quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Congressos interdisciplinares

- Publicidade -

Jorge Boucinhas » (médico e professor da UFRN – [email protected])

Ultimamente tem sido frisado pela UNESCO que o desenvolvimento científico tornou-se um fator crucial para o bem-estar social. Sem adequadas instituições de educação superior em ciência e tecnologia, com uma massa crítica de cabeças pensantes e discussões entre elas, nenhuma nação pode alcançar pleno desenvolvimento social. 

Ora, segundo Pierantoni os mercados de serviços, na fase competitiva do capitalismo, foram fruto de transformações depois de que se passou a oferecer produtos e serviços tão delicados que abriram as portas a crescentes profissionalismo e especialização.  Passou-se a pleitear, afora melhoria nas condições de trabalho, garantia de autonomia regulativa, prestígio e poder junto a pares e clientes, pré-requisito para garantia do monopólio do espaço laboral.  Como corolário, o risco de tornar-se “cego” ao que não pertence ao dia-a-dia profissional criou vulto, jocosamente já se tendo definido o especialista como aquele que sabe quase tudo sobre nada, enquanto o generalista seria o que sabe quase nada sobre tudo.  No campo da saúde igualmente vê-se tal tendência à fragmentação de conhecimentos, e, muitas vezes, lidadores de áreas correlatas vêem-se incapazes de dialogar de forma profícua e harmônica.  Por tal fica cada vez mais importante promover encontros que unifiquem linguagens e dêem a todos uma visão do que seus “vizinhos” estão fazendo.  

O CBMS, entidade especializada em cursos de pós-graduação aprovados pelo MEC, localizada na capital pernambucana, tem-se tornado referência nacional graças à qualidade dos seus cursos e aos muitos serviços prestados à população.  Nos seus anos de atuação já formou centenas de médicos vindos de vários Estados do Brasil e ultimamente tem buscado ampliar sua esfera de atuação, albergando outras profissões. Obediente à linha de trabalho de integração entre áreas paralelas mas que pouco interagiam, está promovendo, sem cobrança de taxas, um grande encontro, o 1º. Congresso CBMS de Saúde, Cosmetologia e Dietética, que terá lugar a 05 e 06 de Dezembro, no Mercury Mar Hotel, em Recife/PE.  Até aí nada de excepcional, mas grafe-se que seu público abrange Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Odontólogos, Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Biomédicos, Educadores Físicos, formandos.

Há assuntos que importam a todos: Gestão Financeira para Profissionais da Saúde; Responsabilidade Civil e Penal do Profissional; Empreendedorismo e Gestão de Negócios; Importância do Estilo de Vida; Elaboração de Artigos Científicos como Ferramentas de Profissionalização; Busca de Artigos Científicos e Revisão Sistemática. 

No salão destinado primordialmente à Medicina ver-se-ão temas quais: Estética nas Profissões de Saúde; Normas Internacionais de Cuidados com Pacientes; Envelhecimento; Princípios Físicos da Radiofrequência em Cirurgia e Estética; Micropreenchimentos Cutâneos; Elaboração de Artigos Científicos como Ferramentas de Profissionalização; Toxina Botulínica em Dermatologia; Terapêutica Genital Masculina e Feminina; Fios de Dermossustentação Facial.  

No de Odontologia vai-se de cursos sobre Implantodontia a Planejamento Estético em Periodontia, passando por: Clareamento Dental e Laminados Minimamente Invasivos, Tratamento  das Diferentes Manchas Dentais; Visagismo e Planejamento do Sorriso; Toxina Botulínica e Preenchedores em Odontologia; Interrelação Endodontia-Prótese; Estética em Dentes Posteriores:  de Compósitos Universais a Resinas Bulk Fill.

Nos salões destinados a Nutricionistas e Farmacêuticos, um pout-pourri de temas tão diversos e interessantes quanto: Prebióticos, Probióticos e Simbióticos; Alergia e Intolerância a Alimentos; Suplementação Nutricional em Estética; Alimentos Funcionais; Alimentação Saudável; Fitoterápicos em Obesidade; Suplementos Pré- e Pós-Treino; Uso de Proteínas no Esporte: Whey Protein, Carne, Arroz e Ervilha.

No de Educação Física: Avaliação Física no Alto Rendimento; Exercício Físico para Cardiopatas, Hipertensos e Diabéticos; Treinamento de Flexibilidade; Treinamento Intervalado de Alta Intensidade; Autonomia Funcional de Idosos com Intervenções aplicadas à Prevenção de Quedas; Atividade Física e Emagrecimento; Influência do Sedentarismo na Saúde; Treinamento de Força com Restrição de Fluxo Sanguíneo.

Quanto à Fisioterapia: Criolipólise; Fisioterapia Dermato-Funcional em seus Diversos Aspectos; Fisioterapia no Pré e no Pós-Operatório; Peelings.

Assuntos, todos, vistos ao máximo sob a ótica da transdisciplinaridade e da colaboração mútua, num conjunto harmonioso de apresentações de reconhecidos experts.  Os tempos do sectarismo e das brigas entre campos profissionais vai chegando, aos poucos, ao seu fim, espere-se que para a maior bem estar de todos.  Que tal ir lá?

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas