sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Copa 2006 – O momento do recomeço

- Publicidade -

CAPITÃO - O jogador Cafu não deve ser aproveitado no próximo mundialMesmo com a decepção pela campanha na Copa do Mundo ainda ecoando pelos quatro cantos do país, a Seleção Brasileira sabe que terá que se reerguer para os seus próximos compromissos, como a Copa América de 2008 e as Eliminatórias para o Mundial de 2010, na África do Sul. E o elenco que disputou a última Copa na Alemanha deverá passar por uma grande reformulação, visto que alguns atletas já passaram a casa dos 30 anos e dificilmente terão condições de disputar o próximo Mundial.

Alguns como o meia Juninho Pernambucano (31 anos) e o lateral-esquerdo Roberto Carlos (34 anos) já declararam que não pretendem voltar à Seleção Brasileira. Outros como o lateral-direito Cafu (36 anos) ainda relutam em aceitar a idéia.

Técnico com passagem pela Seleção Brasileira, Candinho defende a renovação após a Copa do Mundo, mas ressalta que o fracasso da campanha na Alemanha não deve causar uma mudança drástica nas próximas convocações. “A renovação não pode ser feita do jeito que está todo mundo falando, mandando todo mundo embora. Aqueles que têm 33 ou mais, aí sim você não precisa mais chamar. Mas os que têm 30 podem dar uma base para os novos, pois o Brasil disputará competições importantes. Isso não quer dizer que eles disputarão a próxima Copa, mas podem ser chamados, pelo menos nos próximos dois anos”, comentou.

Candinho concorda com o afastamento dos laterais Cafu e Roberto Carlos, mas lamenta a forma como os dois se despediram na última Copa do Mundo. “Sou a favor da saída do Cafu e do Roberto Carlos, esses sim. Está na hora de fazer uma homenagem a eles que deram muito pelo Brasil nestes anos todos e não podem ser jogados assim no lixo”, afirmou Candinho.

Assim como Candinho, o técnico Valdir Espinosa também defende uma mudança gradual no grupo da Seleção Brasileira. O treinador acredita na importância da presença de jogadores experientes nas próximas competições.

“Dificilmente os jogadores com mais de 30 anos serão chamados para a preparação para a próxima Copa. Mas não acredito que haverá uma reformulação total. Ano que vem teremos a Copa América e as Eliminatórias, que são competições importantes e a mescla da juventude com a experiência tem tudo para dar certo. Mas isso dependerá de quem será o treinador”.

Já Renê Weber, treinador que já passou pelas seleções brasileiras de base, acha que apesar das eliminatórias e a Copa América pelo caminho, o foco do próximo técnico deverá estar centrado na próxima Copa do Mundo. “Acho que começará uma reformulação já pensando na Copa de 2010. Quando dirigi a sub-20, nosso planejamento era convocar jogadores sub-18 dois anos antes para pegarem experiência e prepará-los para o Mundial e Sul-Americano. Acredito que agora vão convocar jogadores que tenham idade para disputar a Copa daqui a quatro anos no auge de sua forma física e técnica”, opinou.

A partir do dia 16 de agosto, quando o Brasil realiza amistoso contra a Noruega, Parreira ou provavelmente um novo técnico começará a desvendar o mistério de quem será reaproveitado daqui para a frente, começando pela Copa América e depois pelas Eliminatórias.

Roberto Carlos pede o fim das críticas

Considerado por parte da torcida brasileira um dos culpados pela eliminação da Seleção na Copa do Mundo, Roberto Carlos não esconde que as críticas o tem chateado. Através de seu site pessoal, o lateral-esquerdo do Real Madrid pediu que os torcedores deixem de buscar um “bode espiatório” para o fracasso do Brasil no Mundial.

“Chega de tentar achar culpados, vamos pelo menos uma vez entender que futebol é assim, nem sempre se pode vencer. É isso que faz a paixão por esse esporte ser cada vez maior. Teremos outras oportunidades para ganhar, e venceremos”, afirmou.

Roberto Carlos criticou ainda as vaias que alguns jogadores receberam na chegada ao Brasil, como aconteceu com o lateral-direito Cafu. “Não acho justo, sei que lutamos muito e temos que ser no mínimo respeitados.  Vejo o exemplo de outros países e me emociona ver que, mesmo na derrota, seus jogadores são respeitados”, disse o lateral-esquerdo.

Kaká ameaça deixar a equipe do Milan

O meia Kaká, que já renovou seu contrato com o Milan até 2011, afirmou que pode sair do clube, caso o clube caia para a segunda divisão do Campeonato Italiano. A Justiça italiana poderá anunciar nos próximos dias a queda do Rubro-Negro de Milão por causa de envolvimento no esquema de manipulação de resultados nas últimas temporadas do Campeonato Italiano.

“Se o Milan ficar na série A eu certamente não vou sair, em caso contrário, vamos ver. Mas ainda é cedo para falar disso e eu vou deixar meu pai cuidar desses assuntos”, disse o brasileiro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas