quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Contos e poemas na correnteza do litoral potiguar

- Publicidade -

Duas cidades litorâneas do RN ganharam abordagens poéticas nos mais recentes livros publicados pela editora mossoroense Sarau das Letras. Areia Branca foi explorada em “Contos de Areia”, do escritor Chico Alves d’Maria, filho da terra. A obra já está disponível nas livrarias. Do litoral norte, Rio do Fogo dá título a livro de poemas sobre a cidade, escrito pelo poeta David de Medeiros, com fotos de Bruno Lacerda. A obra será lançada nesta sexta-feira (15), a partir das 18h, na Academia Norte-Riograndense de Letras (Tirol).

Poemas sobre o litoral

Poemas sobre o litoral

“Rio do Fogo” apresenta 20 poemas e 40 fotos que tratam de diversos aspectos do cotidiano da cidade, marcada pela pesca e pelas turbina eólicas instaladas sob as dunas. Segundo David de Medeiros, que vive em Mossoró, o interesse pelo município praiano é antigo, mas só se intensificou em termos de inspiração literária nos últimos dois anos, período em que foram compostos a maioria dos poemas.

“Rio do Fogo me chamou atenção desde o nome, que une numa boa contradição coisas tão distintas”, conta o autor, que já em seus primeiros contatos com o local chegou a escrever “Mulheres do Rio do Fogo”, feito há dez anos e único não inédito no livro, que sai em edição bilíngue. “Além do Rio, a cidade tem uma Lagoa do Fogo. É algo muito curioso. Comecei a me interessar pela rotina do município, comum a diversas cidades litorâneas, e isso me despertou para escrever”.

Dentre os temas abordados na obra estão a vivência do homem com o mar, a brincadeira com os elementos da natureza e personagens, como Dona Juvina Barreto, romanceira descoberta por Deífilo Gurgel e tida pelo folclorista como a segunda maior do RN, atrás somente de Dona Militana. Outro aspecto da vida riofoguense é energia eólica, trabalhada poeticamente na forma de um trocadilho contemporâneo com os Moinhos Gigantes de Dom Quixote.

Oito histórias na costa branca

Oito histórias na costa branca

Areia Branca
Lançando há uma semana, “Contos de Areia”, do escritor areiabranquense Chico Alves d’Maria, reúne oito contos onde são recriados lugares, trajetos, personagens e costumes típicos da cidade da Costa Branca potiguar. Os temas vão de conflitos individuais a tragédias cotidianas, estabelecendo, em alguns momentos, contato com outras obras literárias. Chico Alves é pseudônimo literário de Francisco Alves Filho, o Kiko Alves, que além de escritor é compositor, cantor e ator, tendo atuado em espetáculos da Stabanada Cia. De Teatro.  Seu livro anterior foi “Ancoradouros”, de poemas, publicado em 2016.

Serviço
Lançamento do livro “Rio do Fogo”, de David de Medeiros e Bruno Lacerda

Dia 15 de dezembro, às 18h

Academia Norte-riograndense de Letras (Rua Mipibu, 443, Tirol)

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas