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Conhecer o mercado garante maior chance de sucesso

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Identificar se uma ideia é viável ou não, se há público para determinado perfil de negócio e como se posicionar para chegar até ele. Conhecer o mercado antes de abrir uma empresa ou lançar um novo produto ou serviço aumenta as chances do negócio ser bem sucedido. Seja para os potenciais empresários ou para os que desejam fomentar novas estratégias de vendas e melhorar os rendimentos em seus empreendimentos, as capacitações em análise e posicionamento de Mercado, oferecidas pelo Sebrae-RN, permitem desenvolver um diagnóstico e criar estratégias mais adequadas ao que o consumidor busca.
Sebrae atua na capacitação de gestores
Conhecer o mercado ajuda o empresário a correr riscos calculados, evitar erros e ter maior eficiência nas atividades. Mesmo para empresas com 16 anos de atuação, como a Acqua Coco, o gerente comercial Pedro Souza conta que a constante busca por um melhor posicionamento e aperfeiçoamento do atendimento ao cliente levou a empresa a fazer a capacitação. A empresa potiguar comercializa água de coco e sucos, com envazamento próprio, para todo Rio Grande do Norte e os estados da Paraíba, Bahia e Ceará, empregando 100 funcionários diretos e 25 terceirizados. “A tentativa de aproximar cada vez mais o cliente da empresa, dos gestores, para entender melhor os desejos e necessidade deles nos levou a buscar soluções junto ao Sebrae”, explica o gerente.

Entre as mudanças após participar dos cursos e oficinas, em junho deste ano, estão o novo modelo de Serviço de Atendimento ao Cliente da Acqua Coco. Antes o SAC trabalhava a partir das demandas que chegavam, com o registro de reclamação, sugestões ou de elogios. Hoje, de forma mais ativa e consciente, há um trabalho de acompanhamento da logística das entregas, vendas, postura dos vendedores e satisfação do clientes. “A gente não espera o problema ou a reclamação acontecer, se antecipa identificando as dificuldades que o cliente pode ter, seja para evitar ou dar uma solução mais rápida. Somos um resolvedor de problemas”, afirma Souza.

Os já baixos índices de reclamações reduziram em cerca de 50% chegando a quase zero, segundo Souza.“Trabalhamos com a prevenção, nos antecipando ao problema. Entramos em contato com os clientes para saber se o produto foi entregue no prazo, dentro dos padrões, como foi o atendimento e com isso sanar algum eventual desajuste no processo”, afirma o gerente comercial da Acqua Coco.

Os novos métodos e tecnologia resolveram dificuldades de logística, de atendimento, de ruptura do produto, além de melhorar o tratamento, manejo, exposição dos produtos, a limpeza dos veículos e o tratamento dos representantes comerciais e vendedores. “Por ser um produto bastante perecível (em média 20 dias), qualquer atraso na entrega pode significar prejuízo”, observa ele.

A mudança reflete no aumento de faturamento, de vendas e estimula o consumo dos produtos e maior motivação da equipe comercial, que passou pela capacitação. “Toda a equipe já estava preparada para o atendimento, mas a rotina acaba adormecendo. O curso veio reavivar esse ímpeto dentro do profissional de vendas”, acrescenta Pedro Souza.

Definição no mercado para captar clientes

Os resultados vêm a partir do conhecimento do comportamento do consumidor, explica Paulo Miranda, analista técnico da Unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae-RN. Isto porque é possível reconhecer as características dos clientes, de acordo com padrões que exercem ao adquirir bens ou serviços. “A partir do momento em que a empresa se define no mercado, o cliente passa a identificar a necessidade que possui a partir do que é ofertado”, afirma.

As capacitações voltadas para análise e posicionamento de mercado oferecidas pelo Sebrae-RN, segundo o analista técnico da Unidade de Educação do Sebrae-RN, ajudam a captar os clientes que desejam aquela oferta, uma vez que a empresa passa a se comunicar melhor porque sabe qual o público quer atingir, aprende a usar os canais e as técnicas mais adequados para chamar a atenção do grupo alvo. “O empresário muda a visão, principalmente de como ele precisa se posicionar, como ele deseja ser visto pelos clientes. E o cliente vai perceber que aquilo que a empresa está oferecendo é o que ele precisa”, frisa Miranda.

É sob essa perspectiva “de como deseja ser vista” que a empresa deve se moldar, pondera ele. Ou seja, em virtude da necessidade, dos desejos dos clientes o empresário realiza o posicionamento para aumentar as chances do negócio dar certo e a partir daí aprende a construir ferramentas de captação do grupo alvo de clientes. As capacitações dão acesso a uma série de informações, dados e métodos capazes de construir ferramentas, como plano de marketing, planejamento de mídias, técnicas de vendas e de negociação. “Tudo para otimizar e captar mais clientes, para melhorar os resultados”, conclui Miranda. 

Para acessar os serviços de capacitação, oficinas e palestras ofertados, o Sebrae disponibiliza na sua página (www.rn.sebrae.com.br) uma loja virtual, além de mídias sociais e call center 0800 570 0800.

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