quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Copa 2014: candidatos a prefeito de Natal assinam pacto de responsabilidade

- Publicidade -

Os candidatos a prefeito de Natal (RN) assinaram na manhã desta quarta-feira (29), no auditório do Minsitério Público Estadual, um termo de responsabilidade proposto pelo Instituto Ethos/Atletas pela Cidadania e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentaveis dando garantias de investimentos sociais como parte do legado da Copa 2014.
Candidatos à Prefeitura se reuniram com o Instituto Ethos nesta manhã
Carlos Eduardo, do PDT; Roberio Paulino, do PSOL; Fernando Mineiro, do PT; Rogerio Marinho, do PSDB e Hermano Morais, do PMDB, assinaram três cartas: o “Termo de compromisso cidades do esporte”; o “Pacto pela transparencia municipal” e “Programa Cidades sustentáveis”. O candidato do PB, Roberto Lopes, não compareceu, nem enviou representante.

Por causa de outros compromissos da agenda política, o candidato Rogério Marinho foi representado pelo seu vice, Haroldo Filho. Já o pemedebista Hermano Morais, que se recupera de uma cirurgia, foi representado pelos eu vice, Osório Jácome. Nos dois casos, os prefeitáveis enviaram cópias da carta de compromisso, que receberam antecipadamente, prontamente assinadas.

Ao discursar, após fazer a assinatura do termos, os prefeitáveis presentes ao evento e os vices foram unânimes em dizer que o evento fortalece a democracia e “é uma necessidade imperiosa”. Com o evento “Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?”, as entidades querem estimular os postulantes ao governo municipal a planejar e implantar ações que garantam acesso ao esporte pela população; mais transparência na gestão e nos gastos públicos; e programas para o desenvolvimento sustentável nas capitais visitadas.

Estiveram no comando do evento, a ex-jogadora de vôlei Ida Álvares, diretora da organização Atletas pela Cidadania; o coordenador nacional de mobilização do Instituto Ethos/Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, Felipe Saboya e o coordenador executivo da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis/Programa Cidades Sustentáveis, Maurício Broinizi.

A ação acontece, segundo Felipe Saboya, em meio ao momento único vivido pelo Brasil, que, ao sediar os principais eventos esportivos do mundo, tem também o compromisso de realizar investimentos sociais importantes. “Além do legado em áreas como mobilidade urbana e infraestrutura, é preciso estabelecer outros benefícios para a população”, afirmou Felipe Saboya.

A carta compromisso também já foi assinada por prefeitáveis das cidades de Manaus (AM), Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Recife (PE). Outras três cidades receberão o evento: Belo Horizonte (MG), no dia 31; Fortaleza (CE), no dia 3; Salvador (BA), no dia 5; e Curitiba (PR), no dia 11 de setembro.

Além das três instituições organizadoras, a iniciativa conta com a participação da OAB-RN, Comissão Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (COEDHUCI), Comitê Popular Copa 2014 e Associação Potiguar dos Atingidos pela Copa (APAC).

Termo de Compromisso Cidades do Esporte

O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa ao desenvolvimento de uma cultura esportiva, tornando o esporte acessível à população, com o estímulo ao aumento da atividade física e a melhoria do esporte das escolas. A meta é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional em 100% das Escolas Públicas, bem como dobrar a prática de atividade física nas cidades-sede da copa até 2016.

Pacto pela Transparência Municipal

O Pacto Municipal pela Transparência tem com objetivo comprometer os/as futuros(as) administradores(as) municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos que pretende aproveitar a realização da Copa do mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência da gestão e dos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.

Programa Cidades Sustentáveis

O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

Para mais informações sobre as plataformas acesse os sites:

Pacto pelo legado Socioesportivo – Atletas pela Cidadania – www.atletaspelacidadania.org.br

Programa Cidades Sustentáveis – Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis www.cidadessustentaveis.org.br

Pacto Pela Transparência – Projeto Jogos Limpos (Instituto Ethos) –  http://www.jogoslimpos.org.br/

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas