Congresso virtual reúne especialistas e influenciadores para debates sobre os sentimentos

Publicação: 2020-05-26 17:28:00
A+ A-
O LIV - Laboratório Inteligência de Vida, que integra o grupo Eleva Educação, promove, nos dias 28 e 29 de maio, das 14h às 18h, o Congresso LIV Virtual, versão online do Congresso Socioemocional LIV que acontece anualmente. O evento é gratuito e voltado para gestores educacionais, educadores, alunos, famílias e interessados em Educação. O objetivo é debater sobre como os sentimentos podem aproximar pessoas durante esse período de tantas incertezas. O encontro, que terá a mediação da jornalista Flávia Oliveira, receberá 20 especialistas e personalidades, com destaque para o sociólogo italiano Domenico De Masi. Os participantes terão acesso a oito horas de conteúdo educacional e a oportunidade de acompanhar uma apresentação do cantor e compositor Lenine. E, reforçando o compromisso do LIV com as práticas inclusivas, o evento terá um intérprete de Libras durante toda a programação. Para participar do Congresso LIV Virtual, basta se cadastrar em: https://www.eventials.com/inteligenciadevida/events/congresso-liv-virtual/

O Congresso Socioemocional LIV se tornou uma referência no debate de habilidades socioemocionais no país, reunindo profissionais renomados da área e formadores de opinião. Nos últimos anos, participaram do congresso personalidades como Edgar Morin, Howard Gardner, Paul Tough, George Couros, além dos influenciadores Lázaro Ramos, Flávio Canto e Bernardinho. A realização do evento virtual é mais uma frente do LIV, que contribui para a formação de um cidadão mais completo para os desafios do século XXI, ao levar para 300 escolas de todo o país um programa de aprendizado socioemocional que engloba da educação infantil ao ensino médio.
Créditos: DivulgaçãoO evento recebe o sociólogo italiano Domenico De Masi e Lenine encerra programaçãoO evento recebe o sociólogo italiano Domenico De Masi e Lenine encerra programação
"Compreendendo a profundidade das demandas atuais da nossa sociedade, decidimos levar o evento para o ambiente virtual, ampliando o alcance a todos que desejarem ter acesso aos debates propostos. Assim, pretendemos promover um grande encontro para aproximar famílias, alunos e as escolas, contando com a presença de convidados especiais que trarão um olhar extremamente sensível e apurado sobre cada um dos temas abordados", destaca Fabiana Decnop, Gerente Executiva de Marketing do LIV.

No dia 28 de maio, o congresso terá início com a palestra "Saúde Mental: suas emoções não entram em quarentena" com os convidados Taís Araújo, atriz e mãe LIV; Alexandre Coimbra, psicólogo e terapeuta familiar; e Daniel Becker, pediatra do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ e pioneiro na pediatria integral no Brasil.

Em seguida, o debate será sobre como integrar o socioemocional entre educadores, alunos e famílias. Para essa mesa de reflexões, os palestrantes são a professora e socióloga Lourdes Atié, com mais de 30 anos de experiência no campo da Educação; Amyr Klink, escritor e navegador brasileiro; Joana London, psicóloga e gerente pedagógica do LIV; e Caio Lo Bianco, diretor do LIV.

Encerrando o primeiro dia do encontro, o sociólogo italiano Domenico De Masi vai falar sobre o conceito que criou de "ócio criativo". De acordo com ele, o ócio está longe de ser negativo, sendo, inclusive, um fator que estimula a criatividade pessoal.

Logo depois, o questionamento “O mundo pós-pandemia. Estamos preparados?” entra em discussão com o filósofo e escritor Francisco Bosco, Christian Dunker, psicanalista, professor e autor reconhecido com o Prêmio Jabuti de melhor livro em Psicologia e Psicanálise em 2012, e a psicanalista e professora Maria Homem.

A palestra “O cancelamento de pessoas a um clique. Onde fica a empatia?” finaliza a sessão de debates. Entre os convidados estão Ingrid Guimarães, atriz e mãe LIV; Renato Noguera, Doutor em Filosofia e Coordenador do Grupo de Pesquisa Afro Perspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin); e Cláudio Thebas, educador, escritor e palhaço. O encerramento do evento será com a apresentação do cantor e compositor Lenine.

17h - O cancelamento de pessoas a um clique. Onde fica a empatia? com Ingrid Guimarães, Renato Noguera e Cláudio Thebas
18h - Show Lenine

Sobre o LIV

Você não pode mudar o que sente, mas pode escolher o que fazer com seus sentimentos. No LIV, Laboratório Inteligência de Vida, acreditamos nesse conceito e por isso levamos para escolas de todo o Brasil um programa de educação socioemocional que ajuda estudantes a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades para a vida. O LIV faz parte do grupo Eleva Educação e está junto a mais de 250 mil alunos e famílias de 300 instituições de ensino parceiras. 

O programa está presente em todos os anos da educação formal, da educação infantil ao ensino médio, e ocorre como um tempo de aula na grade curricular, buscando fortalecer um pilar socioemocional nas escolas.