Cookie Consent
Tecnologia
Conheça o Telegram, principal concorrente do WhatsApp
Publicado: 13:52:00 - 04/10/2021 Atualizado: 14:59:41 - 04/10/2021
Após registrada instabilidade no serviço do WhatsApp nesta segunda-feira (4), usuários da plataforma utilizaram o Twitter para reclamar do serviço e, em vários casos, exaltar o seu concorrente direto: o Telegram. Mesmo apresentando inconsistências após o aumento de acessos após queda de seu concorrente, o aplicativo de mensagens não apresentou quedas. A plataforma de mensagens tem aplicativo disponível para dispositivos iOS, Android e Windows Phone, versões desktop para Windows, macOS e Linux, além da versão web.

Reprodução



Leia Mais

O Telegram foi criado por dois irmãos russos e lançado em 2013. De acordo com a empresa, o diferencial é o propósito de utilização e os mecanismos de segurança e privacidade que ela oferece para o usuário. Largamente usado para comunicação empresarial, o Telegram conta com mais de 200 milhões de usuários ativos por mês e é um grande aliado no setor de empreendedorismo.

O app propicia o compartilhamento de mensagens, fotos, vídeos e diferentes tipos de arquivos (como doc, zip, mp3, por exemplo), chamadas de voz com criptografia de ponta a ponta. Através da sua estrutura, o Telegram tem como prioridade fornecer um serviço de mensagens mais rápido e completamente seguro baseado em nuvem com sincronização contínua.

Para usar o aplicativo, você precisa apenas dispor de uma conexão Wi-fi ou um pacote de dados para fazer o download do app no dispositivo que desejar. 

Confira as principais funcionalidades:

Grupos
O grande diferencial do aplicativo, nesse quesito, é o número de pessoas que podem fazer parte de um mesmo grupo: 200.000. Em aplicativos similares, o número é bastante inferior, sendo possível, em médica, adicionar apenas 300 pessoas por grupo.

Chat Secreto
Outra funcionalidade do Telegram é o Chat Secreto: um tipo de conversa com diversos recursos extra de segurança. No chat secreto, não é possível fazer um print screen (captura de tela) da tela ou encaminhar mensagens desta para outra conversa. Além da criptografia de ponta a ponta, o chat secreto também não deixa rastro nos servidores e é possível estabelecer um timer de autodestruição das mensagens.

Canal de Transmissão
Essa ferramenta serve para transmitir mensagens para um número grande de pessoas e é explorado no marketing de muitas empresas. Existem dois tipos diferentes de canais: públicos e privados. No primeiro caso, os canais estão disponíveis para serem encontrados por qualquer pessoa através do mecanismo de busca do aplicativo ou de um link de compartilhamento. Já no canal privado, só estão disponíveis apenas para quem recebe um link específico para ter acesso a ele.

Nuvem
Além de ajudar na velocidade e não limitar o envio de arquivos, o armazenamento em nuvem também permite ao usuário acessar suas mensagens a partir de qualquer dispositivo. Uma outra vantagem é que ele não consome tanto a memória do seu celular ou tablet, uma vez que todas as mensagens e mídias ficam salvas na nuvem e não no aparelho.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte