Coordenador da transição

Publicação: 2020-11-24 00:00:00
colunanotas@tribunadonorte.com.br

O prefeito eleito de Mossoró, Allyson Bezerra, designou o advogado Raul Santos como coordenador da equipe de transição. “É o maior desafio profissional da minha vida até agora. Abraço com muita honra e determinação, uma oportunidade única de contribuir para o bem público e é com isso em mente que sigo em frente”, comentou Raul Santos nas redes sociais. Ele é especialista em Direito Ambiental e mestre em Ciências Humanas e Sociais.  Também integram a equipe de transição Claudemberg Emídio Dantas, Luana Lima, Franklin Alves Filgueira, Kadson Eduardo, Paulo Linhares e Ivo Franklin de Moura Bezerra e Humberto Fernandes.

Precatórios do Estado 
No Rio Grande do Norte, 22,8% da dívida consolidada líquida do Estado é composta por precatórios (débitos do poder público reconhecidas pela Justiça). Entre as unidades da Federação, o Rio Grande do Norte ocupa o sexto lugar em termos de peso dos precatórios na dívida pública, em um “ranking” liderado pelo Distrito Federal. Os números fazem parte de estudo inédito sobre o tema, elaborado pela FGV a pedido do escritório Innocenti Advogados, que será divulgado em breve.

Diagnóstico de covid-19
O prefeito eleito de Tibau do Sul, Valdenício Costa, foi diagnosticado com covid-19. “Infelizmente, fui acometido de uma enfermidade que vem preocupando a todos nesses últimos tempos. Não só aqui, mas em todo o mundo. Durante esse período de tratamento, ficarei em isolamento e sem comunicação. Minha esposa e meus filhos estarão acompanhando meu tratamento e levando as informações até vocês”, disse Valdenício Costa, em nota sobre o diagnóstico e as precauções que precisará tomar. 

Sem pânico 
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, disse que o crescimento que se tem registrado de casos de covid-19 em alguns estados não é assustador. “É bom dizer isso, para não começar um pânico generalizado. Há um progresso de como enfrentar essa doença, inclusive para quem precisa de tratamentos mais sérios”, afirmou, durante entrevista a uma emissora de rádio.   “Acho que isso vai começar a regredir, porque já vencemos a fase mais difícil. A gente torce pra que essa coisa reverta pra gente voltar à vida normal”, acrescentou.  Para o general Heleno, o isolamento social extremado está cada vez mais em contestação. “Muita gente não aguenta mais essa história de isolamento. Muita gente está contestando essa situação e colocando em dúvida se isso evita a propagação da covid ou se é inevitável”, comentou. 

Candidatura em 2022
Um perfil nas redes sociais já defende o nome da ex-governadora e atual prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, para a disputa de um mantado eletivo em 2022. O perfil tem o nome exatamente de “Rosalba 2022” e se identifica como uma iniciatia “apoiada pela região do Mato Grande”, mas não aponta qual cargo a prefeita, que disputou a releição e não obteve sucesso, deve concorrer nas próximas eleições, quando estarão em disputa vagas na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados, no Senado e do Governo do Estado. 

Investigação eleitoral 
A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte solicitou apuração de possível candidatura fictícia ao cargo de vereadora no município de Serrinha, a 80 km de Natal. O objetivo seria fraudar a cota de gênero prevista na legislação, que determina o mínimo de 30% (trinta por cento) de candidaturas femininas por partido. O caso será investigado pela Promotoria Eleitoral da 13a Zona. De acordo com o MP Eleitoral, uma candidata registrada pelo Partido Verde não tem filiação regular à legenda  e não obteve um voto sequer no pleito do último dia 15 de novembro. 

Cobrança da dívida 
A governadora Fátima Bezerra assinou Aditivo ao Termo de Cooperação com o Tribunal de Justiça para o funcionamento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC) da Dívida Ativa, vinculado à Procuradoria Geral do Estado. Com isso o governo pretende arrecadar os impostos devidos e regularizar a situação fiscal de contribuintes. "Nosso objetivo é resgatar um dinheiro que é da sociedade e faz muita falta", afirmou a governadora Fátima Bezerra, no ato de assinatura. 

Revisão do PDN
Vereador eleito, Aldo Clemente defende que a revisão do Plano Diretor de Natal (PDN) seja prioridade da próxima legislatura da Câmara. "Natal está parada no tempo com um Plano Diretor de 2007. São regras de uma cidade que não existe mais e que tem travado o crescimento da capital. Precisamos urgentemente discutir, analisar e votar o novo projeto, que permita sim a preservação do meio ambiente e das belezas naturais, mas também que recoloque Natal nos trilhos do desenvolvimento", disse Aldo Clemente.