sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Confronto longe da linha do Equador

- Publicidade -

TREINAMENTO - Seleção Brasileira realizou treino leve ontem na capital sueca, Estocolmo

Gazeta Press, Estocolmo (Suécia) – Depois de golear um combinado de jogadores do Kuwait em ritmo de treino, a Seleção Brasileira terá mais um teste importante na Era Dunga, hoje, quando encara o Equador, às 15h (de Brasília), no Estádio Rasunda, em Estocolmo, na Suécia.

O time brasileiro ainda não perdeu sob o comando de seu novo treinador, mas não deverá ter facilidades neste compromisso. Os equatorianos, que já bateram os brasileiros nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, fizeram boa campanha no Mundial, sendo eliminados pela Inglaterra nas oitavas-de-final.

Dunga acredita que esse teste será importante para ele poder observar alguns jogadores numa partida mais complicada. O treinador do Brasil fez rasgados elogios ao adversário desta terça. “O Equador tem um futebol que evoluiu muito nos últimos anos e mostrou na Copa do Mundo que pode jogar de igual para igual com qualquer seleção. Tanto que só perdeu para a Inglaterra nas oitavas-de-final devido a um gol de falta marcado pelo Beckham. Eles possuem um bom conjunto e deverão dar trabalho”, declarou Dunga.

Para o treinador brasileiro, o fato de o Equador manter a base que disputou a Copa será um complicador para a Seleção Brasileira, ainda sem conjunto por estar em fase de experiência. Por isso voltou a alertar que o resultado não será o mais importante. “Estamos numa fase do trabalho em que o placar de um jogo não é o mais importante e sim observar como os jogadores vão se comportar”, comentou Dunga.

Como é comum, Dunga não revelou a escalação que vai a campo, mas, ao contrário do jogo contra o Kuwait, ele deverá manter a base do seu melhor jogo à frente da equipe, os 3 a 0 sobre a Argentina. Mantendo a base do Mundial, o Equador chega confiante para este amistoso. O técnico Luiz Fernando Suárez acredita que sua equipe possa conseguir um bom resultado contra o Brasil.

“A Seleção Brasileira é um excelente termômetro para qualquer equipe. Apesar de nossa base ser a mesma há algum tempo, futebol é momento e assim vamos poder sentir em que estágio estamos atualmente. Confio na mentalidade que está sendo comprada por este grupo e meu otimismo se deve a isso”, disse Luiz Fernando Suárez.

Para o amistoso contra o Brasil, o Equador não contará com o atacante Kaviedes e com o defensor Perlaza, lesionados. No Rasunda, palco do amistoso, o Brasil conquistou o seu primeiro título mundial, em 1958, na Copa da Suécia, ao golear os suecos por 5 a 2, com dois gols de Pelé, dois de Vavá e um de Zagallo.

Ronaldinho se encontra com Nadal

Dois craques do esporte mundial se encontraram,  e puderam conversar pela primeira vez,ontem. O lobby de um hotel, na capital sueca, foi o palco do encontro entre  o brasileiro Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona e da seleção, e o tenista espanhol Rafael Nadal, bicampeão do Aberto de Roland Garros. 

“Ronaldinho é um fenômeno  e é incrível vê-lo jogar. Fiquei encantado em falar com ele e conversar sobre  minha outra paixão, que é o futebol. Além disso, percebi que ele gosta muito  de tênis”, disse Nadal, que é torcedor do Mallorca.

Fred se irrita com Luisão no treino

A manutenção de Kaká como titular no meio-campo da seleção e a improvável escalação do jogador milanês ao lado de Ronaldinho Gaúcho foi apenas um dos pontos observados no treino desta segunda-feira em Estocolmo, preparativo para o amistoso da seleção diante do Equador, marcado para a tarde de hoje.  

Em clima de tensão, o coletivo que serviu para Dunga definir o time reservou um desentendimento entre o zagueiro Luisão, do Benfica, e o atacante Fred, do Lyon, que se irritou ao receber duas entradas duras do defensor e foi tirar satisfações ao final da atividade.

O mal-estar foi rapidamente contornado pelo técnico Dunga e pela assessoria de imprensa da seleção, que tratou de classificar o ocorrido como ‘fato normal’. Dunga conversou com os dois atletas separadamente para tentar amenizar os ânimos, mas, depois do bate-papo, Fred e Luisão deixaram o gramado por lados opostos, sem conversar.

Dunga enche a bola de Robinho

O técnico da Seleção Brasileira, Dunga, finalmente se rendeu ao futebol de Robinho. Depois de o atacante do Real Madrid fazer um gol e dar passe para outro na vitória contra o combinado do Kuwait, o treinador do time nacional o elogiou muito antes do amistoso contra o Equador, que acontece na cidade de Estocomolmo, capital da Suécia, hoje.

“Há poucos jogadores no futebol atual que tenham as qualidades de Robinho: velocidade, dribles e imaginação. Quando ele vem para a seleção, está muito motivado, porque vem com gana de demonstrar aos brasileiros e espanhóis que é um grande jogador”, afirmou Dunga.

Equador, freguês que agora dá trabalho

A seleção do Equador sempre foi um freguês de caderno do futebol brasileiro. Nem a decantada altitude que atualmente serve de desculpa para os fracassos brasileiros impedia que o rolo compressor brasileiro passasse por cima dos equatorianos. Nos últimos anos a situação mudou e os equatorianos têm dificultado a vida dos pentacampeões mundiais quando jogam em seu país, mas a vantagem brasileiras nas estatísticas ainda é muito grande.

Em 23 jogos, a Seleção Brasileira obteve 19 vitórias, empatou duas vezes e perdeu apenas duas vezes para os equatorianos. Marcou 75 gols e sofreu apenas 18 em 64 anos de confronto. A maior vitória brasileira foi por 9 a 1, no Campeonato Sul-Americano de 1949, disputado no Rio de Janeiro. O time brasileiro era o mesmo que no ano seguinte perderia a Copa do Mundo dentro do Maracanã para o Uruguai.

O último confronto entre as duas seleções aconteceu no 17 de novembro de 2004, em Quito, pelas eliminatórias sul-americanas. O Equador venceu por 1 a 0, resultado que solidificou a equipe equatoriana como a terceira força do continente abaixo apenas de Brasil e Argentina.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas