sexta-feira, 26 de abril, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Cooperturn quer prazo para trocar veículos

- Publicidade -

Ontem pela manhã foi realizada uma reunião entre diretores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e representantes da Cooperativa de Proprietários Autônomos de Ônibus de Turismo e Locação do RN (COOPERTURN). Depois da manifestação contra a portaria estadual, na quinta-feira, que proíbe a circulação de ônibus com mais de 18 anos no RN, o DER recebeu as reclamações dos autônomos.

Segundo as determinações das portarias dos dias 25 de setembro e 15 de dezembro, os ônibus acima de 18 anos poderão circular no estado por pouco tempo a mais. Ainda há um pequeno prazo para fazer a troca dos automóveis, três meses, entretanto, os autônomos reclamam do curto espaço de tempo dado. “É impossível substituir tantos carros em apenas três meses. Estamos pedindo um novo prazo”, disse o presidente da Cooperturn, Didier Ramalho.

De acordo com a diretora de transporte do DER, Maristela Lopes de Souza, o RN possui 331 automóveis registrados e 35% está acima dos 18 anos. Na Cooperturn, 120 automóveis estão cadastrados. Além de uma grande perda no número de veículos que podem ser tirados de circulação, a Cooperativa pede por menos vistorias. “Agora, elas estão sendo feitas quatro vezes ao ano e em cada uma, todos os ônibus têm que pagar uma taxa de R$ 55,00. Por ano, torna-se mais de R$ 6 mil que gastamos com  o pagamento de taxas e vistorias. Também queremos que esses números baixem de alguma forma”, finaliza Didier.

Na quarta-feira, eles irão entregar um documento oficial pedindo um prazo de dez anos para a substituição da frota e terão alguma resposta dentro de cinco a dez dias. O DER explica que a decisão firmada por decreto está de acordo com a Agência Nacional de Transporte Terrestre e que não foge aos procedimentos regulamentados em outros estados brasileiros. Entretanto, eles irão analisar o pedido de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro e os Direitos dos Usuários, que prezam pela segurança, qualidade e controle dos veículos, passageiros e motoristas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas