sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Copa do Mundo traz ‘mês extra de verão’ para cervejarias

- Publicidade -

Cervejarias esperam lucrar mais com a Copa do MundoAssistir a um jogo de futebol acompanhado de uma cerveja gelada é quase uma instituição para o brasileiro. E as empresas de bebidas apostam na mistura dessas duas paixões nacionais para faturar durante a disputa da Copa do Mundo. “Com a Copa, é como se tivéssemos um mês a mais de verão no ano”, ressalta Enio Rodrigues, superintendente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).

A observação não é à toa: o consumo de cerveja é muito maior nos meses de calor. Segundo o Sindicerv, os meses de dezembro e janeiro concentram entre 10% e 11% das vendas de cerveja do ano cada um. Durante a Copa do Mundo, que será disputada entre junho e julho na África do Sul – período de inverno no Hemisfério Sul -, as vendas devem ser similares às dos meses de verão.

“Em junho, o esperado é cerca de 6% a 7% do consumo anual, mas agora, com a Copa, esperamos que atinja a marca de dezembro a fevereiro. Com isso, há uma projeção de que o ano terminará com crescimento de 7% a 10% das vendas de cerveja, quando o ritmo de crescimento tem sido de cerca de 5% ao ano do mercado nacional”, aponta Rodrigues.

Segundo a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), ainda não é possível fazer uma estimativa completa do aumento das vendas, porque há uma série de variáveis que podem influenciar o resultado do setor. Entre eles estão o clima, a condição econômica do País e até mesmo o desempenho da seleção brasileira na competição.

Otimista, Rodrigues acredita que as vendas para o consumidor vão aumentar, assim como o consumo em bares e restaurantes. “Quem não estiver fazendo o churrasco em casa vai a um bar assistir aos jogos no telão”, afirma. “Esperamos um boom geral no consumo.”

Para aproveitar o potencial crescimento do consumo, as grandes cervejarias apostam em ações de marketing agressivas. Embora nenhuma delas divulgue a projeção do aumento de vendas, todas acreditam em alta do faturamento. A maior das cervejarias, a AmBev, foi mais longe e emplacou uma de suas marcas, a Brahma, como patrocinadora oficial do mundial. Segundo a empresa, a cerveja estampará sua marca nos jogos do Brasil e terá como foco principal, apesar da exposição no exterior, o mercado nacional.

Nas campanhas, a Brahma vai apresentar embalagens especiais, decoradas com uma armadura – já que o slogan da marca evoca o lado guerreiro dos jogadores. Outra marca da AmBev apresenta a maior novidade em relação ao marketing: a Skol está lançando, por conta da Copa, as “latas torcedoras”. Com um mecanismo de som que é acionado quando for aberta, a lata passa a gritar cinco cantos de torcida. Ao todo, serão confeccionadas 150 mil latas torcedoras.

* Fonte: Agência Estado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas