quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Coordenadorias estão sem sala para atuar

- Publicidade -

JUSTIFICATIVA - Amélia Freire explica que ainda estão em fase de montagem da equipeAs Coordenadorias de Políticas Públicas para as Mulheres e a de Promoção da Igualdade Racial (criadas este ano), juntamente com a Subsecretaria da Juventude (lançada ano passado), ambas vinculadas à Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), já estão realizando atendimentos,  mas ainda não têm um local definitivo para funcionar.

O secretário estadual da Justiça e da Cidadania, Leonardo Arruda, informou que as Coordenadorias foram criadas recentemente e estão se estruturando, enquanto que a Subsecretaria funciona no anexo do Sine desde o ano passado. “As coordenadorias estão instaladas no prédio da Secretaria para Articulação com os Municípios, na Hermes da Fonseca, que provavelmente irá mudar para outro local, ficando somente as Coordenadorias”, falou Leonardo Arruda.

A informação era de que a Subsecretaria funcionava em uma sala na Governadoria, onde faltava estrutura e espaço físico, o que estaria dificultando o atendimento ao público. O ramal da sala só fazia chamar. Segundo o secretário estadual de Políticas Públicas para Juventude, Marco Aurélio, a Subsecretaria da Juventude não trabalha diretamente com o público e sim, articula os programas para a juventude para que sejam executados pelas Secretarias. “A Subsecretaria acompanha a execução. Estamos instalados e  trabalhando agora juntamente com a Secretaria de Educação, depois articularemos com outras Secretarias”, disse Marco Aurélio, em desacordo com o que foi dito por Leonardo Arruda sobre o local de funcionamento da Subsecretaria.

“Nós e a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial estamos em fase de planejamento, mas atendemos ao público que nos procura. Já realizamos atendimentos, inclusive com algumas lideranças do interior”, falou a assessora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Tatiana Pires.

A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, liderada por Amélia Freire,  tem a função de formular projetos e realizar ações de combate à discriminação e à violência contra a mulher potiguar. É o órgão responsável pela formulação e execução de diversas ações voltadas para a melhoria das condições de vida das mulheres, em conjunto com todas as secretarias do Governo do Estado e em parceria com o governo federal.

A coordenadora Amélia Freire informou que na sala (dependências da Secretaria Para Articulação com os Municípios) funciona somente a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, e que a de Promoção da Igualdade Racial estaria na Sejuc. Amélia Freire está organizando a 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, que irá ocorrer nos dias 12 e 13 de julho e que dispõe da infra-estrutura necessária para trabalhar. “Estamos voltadas agora para a Conferência, mas atendemos ao público. Ainda estamos montando a equipe, pois tomamos posse no dia 8 (março). Toda a nossa estrutura de material para trabalho é da Sejuc. Estamos aqui provisoriamente e quando estivermos na sede definitiva iremos instalar o restante da estrutura. Contamos ainda com um espaço na Casa da Cidadania. Quem quiser pode nos procurar em qualquer destes lugares que iremos atender prontamente”, disse a coordenadora, que não soube informar quando seria a mudança e qual local funcionaria a Coordenadoria definitivamente e que externou a hipótese de que a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial iria dividir o mesmo espaço.

A TRIBUNA DO NORTE tentou entrar em contato com a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Elisabeth Lima mas o celular estava fora de área. De acordo com Leonardo Arruda, ela está em Brasília firmando um convênio. A Coordenadoria tem os objetivos de promover campanhas educativas contra a discriminação e desenvolver ações de capacitação profissional para assegurar a inserção social de negros, índios e outras raças discriminadas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas