sábado, 20 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Convenções definem chapas da disputa pela Prefeitura

- Publicidade -

ELEIÇÕES - Convenção homologa chapa com Fátima Bezerra e Luiz Eduardo

As duas principais candidaturas à Prefeitura de Natal foram definidas ontem em convenções partidárias que movimentaram lideranças e filiados dos partidos políticos. Pelo lado do Partido dos Trabalhadores, o evento foi marcado pela expectativa com relação ao nome do candidato à vice-prefeitura, que só foi definido á tarde, após o horário previsão para a conclusão da convenção. Somente ás 15h, Fátima Bezerra (PT) pôde subir ao palanque montado no Palácio dos Esportes ao lado do professor Luiz Eduardo Carneiro, que foi escolhido candidato a vice-prefeito, do senador Garibaldi Filho, da governadora Wilma de Faria, do deputado Henrique Eduardo Alves, do prefeito Carlos Eduardo e outros lideranças que destacaram o potencial da candidatura de Fátima.

Pelo lado do Partido Verde, a convenção da legenda foi realizado pela manhã, no clube do América. A convenção que homologou a candidatura da deputada Micarla de Souza e de Paulinho Freire (vice) seguiu os passos previstos. Os representantes dos partidos aliados ao PV estiveram no clube do América por volta do meio-dia e reforçaram o apoio à candidatura.

Agora, tanto Micarla de Souza quanto Fátima Bezerra (e outros candidatos que forem homologados até amanhã) têm até o dia 5 de julho para registrarem suas candidaturas. Um dia depois, poderão começar as campanhas nas ruas, realizando comícios por toda Natal. Dia 19 de agosto será iniciada a propaganda gratuita no rádio e na televisão, momento que é considerado um dos mais importantes e decisivos da campanha eleitoral.

Fátima destaca Educação e Transporte

O tom do primeiro discurso da deputada federal Fátima Bezerra como candidata a prefeita de Natla destacou a prioridade nas áreas da Educação e do Transporte, mas também com algumas passagens que soaram como desabafo. “Estou aqui mais entusiasmada do que nunca para esse desafio e fazer a cidade avançar cada vez mais”, destacou Fátima Bezerra.

Ela também lamentou que “alguns setores” tenham tentado desestabilizar sua candidatura, mas reafirmou que está empolgada para o trabalho e lembrou que nunca duvidou do engajamento do PSB, com a governadora Wilma de Faria, e do PMDB, com o deputado federal Henrique Alves e o senador Garibaldi Filho.

Fátima Bezerra disse que estava orgulhosa da escolha do seu candidato a vice-prefeito, o professor Luiz Eduardo Carneiro, que é um nome de respeito e que “agrega muito. “Luiz Eduardo nos ajudará muito a fazer Natal avançar cada vez mais”, ressaltou a candidata, destacando também a parceria com os governos Federal, Estadual e Municipal.

A deputada Fátima Bezerra afirmou que lançará nos próximos dias um ciclo de debates sobre a gestão da cidade. A deputada federal petista aproveitou para anunciar que o prefeito Carlos Eduardo será o coordenador da sua campanha nas eleições deste ano.

Micarla de Sousa adota tom crítico

Em seu primeiro discurso oficial como candidata à Prefeitura de Natal, a deputada Micarla de Souza (PV) — que encabeça a coligação “Natal mais Feliz” (PV/DEM/PR/PMN/PP/PTB) — optou por um tom de crítica recoberto por promessas de melhoria para setores como o turismo. Utilizando um teleprompter executivo (equipamento usado na TV para que o apresentador leia o que tem de dizer), a deputada explicou — num discurso com oito páginas — que Natal pode ser um exemplo para o País, mas que as ações para isso tem de ser realizadas agora.

“Não tem cabimento, por exemplo, que um lugar como Natal, com tantas riquezas e com tamanho potencial turístico, disponha apenas de 32% de saneamento básico. É uma coisa inadmissível. Um verdadeiro crime onde a grande vítima é a população”, leu, em tom afirmativo. E continuou: “Diante de situações tão graves, não dá mais parta ficar insistindo em ‘maquiagens’: temos que enfrentar seriamente os nossos problemas. É preciso parar de gastar fortunas inaugurando monumentos à vaidade, a pretexto da preservação ambiental, enquanto a água que usamos está sendo envenenada com nitrato, por falta de rede de esgoto”.

Petista e aliados destacam necessidade de continuidade

A tônica dos discursos, na convenção dos líderes políticos do PMDB, PSB e PT, principais legendas que integram a candidatura de Fátima Bezerra, foi de elogio à gestão de Carlos Eduardo e de confiança na superação por um aparente favoritismo mostrado pelas pesquisas para a candidata do Partido Verde, Micarla de Sousa. “Geraldo Melo pelo PMDB perdeu em todas as pesquisas, ganhou no dia da eleição. Agenor Maria ninguém acreditava na candidatura, ele se tornou senador”, lembrou o deputado Henrique Alves.

O senador Garibaldi Filho destacou o trabalho de Fátima Bezerra como parlamentar na defesa da vinda de recursos para as obras da capital potiguar. “Ninguém fez mais pela cidade (do que Fátima Bezerra) trazendo o apoio de Lula”, ressaltou.

O senador Garibaldi Filho defendeu Carlos Eduardo como o prefeito das grandes obras. Já a governadora Wilma de Faria começou o discurso ressaltando que “sou a mesma guerreira e vou lutar pela eleição de Fátima Bezerra”. O prefeito Carlos Eduardo disse que é o momento de “invadir as praças e as ruas de Natal”.

Aliados de Micarla vão ao América manifestar apoio

A convenção do Partido Verde não teve atrasos que provocassem a saída de militantes. O evento foi realizado pela manhã, no clube do América sob um clima tranqüilo. A deputada Micarla de Sousa chegou ao local por volta das 12h30, e entrou no clube acompanhada pela senadora Rosalba Ciarlini e o senador José Agripino (ambos do DEM). Minutos depois chegaram os deputados João Maia (PR) e Robinson Faria (PMN), junto com o vice, ex-deputado Paulinho Freire.

Essas lideranças começaram a discursar após os pré-candidatos a vereador que não têm mandato darem o seu recado aos militantes.

A participação dos militantes do PV e das legendas alidas foi suficiente para ocupar todo o espaço do salão do América. Todos os discursos feitos enfatizaram a mensagem de que a coligação estava formada porque Micarla de Souza é o melhor para Natal. Os deputados federais Fábio Faria, do PMN e Felipe Maia, do partido Democratas, também participaram do evento que homologou a candidatura de Micarla de Sousa no América.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas