Construção reage pouco

Publicação: 2019-08-24 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Luiz Antônio Felipe
laf@tribunadonorte.com.br

A atividade e o emprego na indústria da construção alcançam o melhor nível dos últimos seis anos, informa a Confederação Nacional da Indústria. Os dois indicadores continuam abaixo dos 50 pontos, o que mostra queda da atividade e do emprego, observa a pesquisa.  Os números de julho mostram que, embora em queda, os indicadores do setor estão melhorando desde o começo do ano. A confiança dos empresários segue elevada. “Há sinais favoráveis na economia para a construção: inflação e juros baixos, a nova Previdência  e mudanças positivas nas regras de concessão de crédito para o setor”, diz a economista da CNI Dea Fioravante.

Habitação
A construção civil é o setor da economia que mais impulsiona a produção de materiais como o aço no Brasil, com 34,1% do consumo nacional aplicado em obras industriais, imobiliárias e de infraestrutura, e tem papel central no enfrentamento do déficit habitacional de 7,7 milhões de moradias.

Complicador
Especialistas apontam que o dólar acima de R$ 4 compromete o turismo e as importações para o ciclo natalino. A permanência da moeda americana neste patamar pode afetar as viagens de fim de ano e férias de janeiro, dizem especialistas. Mas a baixa na procura deve estimular as promoções. Ontem foi mais um dia de oscilação das moedas e do petróleo.

Trabalho
O País cria 43.820 vagas com carteira assinada em julho, o 4º mês  positivo seguido no cadastro (Caged), um crescimento de apenas 0,11% em relação ao estoque de junho. No acumulado do ano, houve abertura de 461.411 postos de trabalho com carteira assinada, variação de 1,20% sobre o estoque. Em 2018, no mesmo período, as novas vagas tinham somado 448.263.

Em alta
A confiança do comércio aumenta em agosto mas, daqui pra frente a melhora depende de mercado de trabalho e consumidores, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em agosto, a confiança subiu em 10 dos 13 segmentos  influenciada devido a uma melhora expressiva do Índice de Situação Atual, enquanto o Índice de Expectativas, acomodou em agosto.

Pequenos são favorecidos
A MP da Liberdade Econômica desburocratiza e flexibiliza pontos importantes nas relações de trabalho.  A nova legislação garante o desenvolvimento de atividade de baixo risco sem a necessidade de qualquer ato público de liberação; o cadastro nacional de empresas mercantis permanecerá com as informações dos cadastros estaduais, sendo vedada a exigência de fornecimento de novos dados ou cobrança; atos, documentos e declarações com informações meramente cadastrais serão levados automaticamente a registro se puderem ser obtidos de outras bases de dados disponíveis em órgãos públicos e arquivamento dos atos constitutivos e de alterações deferidos automaticamente caso cumpridos os requisitos de aprovação da consulta prévia da viabilidade do nome empresarial e da viabilidade de localização.

Petróleo
O Ministério de Minas e Energia lança o Programa de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Terra - REATE 2020. O objetivo é fomentar a exploração e a produção de petróleo e gás natural em terra, para estimular o desenvolvimento regional e estimular a competitividade nacional. O RN é um dos beneficiados.

Energia
A Abraceel, entidade dos consumidores de energia, instalou no Senado Federal um simulador de economia de energia, na última audiência pública sobre o Projeto de Lei do Senado nº 232 de 2016, que propõe o aprimoramento do modelo comercial do setor elétrico, garantindo a todos os consumidores a portabilidade da conta de luz.  A Abraceel  há muito tempo pleiteia esse direito para todo cidadão brasileiro.

Feira
A  Natal Hair - Feira Regional de Saúde & Beleza acontecerá amanhã  e segunda, das 13h às 21h, no Centro de Convenções de Natal. Com média de 20 mil visitantes, reúne, durante dois dias, mais de 200 marcas de produtos entre nacionais e internacionais, equipamentos e serviços, em mais de 180 stands. A Natal Hair, tem parceria com a distribuidora Espuma Cosméticos e Alê Nunes Beauty Center.

Casacor
Com apoio da iniciativa privada,  a CASACOR do Rio Grande do Norte está na contagem regressiva para a edição 2019, com destaque para os espaços gastronômicos.  Com o tema “Planeta Casa”, a mostra acontece de 06 de setembro a 20 de outubro, no Aeroclube do RN. Ao todo, são 31 ambientes decorados por importantes profissionais de arquitetura e urbanismo, design de interiores e paisagistas do Estado.

Colaboração
O McDia Feliz acontece hoje, em Natal e no Partage Shopping Mossoró.  As ações se desenvolvem enquanto as pessoas que colaboraram com a campanha estarão trocando seus tíquetes pelo Big Mac, no restaurante McDonald’s.





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários