domingo, 12 de maio, 2024
28.1 C
Natal
domingo, 12 de maio, 2024

Convite do Solidariedade

- Publicidade -
Em reunião ocorrida na última quarta-feira, 4, o deputado estadual Kelps Lima oficializou convite ao comunicador Bruno Giovani (BG) para se filiar ao Partido Solidariedade em Natal. Segundo o deputado, o convite visa “somar forças ao projeto alternativo que o Solidariedade e o PSL estão construindo para a cidade”. Kelps disse ainda estar convicto de que “existe uma nova geração que pode apresentar um projeto novo para Natal e Bruno Giovani faz parte dela”.
Janela partidária
O prazo para prefeitos e vereadores que vão se candidatar nas eleições municipais trocarem de partidos sem sofrer punições começou ontem. A janela partidária vai até o dia 3 de abril e permite que candidatos à reeleição nas câmaras municipais ou a prefeito mudem de sigla sem correr o risco de perder o mandato atual. O prazo acaba seis meses antes do primeiro turno, que ocorre em 4 de outubro. O segundo turno está marcado para o dia 25 do mesmo mês. A troca de partido abre a corrida eleitoral e permite que parlamentares busquem mais recursos e apoio político para as campanhas.
Prazo de registro
Em 4 de abril, todos os partidos que pretendem ter nomes na disputa eleitoral devem estar com registro aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste prazo, candidatos devem estar com a filiação aprovada pelo partido e ter domicílio eleitoral no município em que desejam concorrer. A partir de 20 de julho os partidos estão autorizados a promover as convenções internas para escolha de seus candidatos, que deverão ter os registros das candidaturas apresentados à Justiça Eleitoral até 15 de agosto. Um dia após esse prazo, em 16 de agosto, a propaganda eleitoral está autorizada, inclusive na internet, até 3 de outubro, último dia antes do primeiro turno.
Secretária Comandante 
Os “amarelinhos” da STTU tratam a secretária Elequicina $antos pelo título de Comandante. A ordem dela, dizem eles,  é “atirar para matar” usando como arma seus talõe$ de multas, mais mortais que uma pistola 45.
Condução da reforma
O deputado Getúlio Rêgo (DEM) questionou a condução do Governo do Estado em relação à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma da Previdência e defendeu a ampliação do debate. Para ele, a tentativa de aprovar a PEC sem discussão é uma atitude “antidemocrática”. “Manifesto a minha perplexidade diante das atitudes incoerentes do Governo, que está tirando da sociedade o espaço democrático da discussão desse tema tão importante”, disse. Ele destacou a ausência da bancada de oposição na Comissão Especial que irá analisar o projeto. “Foi um gesto de reação veemente, abrimos mão de participar”, alertou. Em apartes, os deputados José Dias (PSDB) e Coronel Azevedo (PSC) reforçaram o discurso de Getúlio Rêgo e também criticaram a condução da PEC.

Mediação 
O deputado Hermano Morais (PSB) defendeu que se tente uma solução para evitar a greve dos professores da rede estadual de ensino. “Esperamos que a greve seja resolvida de forma rápida e com um resultado satisfatório”, afirmou o deputado Hermano Morais. Ele sugeriu que a Assembleia procure  intermediar o diálogo entre os representantes dos professores e o governo estadual.

Aplicativo de limpeza
 A Câmara Municipal aprovou e o prefeito Álvaro Dias (MDB) sancionou no último mês de fevereiro a lei de autoria do vereador Felipe Alves (MDB) que dispõe sobre a criação do aplicativo Natal Limpa. O Poder Executivo tem um prazo de 90 dias para regulamentar a medida. A norma prevê que o aplicativo disponibilize para os usuários informações sobre localização dos pontos de descarte de todos os tipos de resíduos, bem como telefone para contato; informações sobre o destino dos resíduos coletados; além de informações sobre multas para o descarte incorreto dos resíduos e implicações com a cidade e o meio ambiente.

Presidência do Novo
O empresário João Amoêdo deixou a presidência do partido Novo e será substituído por Eduardo Ribeiro, ex-presidente do Diretório Estadual de Santa Catarina. João Amoêdo permanecerá na Fundação Brasil Novo, como membro do Conselho Curador e como filiado. “Com 4 anos e meio do nosso registro no TSE, somos ainda uma instituição jovem, mas que já apresenta resultados relevantes e serve como exemplo de boas práticas na política”, escreveu Amoêdo em carta divulgada no site do partido.   

Plano Mansueto
Relator do chamado “Plano Mansueto”, projeto com medidas para socorrer Estados e municípios com dificuldades fiscais, o deputado Pedro Paulo (DEM) disse que pretende esgotar as discussões sobre o projeto de lei nas próximas duas semanas. O parlamentar afirmou ainda esperar que o plano seja votado no plenário da Câmara ainda no primeiro trimestre do ano.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas