Natal
Contribuinte natalense tem até próxima terça (18) para regularizar situação junto à Semut
Publicado: 16:02:00 - 14/01/2022 Atualizado: 16:02:36 - 14/01/2022
A Secretaria de Tributação de Natal (Semut) oferece a oportunidade aos contribuintes de regularizar pendências tributárias e ter acesso aos benefícios do Programa Bom Pagador até a próxima terça-feira (18). O programa assegura desconto de 16% no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2022, para os que pagarem antecipadamente até o próximo dia 20 de janeiro. 

Ana Silva


A Semut disponibiliza o portal Directa aos contribuintes que queiram regularizar sua situação. Lá, de forma “fácil e rápida”, é permitida a consulta e emissão do boleto para pagamento. Na mesma plataforma também é possível, aos regularizados, imprimir o boleto do IPTU antecipado com desconto.

De acordo com a Semut, cerca de 124 mil imóveis na capital potiguar têm o direito de pleitear o desconto para o pagamento antecipado do IPTU. “A Prefeitura reconhece as dificuldades do cidadão em meio à pandemia. Por isso, passamos o ano de 2021 buscando medidas que amenizassem os efeitos da crise financeira no bolso do natalense. O desconto do Bom Pagador, o Refis e outras ações ajudam a nossa população a manter seu nome limpo e economizar”, assegura o secretário, Ludenilson Lopes.

Carnê

Além do carnê físico, que voltou a ser impresso devido à pandemia de Covid-19, caso deseje, o contribuinte pode acessar o site da Secretaria Municipal de Tributação para emitir o seu boleto (www.natal.rn.gov.br/semut) e a plataforma do Directa. 

Os pagamentos poderão ser efetuados utilizando-se as ferramentas do sistema Pix, através da leitura do QR-Code presente nos carnês ou nos documentos de arrecadação municipal, em qualquer instituição financeira autorizada pelo Banco Central ou com a leitura do código de barras convencional nos canais eletrônicos do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Lotéricas e Correspondentes Bancários dos mesmos.

Além disso, a Semut mantém o atendimento presencial aos contribuintes, na sede da secretaria, que funciona na Rua Açu, 394, no bairro Tirol, das 8h às 14h, respeitando todos os protocolos sanitários vigentes.

Opções

No caso do IPTU 2022, para os que não desejam, ou não podem pagar antecipadamente com desconto, ainda há o modo à vista no vencimento, sem acréscimo e sem desconto, ou o pagamento em 10 parcelas iguais e sucessivas acrescidas de 1% ao mês. 

Neste caso, são duas as datas de vencimento: 21 de fevereiro, para as zonas Sul e Leste, e 21 de março, para as zonas Norte e Oeste. Para quem não tem direito ao pagamento antecipado, o carnê será entregue posteriormente, sem a opção do desconto de 16%.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte