Copa em Natal está por um fio

Publicação: 2010-11-24 12:48:00 | Comentários: 6
A+ A-
“Uma desagradável surpresa”. Com estas palavras, o secretário especial da Copa 2014 em Natal, Fernando Fernandes, descreveu a ausência das empresas de construção civil interessadas em erguer o polêmico estádio Arena das Dunas. Nenhuma das cinco empresas que se inscreveram e depositaram mais de R$ 4 milhões na conta do Comitê Organizador Local (COL), como garantia de interesse na licitação, compareceram a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) na manhã de hoje.

A abertura dos envelopes estava marcada para as 10h. “Postergamos o prazo por mais 15 minutos e, diante da ausência dos concorrentes, decretamos a deserção e nos reuniremos com o COL para discutirmos o que será feito a partir de agora”, declarou o presidente da comissão de licitação, Marcelo Lucas da Silva.

Com o não comparecimento das empresas, mais 45 dias, em média, serão necessários para a publicação do edital e trâmites burocráticos relacionados ao processo. Como o Governo Estadual já enviou o orçamento 2011 para ser apreciado na Assembléia e no qual não está inclusa a construção de um estádio, a situação de Natal como sede da Copa do Mundo 2014 está mais do que ameaçada.

Fernando Fernandes, no entanto, garante que ainda é cedo para avaliações. O secretário disse que vai procurar os gestores de Natal e do Estado para buscar junto à Fifa recondionar um novo prazo para a capital potiguar finalizar os trâmites burocráticos.

Ainda de acordo com o secretário, não se pode afirmar a possibilidade de que o Governo arque sozinho com os custos para a construção da Arena, e por isso foi necessária a definição da Parceria Público-Privada (PPP) para a construção. Para Fernandes, ainda não se pode dizer se Natal está próximo ou distante de sediar a competição. "Natal continua como sede. Temos que sentar e encontrar uma saída. Para tudo na vida tem uma saída e com certeza vamos buscá-la", garantiu.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários

  • arteoficiomarcos

    Vcs esquecem que as obras da Arena das Dunas ja começaram? Derrubaram a Creche, as criancinhas que o digam. Tentaram da uma volta nos caras da FIFA derrubando uma creche e asfaltando o que ja estava asfaltado pensando que os caras eram bobinhos. Governates bobinhos que so perdem! Fernando de Noronha, Refinaria, Fabrica de PVC, Descobrimento do Brasil pra Porto Seguro, etc...

  • kaynielleetiago

    Natal vai perder muita coisa com os políticos que temos. Não só o estadio como toda Natal iria para frente, temos uma linda cidade e é uma pena ver que ninguém liga. Fizeram de tudo para adiar esse estádio por causa do carnatal, mais será que o carnatal vai dar mais dinheiro do que esse estádio aqui ? esse carnatal só traz porcaria para a nossa cidade, são 4 dias dias de folia trocado por milhões envestidos aqui. Nossos onibus iriam ter melhora, nossas ruas, casas, e quem sabe empresas multinacionais iriam evestir em nossa cidade. Ta mais que na hora de todos abrirem os olhos e ver que isso é uma bela oportunidade para a nossa cidade e que não podemos perde-la. Precisamos ir pra frente, está mais que na hora, não acham ? Chega de ver todas as empresas que tentam investir aqui irem para outro estado.

  • asilva_rocha

    A questão é muito simples: iniciativa privada não rasga dinheiro. Se ninguém apareceu para construir essa \"Arena\" é porque ela não é viável economicamente, mais precisamente, ela não oferece um retorno que compense o risco (coisa mais básica da área de finanças). Caso Natal ainda queira a Copa, vai ter que abrir a carteira e completar o que falta para essa \"Arena\" atingir uma taxa mínima de atratividade. O governo bancar sozinho a construção é algo quase impossível porque é muito dinheiro pra gastar de uma só vez. Resumindo: só Jesus!!!

  • mianneufrn

    Eu não dúvido que tenham vendido \"o fracasso\" da copa em Natal. É mais fácil \"vender o fracaso\", do que desviar verbas de uma obra que estará sendo supervisionada por uma entidade internacional. Agora, se fosse supervisionada por uma das famílias legendárias de nosso Estado,ai sim...sairia até 3 Estádios (preço de 3 pela entrega de 1). Lamento ter que ver \"algumas possibilidades\" de melhorias no Estado serem transformadas em piada MUNDIAL!!!! E nem esperemos mais qualquer investimento em nosso Estado.Iremos de mal a pior...

  • sonia.fil

    mmmmmmmmmmm...que coisa! tantos milhoes no projeto virtual, tão bom que seria e ninguém quer \'investir\'? só mesmo uma mente brilhante, diante da realidade potiguar, para propor à cidade sediar a copa...

  • Trovaocap

    Isso já se sabia a muiiiiiittooo tempo... Indícios surgiram com a não demolicão do Machadão (afinal ... alguém se deu conta de pensar: Aonde se realizará o CARNATAL; será que, se o CARNATAL sair dali por três anos, algum dia há de voltar?! Outra... se demolir o Machadão o MerreCa® vai jogar aonde?! Pois é ... mas o certeza mesmo, só veio com o anúncio do estádio da travecada! ( E vão perguntar o que que a gente tem a ver com Sampa!! Esse viajou, calma lá, explico!) O Governo Federal disponibilizou 4,8 Bi para os estádios da copa, dividido pelas 12 sedes (e nisso todos havemos de concordar ... é muita sede!) dão os 400mi pra cada uma, assim igualitariamente dividido pra geral... Pois bem o Mr. FOP (Face Of Pineapple) disse que não bancaria a ampliação do projeto do travecão pra abarcar a abertura da copa do mundo, a CBF também disse que não era com ela, o Governo também disse que não era com ele e a FIFA idem... A grande pergunta que sobrou quando da confirmação do Estádio da Travecada como sede e abertura da copa foi ... quem vai pagar a conta?! Você sabe, você respondeu ... Saber eles sabiam, responder .... não responderam, quando insistiram levantaram-se da mesa e encerraram a entrevista... Mas confirmado o travecão estava(está) ... então ... de onde virá o dinheiro... do cancelamento das excessivas sedes e, pode ter certeza, carnatal e estádio pro MerreCa® jogar também pesaram, mas não são decisivas para o corte de natal... Agora, quem perde, é o turismo do estádio, que mas uma vez fica a ver navios (quer dizer... não fica, se ficasse estava ótimo!) e é que, portanto, pode fazer alguma coisa para tentar impedir o que está praticamente (se não) certo! Afinal o turismo é uma das principais atividades do estádio e, se tem algo que o político respeita, é o dinheiro!