quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Copa muda o horário do comércio

- Publicidade -

JOGOS - A rotina de Natal e da população vai sofrer alterações

A partir de amanhã, a grande movimentação pela Copa do Mundo 2006 começa a agitar todos, especialmente no Brasil, país do futebol. Com a abertura dos jogos, muitos locais em Natal começam a receber um intenso número de apaixonados pela bola, como bares e restaurantes, enquanto outros modificam os horários de funcionamento, como lojas, bancos e órgãos públicos.

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Natal deixou a critério do comércio o horário de funcionamento durante os jogos da Seleção Brasileira nesta primeira fase. Já os serviços municipais e estaduais da administração direta, indireta e fundações terão o funcionamento até às 14h, quando os jogos da seleção forem às 16h, e até às 11h quando os jogos forem iniciar às 13 horas.

Isto, entretanto, não implica em momento algum no funcionamento dos serviços emergenciais, como o da saúde. As determinações foram publicadas em decreto pelo prefeito Carlos Eduardo e pela governadora Wilma de Faria no Diário Oficial desta semana. De acordo com a assessoria da prefeitura, em alguns casos podem ser designadas equipes em serviços para que não haja prejuízo à população.

Na terça-feira, 13, e no dia 22, o horário de atendimento ao público em todas as unidades da Previdência Social no Estado será em expediente único, das 7h30 às 12h30. Já os bancos abrirão das 9h30 às 14h30 em dias de jogo da Seleção Brasileira.

As lojas, como tiveram a opção de manter-se abertas ou fechadas durante os jogos do Brasil na primeira fase, em dias de semana, ou seja, dias 13 e 22 de junho, estão majoritariamente escolhendo pelo fechamento. Os shoppings Midway Mall, Natal Shopping, Orla Sul, Praia Shopping e Via Direta devem manter a praça de alimentação aberta e com um telão para a transmissão dos jogos, mas as lojas devem fechar meia hora antes do início da partida com retorno meia hora depois da partida.

Alguns deles, como o Orla Sul e Praia Shopping ainda trarão comemorações após os jogos, como shows e sorteios de brindes. O Praia Shopping informou que a decisão veio pela defesa dos comerciantes que trabalham no local.

A Associação Empresarial do Bairro do Alecrim (AEBA) decidiu fechar os estabelecimentos entre 15h e 15h30 e também só retornar no outro dia. Apenas o Shopping 10 mudou o horário para 8h às 15h. O Centro também fecha o comércio entre 15h e 15h30 e apenas as grandes lojas, como C&A, Riachuelo e Americanas voltam a funcionar após o jogo até 20h. Já o funcionamento das lojas na Zona Norte deverá prosseguir até às 16h e só retornar no dia seguinte.

Funcionamento durante os jogos do Brasil (13 e 22/06)

• Shoppings – lojas fecham meia hora antes e reabrem meia hora depois
• Praças de Alimentação (shopping) – normal
• Comércio do Alecrim – fecha entre 15 e 15h30 e retorna nos dias 14 e 23 (Shopping 10 funciona entre 08h e 15h)
• Comércio do Centro – fecha entre 15h e 15h30 e retorna nos dias 14 e 23 (grandes lojas retornam após o jogo e permanecem abertas até às 20h)
• Comércio da Zona Norte – fecha às 16h e retorna nos dias 14 e 23
• Bancos – funcionam entre 09h30 e 14h30
• Supermercados – normal
• Órgãos estaduais e municipais – encerram expediente às 14h

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas