terça-feira, 16 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Conselho e executivo divergem

- Publicidade -
O Presidente do Conselho Deliberativo, José Rocha, vem cobrando ações da diretoria do América. No entanto, o presidente executivo Ricardo Valério afirma que prefere não polemizar e explica as providências tomadas em relação às cobranças feitas. Ele disse ter estranhado as declarações fornecidas na imprensa, destacando que todas as questões serão tratadas em assembleia do conselho, com a apresentação, inclusive, de todas as prestações de contas para o conselho fiscal.
O ex-presidente americano Leonardo Bezerra entregará o balanço a José Rocha, do Conselho
Por sinal esse foi o ponto mais questionado por Rocha, para quem, a forma que a diretoria escolheu para publicar os gastos do clube, chamando de transparência, não passa da simples publicação de um boletim fiscal. “A diretoria executiva tem de apresentar o balanço do clube para avaliação do conselho fiscal a cada três meses. O que eles apresentam são boletins demonstrativos, temos de receber os balancetes, como manda o estatuto. Isso tudo feito pela contabilidade, que necessita passar essa documentação para o conselho, de onde o documento é remetido à comissão de fiscalização de contas. A atual diretoria ainda não fez isso, mas essa é uma exigência interna do América, o certo seria primeiro apresentar toda documentação a comissão de fiscalização e só depois de revisado, liberar para publicação”, explicou José Rocha.
O presidente do conselho foi adiante no assunto, destacando que as contas que estão sendo apresentadas no site e em alguns veículos de imprensa, não possuem valor legal, por falta de cumprimento dos requisitos exigidos. “Esses boletins que estão sendo apresentados pela atual diretoria, da forma como estão sendo feitos, podem ser, no máximo, considerados oficiosos, jamais oficiais. Eles devem ser apresentados da forma como o estatuto exige e como estão sendo realizados, não passam de boletins de publicidade. Eu chamaria de boletim para inglês ver”, reforçou.
Atual presidente, Ricardo Valério fala que prefere o diálogo
Depois, José Rocha criticou a forma que o América vem movimentando os valores recebidos, deixando a entender, até que a conta do clube estaria com problemas de bloqueio ou para ser bloqueada, informação que o dirigente não soube precisar. “As contas do América estão bloqueadas, existe uma execução da Prefeitura do Natal em cima do clube e também do ABC decorrente da falta de pagamento do IPTU. Agora este processo, que acho a maior dívida que o América pode ter, está entregue ao nosso departamento jurídico. Mas isso é bom procurar saber com o advogado do clube Diogo Pignataro. Particularmente não sei, com precisão, se as contas realmente estão bloqueadas”, frisou.
Quanto às constantes reclamações sobre a aprovação do novo estatuto, que manteve o veto ao voto do sócio-torcedor nas eleições presidenciais, José Rocha disse que tudo continua dentro da mesma situação, desde quando foram aprovadas as sugestões realizadas pelo próprio conselho deliberativo.
 Confirmou também que não apareceu nenhum membro da diretoria executiva para apresentar qualquer tipo de emenda para revisão estatutária. “Até hoje não fui procurado pelo presidente Ricardo Valério ou qualquer outro integrante da atual gestão. Posso garantir que ainda não recebi nenhum tipo de proposta de emenda ao estatuto aprovado na última votação para modernização da carta magna do clube. As alterações que foram realizadas ocorreram dentro da forma da lei e não vi qualquer proposta que seja plausível de apreciação. Isso significa dizer que não houve nada. As únicas propostas que tiveram foram as três que levamos para votação. Os conselheiros e sócios proprietários do América, escolheram não dar poder de voto ao sócio-torcedor e que para ter direito a votar nas eleições, o interessado terá de solicitar uma progressão de título para sócio proprietário se desejar ter esse direito. Então foi isso, se amanhã o novo presidente do clube e um novo presidente do conselho deliberativo achar por bem modificar o que foi votado e aprovado, por maioria de votos na Assembleia Geral, essa situação pode ser alterada através de uma nova proposta. O sócio-torcedor tem plena condição de se tornar sócio proprietário, o dinheiro que ele pagou como sócio torcedor será descontado na jóia que terá de ser paga”, destacou.
José Rocha também criticou o fato de o clube não estar usando a Arena América para sediar jogos do Estadual. Ele já se colocou à disposição para resolver as questões pendentes para que a equipe passe a mandar alguns compromissos na casa alvirrubra. “Algumas pessoas dentro do clube acreditam que jogar na nossa arena é mais caro que mandar os jogos na Arena das Dunas. Só que estes não conseguem me convencer disso, porque só para fazer o simples transporte da delegação se gasta quase dois mil reais. Alegam dificuldade devido a falta de instalação apropriada para imprensa. Então me pedi o auxílio ao engenheiro Francisco Sobrinho, que se comprometeu de realizar uma vistoria e preparar a bancada para imprensa, só que até hoje não recebi qualquer tipo de resposta do atual presidente. Então é ele que até hoje não quis jogar na Arena América e não entendo porquê. Questionei o presidente da Federação de Futebol sobre o caso e José Vanildo informou que era apenas remeter os documentos com laudos do estádio para FNF, mostrando que a arena possui condições de abrigar jogos. Creio que até hoje nada disso foi feito. Não estou acusando ele de nada e acredito que, em breve, ele deverá nos procurar para resolver a questão”, cobrou.
Se mostrando surpreso com teor das declarações, o presidente executivo Ricardo Valério disse que os problemas do América tem foro adequado para discutir as questões internas, disse ter um apreço grande por José Rocha e que trabalha para consolidar um ambiente de paz, para que todos os americanos possam sair ganhando. “A bem de preservar a imagem do América deixarei para tratar do assunto no âmbito adequado no próprio conselho deliberativo e posterior ao domínio público, da total transparência de todos atos, como o que estamos fazendo atualmente, buscando a modernização e informatização da gestão do clube , desde do início da nosso mandato em substituição ao companheiro ex presidente Leonardo Bezerra”, ressaltou.
Valério reforçou que pretende solicitar uma convocação do conselho para debater todos os assuntos que ainda se encontram pendentes. “Estaremos convocando o Conselho Deliberativo de preferência presencial ou não sendo possível, virtualmente, para apresentar o balanço de 2020 e tratar de toda as considerações abordadas pelo nosso Presidente do Conselho Deliberativo, José Rocha, e todas tratadas com total transparência e assertividade . Será tudo de forma transparente para que não fique qualquer dúvida, inclusive questões inerentes a Arena América”, ressaltou o presidente executivo.
Finalizando, Ricardo Valério lembrou o período difícil que o clube vem passando, quando acredita que precisará da união em todas as esferas para poder suplantar. “Estamos numa luta titânica, nunca vista na história do Clube, em plena Pandemia a mais de um ano, trabalhando sem renda e nem público, sem receitas de bilheteria e nem sócio torcedor, mas com nossas contas em dia até aqui”, afirmou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas