sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Copa estimula consumidor a comprar mais vestuário

- Publicidade -

A Copa do Mundo deverá estimular os consumidores a comprar principalmente vestuário, em Natal. Em menor proporção, o comércio de brindes e televisões também deve ser aquecido.
Enquanto 47,85% querem comprar roupas, 17,5% se sentem motivados a comprar um TV novo
A intenção de consumo com vistas ao mundial foi “medida” em pesquisa que a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) divulgou ontem.

O levantamento foi realizado nos dias 17 e 18 de maio junto a 600 entrevistados, nas quatro regiões da cidade.

Entre os entrevistados, 47,85% se dizem motivados a comprar vestuário em função da Copa.  Outros 17,5% se sentem motivados a coprar uma TV. Um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgado ontem,  mostra que o momento favorece o consumo desse produto.  “Embora alguns equipamentos passem a ser mais demandados no período que antecede o início dos jogos, inegavelmente os televisores são o carro-chefe das vendas”, diz a Confederação.

Com o encarecimento de serviços de manutenção e barateamento de novos aparelhos, os televisores deverão estimular vendas de eletroeletrônicos voltadas para a Copa do Mundo, segundo a CNC. De acordo com estimativas da Confederação, as vendas deverão ser maiores que as das Copas de 2006 e de 2010. O resultado poderia, no entanto, ser melhor, não fosse o encarecimento do crédito.

Tendo como base a receita do varejo apurada por meio das pesquisas de comércio do IBGE, a CNC também estima que o Mundial de Futebol eleve em R$ 863 milhões a receita das lojas especializadas na comercialização de artigos de uso pessoal e doméstico no segundo trimestre de 2014. Esse segmento responde por, aproximadamente, 6% do faturamento anual do varejo brasileiro.

Envolvimento
A maioria dos entrevistados na pesquisa da CDL (51,49%) se disse a favor da realização da Copa no Brasil. Mais da metade (50,16%) se mostraram favoráveis ao fato de Natal ser uma das cidades sedes dos jogos.

Quatro jogos serão realizados na cidade, tendo como “palco” a Arena das Dunas. A primeira partida está marcada para o dia  13 deste mês, entre México e Camarões. No dia 16 de junho, Gana e Estados Unidos se enfrentam. No dia 19 será a vez de Grécia e Japão e, no dia 24, jogam Uruguai e Itália.

A pesquisa também avalia o grau de participação da população e as expectativas em relação ao legado da Copa em Natal, conforme apresentação realizada pelo presidente da CDL Natal, Amauri Fonseca Filho. De acordo com os dados, 86% dos entrevistados ainda não foram a jogos ou eventos na Arena das Dunas. Entre os que irão ao estádio na Copa, 8,77% vão a um jogo, 1,82% vão a dois jogos, 0,66% pretendem ir a três e 0,99% afirmam que verão as quatro partidas.

Para 16,90% dos entrevistados, o maior legado da Copa serão prejuízos e dívidas. Outros 15,73% apontam mobilidade e 11,25% citam o turismo. A Arena das Dunas, por sua vez, foi mencionada por 9,11%, seguida por infraestrutura (6,45%), geração de empregos (5,79%) e obras inacabadas (5,63%).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas