sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Congresso propõe acordo para estudantes

- Publicidade -

Santiago, (AE) – Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado do Chile propuseram nesta quinta-feira o estabelecimento de uma mesa de diálogo e um acordo político com a participação de todos os setores envolvidos na busca por uma solução para o prolongado conflito estudantil que há mais de dois meses sacode o país sul-americano.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, apoiou a iniciativa dos políticos e, embora não tenha dito quais passos dará, assinalou a necessidade de “buscar de uma vez por todas o diálogo fértil e fecundo, que é a única maneira que permitirá que avancemos a qualidade e o financiamento da educação, grandes prioridades dos estudantes”.

Os comentários de Piñera foram feitos durante uma cerimônia na qual ele assinou um projeto de lei que cria uma superintendência e uma agência nacional de qualidade de ensino, que é uma das exigências dos estudantes.

Na semana passada, Piñera chegou a apresentar uma proposta contendo 21 pontos para reformar o sistema educacional chileno. A proposta de Piñera, porém, além de não atender às exigências de estudantes e professores, excluía esses dois grupos do debate, limitando as discussões ao Legislativo e ao Executivo. O governo de Piñera tem afirmado que outras demandas dos estudantes serão acolhidas em projetos de lei, mas recusa-se a acabar com o lucro como objetivo final na educação, que é proibido por lei no Chile, manifestando a disposição apenas de regulá-lo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas