Copa SP de Futebol Júnior tem edição suspensa pela primeira vez desde 1969

Publicação: 2020-11-26 15:32:00
A Copa São Paulo de Futebol Júnior, ou simplesmente Copinha,  não terá edição no próximo ano. A Federação Paulista de Futebol (FPF) suspendeu a competição de categoria de base devido à pandemia do novo coronavírus. Esta é a primeira vez que isso ocorre desde a fundação do torneio, em 1969.

A Copinha é o maior torneio de categoria de base do Brasil, conhecida por mostrar o surgimento de grandes craques em cenário nacional. A competição marca o início da temporada do futebol no país, com 128 de todos os estados do Brasil buscando o título, que sempre é disputado no dia 25 de janeiro, data de fundação da cidade de São Paulo.


A FPF informou que consultou autoridades médicas e o poder público antes de tomar a decisão. "A partir de todas as iformações colhidas e diante do cenário de pandemia, concluímos que mesmo um rigoroso protocolo de saúde não seria o suficiente para garantir a segurança dos atletas, árbitros e demais profissionais envolvidos nos jogos, além da população das cidades-sede", explica o comunicado da FPF.

Cerca de 3.800 jovens atletas de até 20 anos participam numa edição da Copinha. Como medida para reduzir as perdas para os jogadores, a FPF irá permitir que na edição de 2021 atletas nascidos em 2001 possam participar do torneio.