quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Conflito no PSL está mais acirrado

- Publicidade -

Renato Onofre, Patrik Camporez
Agência Estado

Brasília (AE) – A crise que opõe o presidente Jair Bolsonaro e a cúpula do seu próprio partido, o PSL, se tornou ontem uma guerra declarada com a divulgação de áudios, ameaças, rasteiras e retaliações. Após se movimentar para isolar o grupo do presidente do partido, deputado Luciano Bivar (PE), Bolsonaro sofreu derrotas de peso. O presidente não conseguiu derrubar o líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (GO), que depois o chamou de “vagabundo” e disse que vai “implodi-lo”. A direção do partido, controlada por Bivar, indicou que vai destituir o deputado Eduardo Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro do comando dos diretórios regionais em São Paulo e no Rio, respectivamente.

Presidente Jair Bolsonaro aponta que há uma tentativa de dificultar as ações do governo


Presidente Jair Bolsonaro aponta que há uma tentativa de dificultar as ações do governo

#SAIBAMAIS#O mais ruidoso capítulo da briga começou na quarta-feira, 16, quando Bolsonaro tentou substituir Waldir por Eduardo na liderança do PSL na Câmara. Para tanto, chamou um grupo de parlamentares do seu grupo para uma conversa a portas fechadas, no Palácio do Planalto, e exerceu seu poder de pressão. Irritado com Waldir, que no dia anterior orientara a bancada a votar contra a Medida Provisória que promovia a reestruturação administrativa da Casa Civil e da Secretaria de Governo, Bolsonaro cobrou apoio à troca de comando na liderança. Fez o apelo pessoalmente e em telefonemas.

Em uma das ligações para um parlamentar, Bolsonaro foi gravado detonando Waldir. “Você sabe que o humor desse cara muda”, disse ele, em referência ao líder do PSL na Câmara. Ao saber dessas articulações, Waldir não se conteve. “Eu vou implodir o presidente”, afirmou o deputado, em reunião com colegas do partido. “Eu votei nessa p…, eu andei no sol 246 cidades, no sol gritando o nome desse vagabundo.”

A ameaça de Waldir foi feita por volta de 17 horas de quarta e também gravada, sem ele saber, pelo deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), do grupo de Bolsonaro, que estava “infiltrado” na reunião. Cinco horas depois, o protocolo da Câmara ainda recebia listas assinadas por deputados do PSL – duas delas pediam a substituição de Waldir da liderança e outra, a sua manutenção. A Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara conferiu ontem as assinaturas e invalidou quatro delas. Com isso, o líder da bancada foi mantido.

Além de uma derrota para Bolsonaro, a permanência do aliado de Bivar na liderança foi um revés para o próprio Eduardo, que na noite de ontem já havia dado entrevista como líder. “Estou vindo para tentar colocar um pouco de panos quentes”, disse ele. “Muitos deputados foram retirados de comissões. Ocorreu uma retaliação e pareceu que se estava fazendo política com o fígado”, emendou ele, antes do resultado.

O desfecho da disputa também enfraqueceu a candidatura dele a embaixador do Brasil em Washington.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas