Cookie Consent
Notas e Comentários
Confirmado e para definições
Publicado: 00:00:00 - 01/01/2021 Atualizado: 17:49:33 - 31/12/2020
colunanotas@tribunadonorte.com.br

Na Câmara de Natal, a eleição para a presidência vai ser mesmo sem surpresas. O atual presidente, Paulinho Freire, está com a recondução praticamente confirmada, ao garantir os apoios dos vereadores da base aliada do prefeito e da oposição. Mas a eleição para os demais cargos da Mesa Diretora depende de articulações que devem prosseguir até momentos antes da votação na tarde desta sexta-feira.

Cobertura especial da posse
A Rádio Jovem Pan News Natal (93.5 FM) fará uma cobertura jornalística especial da posse, nesta sexta-feira, do prefeito de Natal, Álvaro Dias, para o novo mandato. A transmissão começará às 16 horas com a ancoragem de Márcio Araújo e as reportagens e os comentários de Virgínia Coelli. 

Governadores e a seringa 
O portal da revista Veja destacou que “antevendo atrasos na entrega das seringas e agulhas por parte da União, boa parte dos governadores decidiu adquirir os insumos por conta própria para se preparar para a vacinação contra a Covid-19, cuja data ainda é incerta no Brasil”. A iniciativa parte tanto governadores da oposição quanto aliados do presidente Jair Bolsonaro que tentam a compra prévia dos produtos, mesmo com a promessa do Ministério da Saúde de que iria distribuir 330 milhões dos produtos aos estados. Segundo a reportagem, os governadores temem que ocorra com os insumos da vacina o mesmo que aconteceu com os respiradores e equipamentos de proteção no início da pandemia, quando houve uma alta desenfreada no preço e escassez dos produtos no mercado pela elevada demanda. “A grande queixa é que, no primeiro semestre, essas mercadorias foram, sim, enviadas pelo Ministério da Saúde, mas com atrasos de até mais de um mês”.

Aquisição nos Estados 
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou que “tem tudo preparado” para quando houver um imunizante regulado no Brasil. “Já temos 50 milhões de seringas e agulhas nos nossos depósitos”. Já o governo de São Paulo, comandado por João Doria (PSDB), declarou ter enviado às cidades paulistas 21 milhões de seringas e agulhas de um total de 71 milhões que comprou nos últimos pregões. A expectativa é ter no início de janeiro até 100 milhões de unidades.

Aquisição no RN
No Rio Grande do Norte, o governo do Estado informou que estão em fase de aquisição dois  milhões de seringas com agulhas, destinadas especificamente à vacinação. Normalmente, o Ministério da Saúde fornece a vacina e as aquisições são feitas pelos Estados. “É importante ressaltar que a execução da vacinação são os municípios, o Estado faz a distribuição”, informou o governo estadual. 

LOA 
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), disse ontem que, sem a adoção de medidas de ajuste fiscal, as contas públicas em 2021 só cumprirão o teto de gastos se o governo tiver superestimado valores no Orçamento. O teto é uma regra aprovada em 2016 para limitar por 20 anos o crescimento das despesas públicas à variação da inflação. “Analisei com a equipe da Câmara o Orçamento enviado pra 2021. Sem a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) emergencial, só existe uma forma de cumprir o teto de gastos: acreditar que o governo federal enviou a LOA (Lei Orçamentária Anual) com superestimativa nos valores encaminhados para a Previdência”, disse Maia em redes sociais. 

Exonerações 
Para começar um novo período legislativo, neste primeiro de janeiro de 2021, a Mesa Diretora da Câmara de Natal exonerou todos os cargos comissionados da instituição. Os vereadores reconduzidos e os novos ficaram, assim, a vontade para reestruturar os gabinetes. 

Efeitos do reajuste 
Com o aumento do salário mínimo para R$ 1.100,00, de acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, os trabalhadores pagos mensalmente com esse referência sentirão os efeitos em fevereiro. Para quem trabalha por dia, o valor mínimo a ser pago passa a ser de R$ 36,67. 








Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte