quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Contos de fim de ano

- Publicidade -

A série de lançamentos de livros neste fim de ano ganha novo reforço: o jornalista e crítico literário Nelson Patriota apresenta “Um equívoco de gênero e outros contos”, sua mais nova publicação que será autografada esta sexta-feira (19), às 18h, na Academia Norte-riograndense de Letras. Coletânea de textos inéditos, o livro sai com chancela do selo Sarau das Letras e custará R$ 30. Ao todos são 14 contos, e apenas um não é inédito: “Silêncio”, o primeiro da compilação de temática livre, foi escrito no final da década de 1970.
Crítico, editor e escritor Nelson Patriota volta à literatura de ficção com novo livro “Um equívoco de gênero e outros contos”
O título do livro foi tirado de um dos contos. “Um equívoco de gênero” se passa durante sessão solene de “doutoramento” e o desenrolar desse rito acadêmico. “Nesse texto levanto debate sobre o comportamento da banca e os equívocos comuns que acontecem nesse tipo de evento”, comentou Patriota, lembrando que o assunto “gênero” está em evidência. “O tema envolve tanto a ideia de sexo quanto de estilo literário”.

Três contos transitam pelos caminhos da literatura fantástica: o primeiro fala sobre um pesadelo sonhado pelo autor, em outro Nelson descreve conversa entre Sócrates e um rapsodo (artista da Grécia Antiga que recitava poemas de terceiros) e no terceiro narra as aventuras do personagem central da história que passa uma noite esquecido no Museu Kafka, na República Tcheca.

Este é o 8º livro autoral de Nelson Patriota, que também assina a organização de outras obras. Jornalista e crítico literário, Patriota “considera” autoral as duas biografias (de Glorinha Oliveira e Ubirajara Macedo); outros dois títulos de poesia (“Livro das Odes” e a parte em inglês de “Flores que encantam o Brasil”, parceria com Diógenes da Cuinha Lima); a coletânea de contos “Colóquio com um leitor Kakiano”; o livro de ensaios “Uns Potiguares”; e a “Antologia Poética de Tradutores Norte-riograndenses”.

Entre os planos de Patriota para 2015 está a reedição, revista e atualizada, da biografia “A Estrela Conta”, sobre a cantora Glorinha Oliveira. “Consegui novos documentos e quero preparar esse relançamento para novembro, mês de aniversário de Glorinha, que ano que vem completa 90 anos.  

Objeto perfeito
Editor experiente, Nelson Patriota não acredita no desaparecimento do formato tradicional do livro. “Quando a internet surgiu disseram que seria o fim do papel, mas nunca publicaram tanto quanto agora. Sei que um tablet ou leitor de e-books também se leva para qualquer lugar, mas o livro permite fazer anotações, se cair não danifica e não precisa de bateria. Umberto Eco, 82, está certo quando diz que o livro é um ‘objeto perfeito’ e tudo o que vem depois é algo ainda imperfeito”, citou o escritor.

Nelson diz que a maior vantagem dos e-books é possibilitar a leitura de títulos que ainda não chegaram ao Brasil. “Isso permite estarmos em sintonia com o restante do mundo”, aposta. Ele destaca que “hoje Natal é capaz de absorver vários lançamentos simultâneos. Os títulos estão cada vez mais bem elaborados, então não faz sentido extingui-lo”.

Imortal ocupante da cadeira número 8 da Academia Norte-riograndense de Letras e conselheiro da Lei Câmara Cascudo de incentivo à Cultura na cota do Governo do RN, o autor também publica artigos aos domingos nesta TRIBUNA DO NORTE e colabora com o site Substantivo Plural.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas