Contra a PEC

Publicação: 2021-02-25 00:00:00
Rosalie Arruda
rosaliearruda@gmail.com

Uma carta assinada pelos nove governadores do Nordeste contra a PEC Emergencial, proposta que acaba com os pisos para gastos com saúde e educação, foi divulgada nesta quarta-feira (24). Os gestores acham que "a vinculação constitucional fundamenta a garantia do direito à educação e à saúde". A previsão inicial era que o PEC fosse votada nesta quinta-feira (25), mas, devido às inúmeras críticas, pode ficar para a próxima semana. 

Salários 
O corte de jornada e de salários de servidores públicos em período de crise fiscal, também incluído na PEC, diante da resistência no Congresso ficou fora da versão mais recente da proposta enviada pelo ministro Paulo Guedes. 

Luto...
O ministro Rogério Marinho abdicou de oito dias de licença, concedida a todo servidor público que perde pai ou mãe, e voltou ao trabalho já na manhã de ontem. Sua mãe, Sônia Simonetti, faleceu na segunda-feira (22) em Natal.

... e trabalho
O potiguar acompanhou o presidente Bolsonaro em visita à cidade de Sena Madureira, no Acre, após sobrevoar áreas alagadas. Na comitiva, também o ministro da Saúde Eduardo Pazuello. O grupo não usou máscara facial durante toda a agenda que cumpriu na pequena cidade. O presidente foi tratado por parte da população presente como “mito”.  

Cara de Palhaço 
O senador Styvenson Valentim usou o twitter ontem para se manifestar contra a manobra da Câmara Federal para aumentar a imunidade parlamentar através de apresentação de PEC que amplia e restringe mais a prisão de parlamentares. A proposta, chamada de PEC da Impunidade, entrou em análise na Câmara Alta do país. 

Impunidade 
O senador potiguar se considerou cara de palhaço.  “Enquanto passo meus dias lutando para acabar com o foro privilegiado nos moldes atuais, os deputados tramam uma PEC que amplia a imunidade e restringe mais a prisão de parlamentares.”

_Imagine nosso sentimento de impotência, excelência!!!

Premiado
O deputado Daniel Silveira, preso no Batalhão Especial Prisional da PM, foi presenteado. Sua esposa Paola da Silva Daniel terá direito a receber salário de R$ 5,6 mil como coordenadora de Gestão de Pessoas do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico, nomeada pelo ministro do Meio Ambiente Ricardo Sales.
E assim caminha a política no Brasil!!! 

Comissão 
O deputado estadual Kleber Rodrigues (PL) é o novo presidente da Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública na Assembleia Legislativa. O vice-presidente é o subtenente Eliabe (SDD). Ainda fazem parte da comissão os deputados Souza Neto (PSB), Kelps Lima (SDD) e Nélter Queiroz (MDB).

Calamidade Pública 
Decreto da governadora Fátima Bezerra que chegou ao Parlamento Estadual renova o estado de calamidade pública em razão da grave crise de saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19. 

Novos imortais 
A Academia Norte-Rio-Grandense de Letras recebe hoje novos imortais. Os Acadêmicos eleitos Woden Madruga; Armando Holanda; Marcelo Alves Dias de Souza; Luiz Eduardo Brandão Suassuna e Dácio Galvão tomam posse com todas as pompas e circunstâncias que uma pandemia limita. O público externo terá acesso pelo YouTube, Canal Direito e Cultura.

Puxão de Orelha
Um advogado pede à coluna para avisar que antes do Legislativo Potiguar fechar as portas para a desinfeção anunciada, atualize o Portal da Transparência. “Fui pesquisar salário de um servidor para ação de pensão alimentícia. Aí observei a desatualização. O Portal do Poder Executivo é sempre atualizado.”
Recado dado!!

Espetáculo da natureza
Aproximadamente 100 filhotes de tartaruga-de-pente foram soltos no mar, na tarde desta terça-feira (23), na praia Cabo de São Roque, no município de Maxaranguape. A soltura ocorreu na Fazenda São Roque pela ação da Associação de Proteção e Conservação Ambiental Cabo de São Roque, que desenvolve o projeto Tartarugas ao Mar com apoio do Idema-RN.

Ele é um bom companheiro...
A Cosern começou a entregar refrigeradores científicos destinados ao armazenamento de vacinas doados pela empresa a 95 municípios potiguares que possuem IDHM até 0,61 e ao Governo do Estado. Os quatro primeiros municípios que vão receber os refrigeradores nos próximos dias serão Bom Jesus, Caiçara do Norte, Carnaubais e Coronel João Pessoa.

...Refrigeradores científicos
Até o final de abril, todos os equipamentos serão entregues às secretarias de saúde dos 95 municípios. A Cosern também vai doar dois refrigeradores científicos de 420 litros cada para armazenamento de vacinas ao Governo do Estado.

Salve a Justiça Eleitoral
Ontem (24) teve festa virtual no TRE-RN, conduzida pelo presidente desembargador Gilson Barbosa, em comemoração ao aniversário de 89 anos da Justiça Eleitoral. A juíza eleitoral Adriana Magalhães discursou em nome do tribunal, em alusão à data, e ressaltou a eficiência reconhecida mundialmente.

 “...Mundo afora, nosso sistema eleitoral é aplaudido e adotado como paradigma de eficiência”, ressaltou a juíza.








Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.