quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Contando nos dedos

- Publicidade -

Woden Madruga [ [email protected] ]

Contando de hoje, faltam somente cinco dias para as eleições, domingo, lua em quarto crescente, e três para o término da propaganda eleitoral (terça, quarta e quinta). Ufa! Pesquisa tem sua vida útil até a véspera, mais quatro dias. No instante que batuco estas mal traçadas linhas, começo da tarde de segunda-feira, há uma expectativa geral, nervosa, em torno de mais uma pesquisa do Ibope para a eleição de governador e senador, que seria divulgada no começo da noite. O último Ibope, anunciado, dia 16, Henrique Eduardo tinha 40% das intenções de voto, assegurando nove pontos de vantagem sobre Robson Faria (31%). Henrique venceria a eleição no primeiro turno.

Quinta-feira passada, 25, dez dias após a pesquisa do Ibope, foi divulgada outra, agora da Consult. A maioria de Henrique é de 9,94% (que arredondei para 10 pontos, assegurado na própria margem de erros – dois para mais, dois para menos – adotada pelo instituto). Henrique tem 39,94% e Robson, 30%. Espremendo os números das duas pesquisas, chega-se ao mesmo patamar. Na disputa para o Senado, a pesquisa anterior do Ibope aponta uma maioria de 6 pontos a favor da candidata Fátima Bezerra, do PT, sobre Wilma Faria (PSB) (38% a 32%). Na pesquisa da Consult, a  maioria de Fátima diminui para 2,76% (39% a 36,24%), o que configura um empate técnico.

No campeonato federal, todos os números apontam eleição para ser decidida no segundo turno: Dilma e Marina. O Aécio Neves, querendo chegar na marca do pênalti, porém, pelo que dizem os analistas federais, estaria faltando fôlego ao mineiro. Mas Aécio, segundo alguns desses analistas que andei lendo nas folhas onlaine, ganhou fácil no confronto com Dilma, apresentado no debate da TV Record, domingo, 28. Não vi. Aliás, não vi ainda nenhum debate. Nem federal, nem estadual, nem municipal. Ricardo Noblat, de O Globo, viu e escreveu em sua coluna de ontem: “No debate da Record entre os candidatos a presidente da República, Aécio deu um banho em Dilma e foi o melhor”.

Já o cronista Josias de Souza, do UOL, logo no título do seu comentário, sintetizou o que viu na telinha: “Debate foi luta na qual Marina entrou com a cara”. Pelo que está escrito, a candidata do PSB, que já foi ministra de Lula, sofreu uma pancadaria geral. Confira o que ele escreveu na abertura da coluna:

– O debate presidencial transmitido na noite passada, pela Record, foi uma espécie de luta de boxe na qual Marina Silva entrou com a cara. Dilma Rousseff esmurrou-a impiedosamente. Aécio Neves desferiu-lhe um par de jabs. Até a nanica Luciana Genro levou-a as cordas. No final, a parte da anatomia de Marina que mais apareceu no vídeo, foi seu queixo de vidro.”

Democracia
Uma dica de leitura, nesta temporada eleitoral, a crônica de Carlos Heitor Cony, “Reinventar a democracia”, publicada na Folha de S. Paulo, de domingo. Transcrevo um trecho:

– Com deslavada frequência, venho declarando que sou contra a democracia em sua versão representativa. E como não tenho uma alternativa, recusando-me a aceitar a ditadura ou qualquer outra forma de totalitarismo (fui preso seis vezes pela ditadura mais recente) sempre faço um apelo para que a classe política, formada por alguns homens de valor, encontrem uma saída, ou melhor, que reinventem a democracia, tornando-a realmente democrática, deixando de ser a fonte principal da corrupção em todos os seus níveis.”

Economia
Está nas capas dos principais jornais: “Banco Central reduz a previsão de crescimento do país, para este ano, de 1,6% para 0,7%”
É a segunda vez, este ano,  que o BC reduz  a previsão do crescimento do PIB. Na verdade, no governo Dilma Rousseff, o  PIB vem  murchando cada ano. O Brasil pode até fechar 2014 com crescimento econômico zero.

O Banco Central aponta três causas principais nessa queda: a desaceleração do consumo das famílias, retração na indústria e agricultura menos dinâmica.

Alex
O poeta Alex Nascimento foi visto pela manhã de sábado (que  pra ele é um dia esquisito da semana e a hora também) flanando pela Ribeira. Acompanhado de Mariana, vinha pela Frei Miguelinho,  desde a Silva Jardim, na direção da Tavares de Lira. Deu uma paradinha na esquina com o Beco da Quarentena e uma outra na calçada do Carneirinho de Ouro, esquina da rua Doutor Barata.

Quem me falou da novidade foi mestre Gaspar, que acompanhou o casal (sem que a dupla percebesse) desde a calçada dos Correios.

Cachaça
Deu na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo:

– Convidada pela Culinary Institute of América, prestigiada escola de culinária do Texas, nos EUA, a ecochef carioca Teresa Corção dará aulas sobre cachaça e mandioca por lá, em outubro.

Barroco
Outubro, começando amanhã, tem uma boa novidade cultural nos sítios da UFRN: o X Colóquio de Estudos Barrocos e o III Seminário Internacional de Arte e Literatura Barrocas. Final do mês: 29, 30 e 31 no CCHLA.

Integração
Na cidade de São Paulo do Potengi, o mês de outubro começa com a Festa da Integração comemorando os 47 anos da fundação da Sociedade Educadora São Francisco de Assis. A programação vai de amanhã, 1º, quarta-feira, até sábado, 4.
Na quinta-feira, 2, a partir das 19 horas, no auditório da Escola, haverá um Sarau Poético homenageando o escritor Ariano Suassuna. É bom lembrar que Fabião das Queimadas, o maior poeta popular do Rio Grande do Norte, nascido por aquelas ribeiras (Lagoa de Velhos) do Potengi, está presente na obra de Ariano.
A Sociedade Educadora São Francisco é dirigida pelo professor José Miguel do Nascimento.

Foto Riografia
O II Festival Foto Riografia do Norte, promovido pela Associação Potiguar de Fotografias (Aphoto) será realizado em Natal nos dias 16, 17 e 18 de outubro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas