui a força artística e analisa a
influência exercida na arte brasileira deste coletivo de poetas cariocas

19h – Mesa 4: “A Nuvem do Delírio”
Ronaldo Santos | Charles Peixoto | Claudio Lobato

 
Ronaldo
Santos – Poeta, letrista e roteirista de renome nacional, Ronaldo
Santos autor de Entrada franca (1973), Vau e Talvegue (1976) e 14Bis
(1979). Integrou o movimento Nuvem Cigana, ao lado de .  Chacal, Charles
Peixoto e Bernardo Vilhena.
 
Charles Peixoto – Nos anos 1970,
encarando com poesia os nebulosos anos da ditadura militar, o poeta se
destacou em meio à Geração Mimeógrafo e às performances coletivas do
grupo de criação Nuvem Cigana, que se tornaram base da chamada poesia
marginal, gênero do qual figura como um dos nomes mais expressivos. A
partir da década de 1980, passou a escrever roteiros para a Rede Globo,
em programas como Armação Ilimitada e Malhação. Depois de um jejum
editorial de 26 anos, lançou seu sexto livro, Sessentopéia, em 2011.
 
Claudio
Lobato – Diretor e roteirista brasileiro, realizou o documentário ‘As
Incríveis artimanhas da Nuvem Cigana’, longa resgata o movimento de
“poesia marginal” do coletivo de poetas Nuvem Cigana, da Zona Sul do Rio
nos anos 1970, em plena ditadura militar. Por meio de livros
mimeografados e encontros híbridos, entre “happenings” e saraus,
batizados de “Artimanhas”, uma nova geração lançou-se na literatura
nacional: Bernardo Vilhena, Chacal, Charles, Ronaldo Santos, além do
próprio diretor Cláudio Lobato, entre outros.
Sheyla Smanioto e Marta Barcellos falarão sobre a presença das mulheres na literatura
20 h – Mesa 5: Mulheres escritoras: Literatura feita por mulheres e não só para mulheres”
Marta Barcellos | Sheyla Smanioto Macedo | mediador: Sérgio Vilar

Marta Barcellos (RJ) – Vencedora do Prêmio Sesc 2015 (categoria Conto) com a obra “Antes que Seque”. Jornalista formada pela UFRJ e mestre em literatura pela PUC-Rio, a carioca Marta Barcellos trabalhou durante 18 anos em alguns dos principais jornais do país (O Globo, Gazeta Mercantil e Valor Econômico). Atualmente, é colunista da revista Capital Aberto e do site Digestivo Cultural.

Sheyla Smanioto Macedo (SP) – A escritora e poeta apresenta “Desesterro”, com o qual venceu o Prêmio Sesc Literatura 2015 na categoria Romance. É formada em Estudos Literários e mestra em Teoria e História Literária pela Unicamp. Publicou, em 2012, o livro de poemas “Dentro e folha”, pelo coletivo Dulcineia Catadora.

Sérgio Vilar – Jornalista, colunista e editor do Blog cultural Substantivo Plural. Foi repórter do jornal Diário de Natal por nove anos e do Portal Noar. Foi editor de revistas literárias Palumbo e Preá. Organizou os anais da primeira edição do Encontro de Escritores da Língua Portuguesa (EELP).

Estevão Azevedo já publicou contos e dois romances
.21h – Mesa 5: “Espalhando pedras na literatura”
Estevão Azevedo | Carlos Fialho

Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2015 com o romance “Tempo de Espalhar Pedras” (Cosac Naify), Estevão Azevedo é formado em jornalismo e letras. Nasceu em Natal (RN) e mora em São Paulo, onde atua como escritor e editor. Antes de “Tempo de espalhar pedras”, publicou dois volumes de contos – “O terceiro dia” (2004) e “O som do nada acontecendo” (2005) – e um romance, “Nunca o nome do menino” (2008), que foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2009. Também teve um conto publicado na coletânea de escritores brasileiros “Popcorn unterm Zuckerhut – Junge brasilianische Literatur”, que saiu na Alemanha em 2013.

Carlos Fialho – Editor, jornalista e publicitário, é um dos diretores do selo editora Jovens Escribas, com dez anos de atuação no mercado. Publicou os livros “Verão Veraneio – Crônicas de uma Cidade Ensolarada” (Jovens Escribas, 2004), “É Tudo Mentira – Histórias Inverídicas de um Autor Falso e Fingido” (Jovens Escribas, 2006) e “Mano Celo – O Rapper Natalense” (Jovens Escribas, 2009). Participa da coletânea de contos “Como se não houvesse amanhã” (Editora Record, 2010) que reúne escritores de todo o Brasil na casa dos 30 anos.

 PALCO EXTERNO
22 – Show da banda Alphorria

Na estrada há vinte e dois anos, a Banda Alphorria é pioneira no reggae potiguar, misturando as raízes do nosso folclore à linguagem universal do reggae. A Banda surgiu em 1994 e já em 1995 lançou seu primeiro CD com repertório autoral.

13/08- SÁBADO

 TENDA DOS AUTORES
 .9h – Ação formativa Sesc/Flipipa: Alexandre Camilo (RJ)- “A Arte de Contar e Encantar Histórias para Crianças”
Esse encontro tem por objetivo mostrar como a narração de histórias pode ser um instrumento de trabalho para o educador do ensino infantil e fundamental e de aproximação entre gerações. Por meio das histórias os educadores podem estimular nos alunos o interesse pela escrita, o hábito da leitura e a criatividade, além de trabalhar os valores humanos, a cidadania e o cuidado com o meio ambiente de uma forma diferenciada, possibilitando uma experiência rica para todos os participantes.

.10h – Dílvia Ludvichak- SP | “LUIZ Lua, GONZAGA Estrela – O Rei do Baião”

Luiz Lua, Gonzaga Estrela (Paulus), é um belo e poético relato da vida e da obra do rei do baião. O nascimento, a infância, a família, a trajetória e a busca dos sonhos são contados através de versos Luiz Gonzaga deu uma imensa contribuição para a cultura de nosso país, e através da sua arte, fez com que a sociedade olhasse para a região nordeste do Brasil, numa atitude de reconhecimento e maior valorização de sua riqueza cultural.

 13h30 – Grupo Costurando Histórias (RJ)- Palestra: A Arte de Contar Histórias com Tapetes
Apresentação histórica, artística e pedagógica do trabalho em torno dos tapetes tridimensionais de histórias. Uma proposta criativa de interação entre a performance, a escrita, a oralidade, o objeto artístico, o mundo das imagens e das ideias. Com a atriz Daniela Fossaluza – especialista em literatura e educação infantil, mestranda em educação e coordenadora do Projeto Costurando Histórias. Foi uma das responsáveis pela introdução da linguagem com os tapetes contadores de histórias no Brasil.

14h30 – Lúcia Fildalgo (RJ)- “A Leitura e as Histórias no dia a dia da escola”.

Os livros e as histórias no dia a dia da escola. E a formação de alunos leitores. Para formamos um  aluno leitor, precisamos antes formar um professor leitor. A importância da leitura e do contar histórias na formação de todas as pessoas.

16h – Ação Flipipa e Shopping Vila da Pipa

.Sessão de autógrafos com o ator global Érico Brás – livro “Lindas Águas – O mundo da Menina Rainha”, obra que narra a história de uma menina no Bairro da Liberdade, onde ela mora com a avó, em Salvador
Érico Brás é ator da Tv Globo, participou de várias novelas e filmes, como Ó Paí Ó, Quincas Berro D’água e Tapas e Beijos. Integra a nova geração do humorístico Zorra Total. É também autor do livro de literatura infanto juvenil “Lindas Águas – o mundo da menina rainha’, que narra a  história de uma menina e sua avó, no bairro da Liberdade, Salvador-BA, onde nasceu o ator.
.Passagem do cortejo com atores, brincantes, vovó Hélio, personagem do ator Arlindo Bezerra, com participação de público. 

Escritor Oswaldo Lamartine (1919-2007) é relembrado em documentário inédito
TENDA DOS AUTORES

18h–Exibição do documentário inédito sobre Osvaldo Lamartine
Fala de abertura: Humberto Hermenegildo

(Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-rio-grandenses)

Lira Neto falará sobre biografia de Getúlio Vargas

.21h30 Mesa 7: “Histórias Reescritas por Lira Neto”
Lira Neto | Vicente Serejo

 Lira
Neto –
Um dos maiores biógrafos da literatura brasileira, é autor da
importante e fundamental trilogia sobre Getúlio Vargas. Também publicou a
biografia Maysa: Só numa multidão de amores (Globo, 2007) e Castello: A
marcha para a ditadura (Contexto, 2004), além da biografia de Padre
Cícero. Venceu quatro vezes o Prêmio Jabuti de Literatura (2007, 2010,
2013 e 2014) e uma vez o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de
Arte – APCA (2014), sempre na categoria Biografia. Nasceu em Fortaleza
(CE) em 1963. Também publicou O Inimigo do Rei: Uma biografia de José de
Alencar, publicado pela editora Globo.

Vicente Serejo
– Jornalista, cronista, professor aposentado do curso de
Comunicação Social da UFRN. Nos anos 1970 estreou na coluna “Cena
Urbana” do Diário de Natal, onde escrevia crônicas. Algumas foram
reunidas em seu primeiro livro “Cena Urbana” (Editora da UFRN, 1982). Em
1984, transformou um veraneio na praia da Redinha em fonte de
inspiração para escrever uma série de cartas endereçadas ao ‘Sr Editor’,
na mesma coluna Cena Urbana. Publicou também “Canção da Noite Lilás –
Crônicas” (Lidador, 2000).20h –

Mesa 8: Cultura e identidade
Com Érico Brás | Arlindo Bezerra

O ator Érico Brás nasceu em Salvador, fez teatro de rua e trabalhou em diversas profissões até se juntar ao Bando de Teatro Olodum. Estreou na televisão com o papel do taxista Reginaldo na série Ó Paí, Ó; papel que já tinha feito no filme homônimo. Em 2011, integrou o elenco de Tapas & Beijos como Jurandir, ex-marido de Sueli (Andréa Beltrão). Fez outras peças de teatro. No cinema, além de Ó Paí, Ó, também interpretou Agenor em Quincas Berro d’Água e no filme O Concurso fez o papel de Roberval. Em 2013, criou no YouTube o canal Tá bom pra você?, em que recria comerciais de TV usando apenas artistas negros, como forma de questionar o racismo nos comerciais de tv. É autor do livro “Lindas Águas – O mundo da Menina Rainha”, obra que narra a história de uma menina no Bairro da Liberdade, onde ela mora com a avó, em Salvador

Arlindo Bezerra – Ator, produtor cultural, graduado em Teatro (UFRN), pós graduando em Gestão Cultural (SENAC-SP), integrante fundador da Bololô Cia. Cênica, e membro gestor do espaço cultural A Boca Espaço de Teatros, localizado no bairro da Ribeira da cidade de Natal-RN. E atualmente é idealizador e diretor da empresa de produção cultural, Bobox Produções.

Cristovão Tezza encerra a programação no Flipipa, na noite de sábado
.21h- Mesa 9: “Como nasce um Romance”
Cristovão Tezza | Carlos de Souza

 
Cristovão Tezza (SC) é considerado um dos mais importantes autores da literatura brasileira contemporânea. É autor de Trapo, O fantasma da infância, Aventuras provisórias, Breve espaço entre cor e sombra (Prêmio Machado de Assis/Biblioteca Nacional de melhor romance de 1998), O fotógrafo (prêmios da Academia Brasileira de Letras e Bravo! de melhor romance do ano) e O Filho Eterno. Este último, venceu os mais importantes prêmios literários do país: primeiro lugar no Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa, Prêmio Bravo! Prime de Cultura, na mesma categoria. Foi escolhido também melhor romance pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (Apca) e ganhou o Jabuti na mesma categoria; Além do Prêmio São Paulo de Literatura. Em 2014, a Editora Record lançou o romance O professor, finalista dos prêmios Jabuti e São Paulo de literatura de 2015. Este ano saiu A máquina de caminhar – 64 crônicas e um discurso contra o autor, nova coletânea de crônicas. A RT Features, em parceria com a Globo Filmes, terminou em Curitiba as filmagens de O filho eterno, com previsão de estreia nos cinemas para novembro deste ano.

Carlos de Souza – Jornalista e escritor, editor do jornal cultural O Galo (Fundação José Augusto) e da coluna literária Toque (Tribuna do Norte), Carlão de Souza, lançou Crônica da Banalidade” (romance), “Cachorro Magro” (Sebo Vermelho), “É tudo fogo de palha” (peça teatral/Sebo Vermelho), “Cidade dos reis” (romance) e “Urbi” (coletânea de contos). Foi o homenageado de 2016 no projeto Ação Leitura.

  PALCO EXTERNO
22h – Show da banda DuSouto

 Com mais de 11 anos de carreira, a banda DuSouto, uma das mais tocadas na capital potiguar, apresenta um som que passeia entre o drum’n’bass, samba, reggae, dub e alguns ritmos nordestinos. Possuem três álbuns lançados, 1 EP e atualmente se encontram em estúdio na produção do novo trabalho que traz uma cara antiga com mais maturidade para o trio. Gabriel Souto, Paulo Souto e Gustavo Lamartine transformam o palco numa catarse musical, que celebra a música autoral e independente, onde ninguém consegue ficar parado.
 
 PIPINHA LITERÁRIA
  TENDA SESC | ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE 5 A 10 ANOS
  8h – Cordel Animado – Mariane Bigio (PE)

É um projeto integrado pela escritora e contadora de histórias Mariane Bigio e sua irmã, a musicista Milla Bigio. O projeto mistura narração de cordéis infantis e contos com música e sonoplastia. Os textos hora são de autoria da poeta e cordelista Mariane Bigio, buscando promover a valorização da Literatura de Cordel, hora de autores consagrados da literatura universal, fomentando a paixão pela leitura.
 
9h – Bárbara Cristina (RN)
Bárbara Cristina Nunes atriz e diretora, graduando em Teatro na UFRN. Trabalha na área teatral há mais de 20 anos e em 2006 criou ao lado de outros artistas o Grupo Teart de Teatro, com o qual vem trabalhando até hoje. Entre os principais espetáculos montados pelo grupo destacam-se ‘O Mágico de Inox’, ‘Que Istória é Essa?’, ‘Xô Xô Sujeira´e ‘A Festa do Rei’. Há um ano atua como atriz no Grupo Pele de Fulô no espetáculo “O tombo da Rainha”. Ministrou no período de 2013 a 2015 as oficinas teatrais do Complexo Cultural da UERN. Como Contadora de Histórias, vem desenvolvendo o seu trabalho na Livraria Saraiva, entre outras, em escolas particulares, tendo em seu repertório as histórias; “O Mágico de inox de Stevan Lekitsch, O Reizinho Mandão de Ruth Rocha com o ator Marcilio Santos e Rosinha apaixonada em parceria com o Músico Esso Alencar, baseada na Música de Luiz Gonzaga Xote das meninas”.
 10h – Gaudêncio e Paulinha (RN)
 13h  – Cordel Animado – Mariane Bigio (PE)
 14h  – Contação de Histórias com Bárbara Cristina (RN)
 15h  – Gaudêncio e Paulinha (RN)
 18h  – Assalto Poético

Ações educativas e debates literários se concentram na Tenda dos Autores
SEXTA-FEIRA
ESPAÇO SESC DE LITERATURA INFANTIL
 8h -Cordel Animado com Mariane Bigio (PE)
É um projeto integrado pela escritora e contadora de histórias Mariane Bigio e sua irmã, a musicista Milla Bigio. O projeto mistura narração de cordéis infantis e contos com música e sonoplastia. Os textos hora são de autoria da poeta e cordelista Mariane Bigio, buscando promover a valorização da Literatura de Cordel, hora de autores consagrados da literatura universal, fomentando a paixão pela leitura.
 
9h  – Bárbara Cristina (RN)
Bárbara Cristina N. Nunes atriz e diretora, graduando em Teatro na UFRN. Trabalha na área teatral há mais de 20 anos e em 2006 criou ao lado de outros artistas o Grupo Teart de Teatro, com o qual vem trabalhando até hoje. Entre os principais espetáculos montados pelo grupo destacam-se ‘O Mágico de Inox’, ‘Que Istória é Essa?’, ‘Xô Xô Sujeira´e ‘A Festa do Rei’. Há um ano atua como atriz no Grupo Pele de Fulô no espetáculo “O tombo da Rainha”. Ministrou no período de 2013 a 2015 as oficinas teatrais do Complexo Cultural da UERN.
 10h– Intervenções cênicas de Gaudêncio e Paulinha (RN)
13h -Cordel Animado – Mariane Bigio (PE)
 15h – Intervenções cênicas com Gaudêncio e Paulinha (RN)
 18h  -Assalto Poético
 SÁBADO DIA 13/08
 ESPAÇO SESC
 9h às 11h – Contação de Histórias com Gaudêncio (RN)
  ÁREA EXTERNA
16h – Concentração Cortejo Flipipa – Praça do Pescador
16h30 -Cortejo Flipipa
17h – Encerramento do Cortejo

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas