quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Conversa para atrair leitores

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

Três nomes da cena literária, jornalística e artística nacional chegam a Natal para discutir literatura de uma maneira descontraída. São eles o humorista Gregório Duvivier, a atriz Maria Ribeiro e o jornalista Xico Sá. O trio encabeça o projeto itinerante “Você é o que lê”, que depois de passar por várias regiões do país será realizado nesta sexta-feira (8), a partir das 21h, no Teatro Riachuelo.

Pesquisa sobre leitura no Brasil deu o pontapé para projeto comandado por personalidades de diferentes áreas. Xico, Maria e Duvivier debatem a importância da literatura na vida contemporânea

Pesquisa sobre leitura no Brasil deu o pontapé para projeto comandado
por personalidades de diferentes áreas. Xico, Maria e Duvivier debatem a
importância da literatura na vida contemporânea

#SAIBAMAIS#A iniciativa acontece num cenário de baixos índices de leitura no país, onde 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro, conforme os dados da última pesquisa “Retratos da Leitura do Brasil” – encomendada pela Pró-Livro e divulgada em 2016. Ainda segundo a pesquisa, para 67% dos entrevistados não houve quem os incentivasse na leitura – dos 33% que tiveram influência de alguém, a mãe, ou algum representante do sexo feminino, foi a principal incentivadora (11%), seguida pelo professor (7%).

O projeto “Você é o que lê” chega então com o objetivo de atrair leitores por meio de um bate-papo dinâmico e criativo, em que os três palestrantes compartilham com o público suas experiências com a leitura, comentando livros que os marcaram, além de refletirem sobre a influência da literatura no mundo contemporâneo.

Mas discussões sobre a sociedade, política e educação também são constantes nos encontros, que começaram em 2016 e até o momento já passaram por Salvador, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Aracaju, além dos festivais literários Flip (Paraty-RJ) e Tarrafa Literária (Santos-SP).

Xico Sá, Maria Ribeiro e Gregório Duvivier falam de suas experiências enquanto leitores de livros

Xico Sá, Maria Ribeiro e Gregório Duvivier falam de suas experiências enquanto leitores de livros

O tom da conversa é informal, justamente para atrair o maior número de interessados possível. Segundo Xico Sá, cronista do EL País, é necessário tirar um pouco da solenidade que permeia o ambiente literário. “Tornar a literatura muito séria prejudica muito o livro no Brasil, como uma coisa obrigatória, solene, ligada a grandes chatices. E o que projetos como o ‘Você é o que lê’ têm de bom é roubar a solenidade da literatura, mostrar que podemos falar do prazer de ler sem mesóclise, por exemplo. A literatura pode ir para o bar, a literatura pode ir para qualquer lugar”, diz o jornalista, autor de “O livro das mulheres extraordinárias” e comentarista de programas como “Papo de Segunda” (GNT) e “Redação Sportv”.

Assim como Xico, Maria leva para o palco a experiência como ex-apresentadora do programa “Saia Justa”, do GNT. Em 2017 a atriz estrelou o filme “Como Nossos Pais”, de Laís Bodanzky, e em breve lançará o livro “Tudo que eu sempre quis dizer, mas só consegui escrevendo”. Duvivier, por sua vez, além de autor de livros como “A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora” e “Percatempos: Tudo que faço quando não sei o que fazer e Caviar é uma ova”, é um dos fundadores do coletivo Porta dos Fundos. Em maio de 2017 ele estreou o programa “Greg News”, noticiário humorístico exibido no canal fechado HBO.

Serviço
Bate papo “Você é o que lê”
Dia 8 de dezembro, às 21h
Teatro Riachuelo
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas