sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Confissões literárias no Fórum

- Publicidade -

Yuno Silva
repórter

A rotina sisuda e austera do Fórum de Justiça Miguel Seabra Fagundes, em Lagoa Nova, faz uma pausa na tarde desta sexta-feira (29) e ganha ares mais leves com programação artística e cultural gratuita. Pela primeira vez o projeto “Tribuna das Letras” abre suas portas ao público externo, e no mesmo lugar onde são feitos os julgamentos em vez de sentenças serão lidos poemas. Literatura, cinema e teatro ocupam o Tribunal do Júri a partir das 15h, e a proposta da atriz Cláudia Magalhães, coordenadora do setor de eventos do Fórum, é alterar a rotina uma vez por mês – sempre na última sexta-feira de cada mês – com a presença de artistas.
Fórum de Justiça Miguel Seabra Fagundes abre espaço para ações culturais de acesso público no projeto Fórum das Letras
Para ilustrar a edição de estreia do Encontro Literário, sarau poético com Zé Martins e membros da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA/RN); lançamento do livro “Confissões” (67 páginas, R$ 30), com poesias de Antônio Nahud; performance de Cláudia Magalhães inspirada no conto “Rosas de Sangue”, do próprio Nahud; exibição do curta “Confissões de Lampião – A Saga do Seridó”, produzido sob supervisão do professor de Direito e magistrado Marcus Vinícius; e debate sobre o filme e o livro.

“Já estamos planejando as próximas edições do ‘Tribuna das Letras’, e nossa pretensão é intensificar a programação com exposições e escambo de livros”, disse Cláudia Magalhães, adiantando que até o fim do ano o projeto deverá receber os escritores Lívio Oliveira, Júnior D’Alberto e Márcio Benjamim para bate-papo com o público. “Tem bem mais gente nessa lista”, garantiu Cláudia, “e esses autores irão sempre dividir as atenções com um magistrado convidado”, emenda a atriz.

A coordenadora do setor de eventos acredita que o projeto tem capacidade de “incentivar o gosto pela leitura e divulgar as obras dos autores potiguares, da literatura e da área de Direito, promovendo intercâmbio com uma boa dose de agitação cultural”. Ela conta que a iniciativa, até então, estava restrita aos servidores do Fórum: “Sugeri ao diretor do Fórum, (o juiz) Mádson Ottoni, que o evento fosse aberto ao público. Como ele é uma pessoa sensível e grande apreciador de arte, deu total apoio”, explicou.

Cláudia destaca ainda que a presença de Marcus Vinícius, que faz questão de vincular algum aspecto cultural a sua atuação como magistrado e professor, está em consonância com o livro de poemas do jornalista baiano Antônio Nahud. “Ambos buscaram inspiração nos escritos de Santo Agostinho (354-430)”. Publicadas no apagar das luzes do século 4, as “Confissões” do santo nascido na Argélia, levantam questões existenciais e místicas. “Durante o debate conheceremos os pontos de contato entre livro e curta, e os (respectivos) processos criativos”.

Busca interior
Em “Confissões”, Antônio Nahud conta de forma poética os bastidores de seu íntimo. A busca por significados da vida, entre outras reflexões existenciais não menos desafiadoras, levaram o autor a revisitar o campo dos versos após a publicação em 2009 do “Livro de Imagens”. “Depois do lançamento desse livro, há cinco anos, estava decidido a não mais escrever poesias, mas felizmente a poesia não desistiu de mim”, disse Nahud. Este é o 11º livro do autor, sendo o 5º de poesia.

Para ele, considerando o mercado literário, poesia é sempre mais difícil de ser viabilizada. “Atrelado a essa dificuldade para vender livros de poesia, está a complexidade de se fazer poemas. Apesar da maioria achar uma coisa simples, há muita técnica envolvida, além, claro, da emoção”.

Nahud dedica seu novo livro a escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol (1931-2008), com quem conviveu durante temporada em Portugal: “Ela que me indicou o livro de Santo Agostinho, e travamos muitos debates depois sobre essa busca constante pelo significado da vida e a conexão com a natureza”. O livro, à venda nas principais livrarias da cidade após o lançamento, traz 51 poemas inéditos; prefácio de Reheniglei Rehem, Doutora e pós-Doutora em Teoria Literária; apresentação dos poetas Nelson Patriota e Paulo de Tarso Correia de Melo; e capa de Ítalo Trindade.

Programação
Abertura com sarau poético da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins – SPVA/RN
Interpretação do conto “Rosas de Sangue”, de Antônio Nahud, pela atriz Cláudia Magalhães
Lançamento do livro de poesia “Confissões”, de Antônio Nahud
Exibição do curta “Confissões de Lampião – A Saga do Seridó”, produção dirigida pelo professor e magistrado Marcus Vinícius
Debate com Marcus Vinícius e Antônio Nahud

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas