Copa 2014: representante do COL assegura Natal como umas das sedes

Publicação: 2011-02-23 10:53:00 | Comentários: 6
A+ A-
O Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 voltou a assegurar que Natal será uma das sedes do evento promovido pela Fifa. Em entrevista ao portal GLOBOESPORTE.COM publicada nesta quarta-feira (23), o coordenador de operações do COL, Ricardo Trade, reforçou que a Copa vai ter mesmo 12 sedes e que não existe a possibilidade de nenhuma cidade ser deixada de lado no caminho até o Mundial.
DivulgaçãoAtraso na construção da Arena da Dunas é o principal problema detectado pelo COL até o momentoAtraso na construção da Arena da Dunas é o principal problema detectado pelo COL até o momento

Ele frisou que o planejamento inicial está mantido, mesmo com alguns locais em atraso nas obras, principalmente nos aeroportos e nos estádios.

"Segundo o presidente Ricardo Teixeira, em conversa com a Fifa, não existe a possibilidade de nenhuma cidade ficar fora da Copa do Mundo. Todas estão garantidas, inclusive Natal", afirmou Ricardo Trade ao portal carioca.

A matéria ressalta que Natal é a maior preocupação do comitê organizador da Copa de 2014. Até o momento, a cidade ainda não fechou o processo de licitação da parceria público-privada (PPP) para a construção da Arena das Dunas. Inicialmente, o cronograma apontava para que tudo já estivesse sacramentado em junho de 2010. Porém, em decorrência do período eleitoral, tudo foi se arrastando e a definição ficou para o início de março.

"No próximo dia 3, eles entregam as propostas e pelo que sabemos várias empresas demonstraram interesse. Temos que esperar", disse Trade.

A expectativa do COL é que as obras na Arena das Dunas comecem a partir de junho. Com isso, o estádio de Natal estaria pronto em dezembro de 2013, apto apenas para a Copa do Mundo. No total, pouco mais de R$ 400 milhões serão investidos na construção do local.

Trade afirmou que o COL tem acompanhado de perto as obras nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, a missão do comitê organizador é justamente essa: fiscalizar e cobrar para que os prazos estipulados pela Fifa sejam cumpridos à risca.

"Não há uma preparação maior do que a nossa. Temos essa licitação de Natal no dia 3 de março e estamos acompanhando, monitorando e fazendo tudo isso em conjunto com a Fifa. Claro que temos que ficar preocupados com algumas situações, como a dos aeroportos. Mas isso é normal. Das 13 obras de aeroportos, quatro já iniciaram. Estamos convictos de que isso será resolvido e vamos avançar muito bem nesse quesito. Não é o nosso papel construir nada, nem estádio e aeroporto. Estamos apenas monitorando e cobrando", disse o coordenador.

Nesta quarta-feira, Trade seguirá a sua participação no Seminário Geral das Cidades-sede, realizado em Brasília. Além de membros das 12 capitais do país que estão participando da Copa do Mundo, membros da Fifa também estão discutindo as melhores maneiras de viabilizar a competição em território canarinho.

* Com informações do GLOBOESPORTE.COM.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários

  • namagaderas

    Não apareceu ninguém na 1ª licitação pois o projeto foi superdimensionado para a realidade de Natal e não será rentável para o pós-Copa. Já sairam estudos dizendo que será um grande \"elefante branco\", assim como o estádio de Manaus. Se tivessem feito um projeto mais realista, como a simples reforma do Machadão, isso não teria acontecido e as obras já estariam bem mais adiantadas. O setor privado só vai apostar no projeto se o se o Poder Público colocar muita muita grana como garantia (ou seja, nosso dinheiro), o que já está acontecendo. Vamos continuam pagando essa conta anos a fio. As pessoas ficam literalmente abestalhadas por conta dessa Copa e aceitam qualquer coisa! No mais, onde os carros vão estacionar em torno do novo estádio?

  • kakaaraujo09

    Que absurdo, isso não pode acontecer, uma cidade onde uma criança morre engasgada com um coroço de pitomba pode sediar a Copa 2014 isso é absurdo, essa cidade não estrutura para isso, esse dinheiro todo que será investido aqui vai ser provavelmente desviado.

  • junior_f1jul

    Vocês \" POLITICOS \" deviam ter pelo menos vegonha na cara, façam antes uma enquete para ver se a sociedade norteriograndense QUER ou NÃO esta tal de copa 2014 aqui, OLHEM MAIS para a SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E MENAS CORRUPÇÃO.

  • joseluciano1978

    O QUE EU ACHO QUE AS PESSOAS RESPONSÁVEIS DEVERIAM ARREGAÇAR AS MANGAS E TRABALHAR MAS, E NÃO FICAR SÓ NA CONVERSAR, POIS A CADA DIA O TEMPO FICA MAS CURTO, TEMOS QUE SE UNIR E COMEÇAR LOGO ESSAS OBRAS, POIS A CIDADE MERECE SIM SEDIAR O MUNDIAL 2014!

  • asoares632

    zecaparaense,vc ñ está errado.TEM MUITA COISA ENGANOSA.ñ SÓ NA COPA/SEDE/RN,mas muitaaaaaaaa enganação.Nossos políticos vivem a nos iludir.Essa história toda de licitação,atraso etc...tem a desonestidade,o tirar vantagem.Mas, a culpa é do povo. Aplaude os corruptos q mentem e ficam rindo da nossa idiotisse. se essa sede da copa fosse CORRETA,seria uma beleza p/ o Estado.Infelismente, é muita safadeza. VAMOS PRA FRENTE.tORCER P/APARECER DIRIGENTES SÉRIOS,Q Ñ VEJAM APENAS O SEU BOLSO.

  • herbert-30

    como esse pessoal quer deixar um estadio pronto, antes da copa se nem a orla esta terminada