quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Conplam aprova relatório dos estudos ambientais e urbanísticos do Estádio Arena das Dunas

- Publicidade -

O Conselho Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Conplam) aprovou, no início da tarde desta terça-feira (25), o relatório dos estudos ambientais e urbanísticos do Estádio Arena das Dunas que estão sob a análise da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). A reunião começou às 9 horas da manhã no auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do (CREA) e terminou após 5 horas de debate com 12 votos a favor e duas abstenções os conselheiros deram o veredicto final a respeito do projeto.

O encontro teve como objetivo submeter à avaliação final, pelos membros do Conselho, as análises e pareceres técnicos emitidos pelas secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Obras e Infraestrutura (Semopi), Trânsito e Mobilidade Urbana (Semob) para que a licença prévia seja concedida.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans Bezerra, a Semurb conseguiu concluir os trabalhos com antecedência. “Isso nós mostra todo o empenho dos técnicos envolvidos no processo”, afirma.

O relator e membro do Conplan, o engenheiro Wilson Cardoso fez a apresentação e abriu as discussões a respeito dos temas pertinentes às análises, dentre eles o projeto arquitetônico, soluções de drenagem e esgotamento sanitário da área, impactos ambientais e destinação dos resíduos sólidos gerados na fase de implantação do estádio.

O próximo passo agora é a liberação da licença prévia, ou seja, a aprovação da viabilidade ambiental do projeto. A previsão é que este o resultado seja divulgado na próxima quinta-feira, dia 27. Com isso, Natal passa a ser a primeira cidade – sede a conceder a cumprir o prazo estabelecido pela FIFA.

Ainda segundo Kalazans Bezerra, Natal apresentou à Federação Internacional de Futebol um nível de informações, além do exigido. “Realizamos sete audiências públicas para tratar sobre as questões do estudo para realização do mundial de 2014, todos os pontos foram discutidos e as dúvidas dirimidas. Estamos chegando ao final da primeira etapa. Após a concessão da licença prévia, outra série de providências serão tomadas,” revela.

Além dos conselheiros, participaram da reunião o secretário adjunto de Fiscalização e

Licenciamento da Semurb, Daniel Nicolau, o secretário adjunto de Turismo do Estado, Túlio Fernandes e diversos membros da equipe técnica.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas