Cooperativa em expansão

Publicação: 2017-04-04 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Ramon Ribeiro
Repórter


Seja de rua ou de shopping, o cenário para as livrarias brasileiras está difícil. Os motivos são vários, desde a queda de vendas no mercado livreiro, até a acirrada concorrência com as plataformas digitais. Em Natal a situação não é diferente. No final de 2016, a Nobel, na avenida Salgado Filho, fechou as portas. Em março deste ano, foi a vez da Saraiva do Natal Shopping. A empresa continua com o espaço, mas encerrando as atividades com livros para dar espaço a especializada iTown, loja focada no comércio de produtos eletrônicos.
Feira Literária abre a celebração de 40 anos da Cooperativa Cultural Universitária
Na contramão desse cenário, a Cooperativa Cultural, na UFRN, chega aos 40 anos de atividades fortalecendo sua missão de agente cultural e com perspectivas de ampliação em 2017. E para celebrar as quatro décadas de atuação, foi montada uma programação especial com lançamentos de livros, bate papos, exibição de vídeos, apresentações de dança e de música. O evento acontece a partir desta terça (4) até a sexta-feira (7), no Centro de Convivência da UFRN, com entrada gratuita.

A celebração marca também o crescimento da Cooperativa, que já no início do ano abriu uma unidade fora de Natal, na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró. A inauguração foi em fevereiro, mas a loja, instalada no Centro de Convivência da UERN, ao lado do Restaurante Popular, está em pleno funcionamento desde o dia 30 de janeiro. Em abril, a nova livraria receberá seu primeiro lançamento literário.

Segundo a vice-presidenta do conselho administrativo, a professora Wani Pereira, há a promessa de ainda em 2017 a Cooperativa abrir uma unidade no Instituto Federal do RN (IFRN). “Há conversas com a diretoria do IFRN. Estamos estudando a viabilidade desse projeto”, diz. “As parcerias com novas instituições públicas de ensino reforçam nossa importância no estado e ampliam nossa atuação para uma organização em rede, algo que estamos buscando”.
Concerto da Big Band Jerimum Jazz encerra a manhã da sexta-feira na Cooperativa Cultural
Wani conta que a livraria tem um público externo significante, mas o grosso dos clientes ainda são de associados. “São eles que têm movimentado e ajudado a manter a livraria aberta por todos esses anos”, comenta. Para a gestora (o presidente do conselho administrativo é o professor Alex Galeno), o crescimento da Cooperativa está relacionado ao crescimento da UFRN nos últimos anos. “O número de alunos, professores e técnicos aumentou muito na universidade. Isso trouxe novos associados e clientes”.

Gestão

Para dar conta da demanda, um das metas da atual gestão, é a reforma e ampliação da unidade sede, no Centro de Convivência da UFRN. Os espaço físico em breve será repaginado de modo a oferecer mais espaço para os eventos culturais e conforto para o público, sobretudo na região do café. “De início essas obras serão para mudar o layout. Ainda neste ano está previsto um reordenamento de espaço no Centro de Convivência e com as mudanças ganharemos área para ampliação. As reformas iniciais estão levando isso em conta”, explica. “Gostaríamos de estar com as mudanças concluídas até setembro, no aniversário. Mas, no mais tardar, até o fim do ano deve estar tudo pronto”.

Apesar do maior volume de público, a professora ressalta que não dá para a Cooperativa ficar focada apenas na atividade livreira. “A Cooperativa tem um papel cultural na cidade. Além de ampliar o acesso ao livro e ao conhecimento, é missão da livraria ampliar as ações no conceito da cultura”, afirma. Dentre as atividades, são realizados no espaço da Cooperativa o projeto “Música na Livraria”, em parceria com a Escola de Música da UFRN, além de bate papos e palestras literárias sobre, dentre outros temas, o poeta Manuel de Barros e o dramaturgo inglês William Shakespeare.

Feira de livros
De terça-feira (4) até sexta (7), o Centro de Convivência da UFRN será ocupado por uma feira de livros e uma série de atividades culturais. Participam da feira as editoras Jovens Escribas, CJA, Sebo Vermelho, a própria Cooperativa Cultura, além dos sebos Cata Livros, Lisboa e Magno (Parnamirim). Durante o evento, vários livros serão lançados, com destaque para as obras “Novos Contos Potiguares”, organizado por Thiago Jefferson Galdino, “Holandeses no Seridó Colonial”, de Olavo de Medeiros Filhos, “A Geografia do Cangaço”, de Paulo Medeiros Gastão e o clássico “Encouramento e Arreios do Vaqueiros no Seridó”.

O QUE

Estruturada como uma livraria, a Cooperativa Cultural surgiu em 1977, por ideia do professor Waldson Pinheiro, então chefe do Departamento de Letras da UFRN. O objetivo era viabilizar a venda de livros técnicos e científicos, na época difíceis de serem adquiridos em Natal. O primeiro ponto da livraria foi no local onde hoje funciona o Diretório Central dos Estudantes (DCE), no Setor I. Apenas em 1983 a livraria foi alocada em sua sede atual no Centro de Convivência, onde vem promovendo, além das vendas de livros, uma regular programação cultural.

PROGRAMAÇÃO

04 a 07 de abril

Local: Centro de Convivências da UFRN
Das 9h às 21h- Entrada franca

04/04
Cooperativa Cultural
11h – Lançamento: “Encouramento e Arreios do vaqueiro do Seridó” (Oswaldo Lamartine)
18h – Lançamento: “Coletânea Literatura Brasilis” (Colléction Potiguar – bilingue por e espanhol). Org: Aluízio Azevedo Jr

Núcleo de Arte e Cultura - NAC
11h30 – Show Antuanet
17h – Show musical de Abner e Juninho

Conviv'Art
Exibição dos curtas
Os animais tem razão [dir: alexandre Santos]; Pegadas de Zila [Valério Fonseca]; (Des)Memória de um eu inventado [dir:Renato Maia, Fabiola Bagdonas e Ana Penha].

Roda de Conversa: O mito da natureza selvagem entre o cinema e a literatura,explorando a obra “Into the Wild”. Com Antonio Condorelli

05/04

Cooperativa Cultural
9h – Leia Mulheres: Maíra Da'mas, Alice Carvalho e Maria Luíza Chacon
11h – Lançamento de Novos Contos Potiguares, de Thiago Galdino

NAC
11h30 – Show musical Bando de Sax
17h – Apresentação do Gaya Dança Contemporânea
18h – Banda Braile Ponto Positivo

06/04
Cooperativa Cultural
9h30 – A arte potiguar que ganhou o mundo Oi, Aure e Ilustra Lu
11h – Holandeses no Seridó Colonial?, obra de Olavo de Medeiros Filho
18h – Lançamento dos livros “Fé versus Razão ou fé mais razão” e “O Prisma Social da Bíblia” (autor: Francisco Canindé dos Santos)

NAC
11h – Show da Potibones
17h – Poesia Itinerante (estudantes do curso de Letras)

Galeria Conviv'Art
Exibição do curso -  “A Concha e o clérigo” (Germaine Dulac)
Roda de conversa: “Cinema e literatura: Os impossíveis de Antonin Artaud”, por Fagner França

07/04
Cooperativa Cultural
9h – Sarau Insurgências Poéticas – Especial poesia do RN
Com: Felipe Nunes, Marina Rabelo, Tereza Nunes e Thiago Medeiros
11- Lançamento do livro “A Geografia do cangaço”, de Paulo Medeiros Gastão
18h30 – Lançamento de “Contos de uma terra desnuda” (Jádson S Pereira)

NAC
11h às 12h30 – Big Band Jerimum Jazz
17h – Grupo de Dança da UFRN
18h – Grupo musical Acorde


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários