''Copa da Música" homenageia países do futebol

Publicação: 2018-05-17 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A Orquestra Sinfônica da UFRN vai colocar em campo uma seleção de músicos e obras no seu terceiro concerto oficial da temporada 2018. Marcado para o próximo sábado (19), com sessões às 18h e 20h, a “Copa da Música – Sinfônica da UFRN em seleções” acontece na Escola de Música da UFRN (EMUFRN). Os ingressos são gratuitos e começam a ser distribuídos nesta quinta-feira (17), das 08h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria de Eventos da EMUFRN – caso os ingressos não se esgotem até sexta, uma nova distribuição será realizada 30 minutos antes do concerto.

Orquestra da UFRN trará repertório eclético, de Sérgio Mendes ao russo Shostakovich
Orquestra da UFRN trará repertório eclético, de Sérgio Mendes ao russo Shostakovich

A Orquestra Sinfônica da UFRN será comandada pelo maestro venezuelano Roberto Ramos. O primeiro momento do concerto apresenta obras do compositor russo Shostakovich (1906-1975). Tido pela crítica especializada como um dos  mais célebres compositores do século XX, o músico compôs grande parte de seu trabalho durante o período da União Soviética.

No concerto da Orquestra Sinfônica da UFRN serão apresentadas as obras “Abertura Festiva” e “Concerto nº 1 para Piano e Trompete”. “Abertura Festiva” foi composta em 1954 e, no ano de 1980, foi o tema da Olimpíada de Moscou. Já a composição “Concerto nº 1 para Piano e Trompete” será apresentada com a participação dos convidados David Korevaar (EUA), no piano, e Flávio Gabriel (BRA), no trompete.

David Korevaar é professor na Universidade do Colorado, tem atuação como recitalista, camerista e solista, com trabalhos que também abrangem o teatro e a dança. Ele mantém uma vasta agenda de concertos, com apresentações em vários países. Da sua discografia, os trabalhos mais recentes trazem obras-primas selecionadas de Chopin pelo selo “MSR Classics” e um CD pelo selo “Naxos” com o violinista Charles Wetherbee. Também é conhecido por sua interpretação da obra de Bach, já gravou as Seis Partitas, Variações Goldberg, além dos dois livros do “Cravo bem temperado”.

Sobre o concerta da Orquestra da UFRN, o tema futebolístico ainda vai se estender para o repertório. A seleção brasileira, por exemplo, vem representada pela obra “Santos Football Music” de Gilberto Mendes. A peça traz várias sutilezas sonoras de uma partida de futebol. Tem sons que rementem ao comentarista da partida, aos ânimos dos torcedores e todo o amor do brasileiro pela arte futebolística. O encerramento da “Copa da Música” será com a obra mexicana “Conga del Fuego Nuevo”, do músico Arturo Márquez.

Serviço
“Copa da Música”, da Orquestra Sinfônica da UFRN

Dia 19 de maio, às 18h e 20h

Escola de Música da UFRN (Rua Cel. João Medeiros, Lagoa Nova)

Entrada gratuita.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários