quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Corintians desiste da disputa

- Publicidade -

O Campeonato Potiguar de 2016 sofreu mais uma baixa. Ontem, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) confirmou a desistência do Corintians de Caicó, campeão do torneio em 2001, da disputa do próximo ano. A grave crise financeira que o clube enfrenta é uma das causas da saída do Galo do Seridó. De acordo com o presidente da equipe seridoense, o clube precisaria de, no mínimo, R$ 30 mil, para participar da competição, o que se tornou inviável sem a ajuda da prefeitura de Caicó. Na reunião que aconteceu para definir a desistência da disputa, apenas três conselheiros votaram favoráveis para que o clube se mantivesse no Estadual.
O presidente da Federação, José Vanildo, revelou que o mandatário do Corintians de Caicó, Raimundo Lobão, optou por retirar o clube
“Eu como presidente não posso deixar de acatar a decisão da maioria. Irei a Natal para oficializar a desistência do Corintians do campeonato”, afirmou Lobão.

A saída do Coríntians vai motivar alterações no calendário do Estadual. Segundo José Vanildo, presidente da FNF, a desistência foi confirmada nesta semana pelo mandatário do time de Caicó.  “Ainda falta o envio dos documentos para protocolar a desistência, mas já conversei com Lobão e ele confirmou que o Corintians não joga o Estadual. O clube não conseguiu fechar os contratos de parceria com os empresários que investiriam no clube, o que iria viabilizar a montagem da equipe”, explicou ele.

Ainda de acordo José Vanildo, a grave crise hídrica que assola o interior do Rio Grande do Norte também é um dos fatores responsável pela desistência do Coríntians, assim como aconteceu com Santa Cruz, primeiro time a confirmar sua ausência na edição 2016 do Estadual. “Com a crise hídrica, as prefeituras não têm condições de investir nos clubes, algo que sempre foi importante para as equipes do interior. A crise econômica também é um problema, porque os municípios estão sem dinheiro. Faltam políticas públicas de incentivo ao esporte”, lamentou.

O presidente da FNF afirmou ainda que com a desistência, Corintians e Santa Cruz só poderão voltar à elite do Campeonato Potiguar através da disputa da segunda divisão do Estadual em 2016. Mas, a equipe de Caicó ainda não sabe se vai, também, participar dessa competição. “A prioridade agora será pagar as dívidas do clube, e só entraremos em qualquer disputa quando tivermos as condições”, adiantou Lobão.

MUDANÇAS
Com a desistência da segunda equipe, o Campeonato Potiguar terá – por enquanto – oito clubes disputando o título. Com menos times, a tabela do certame deverá passar por alterações. “Já estamos estudando a mudança no calendário. Por enquanto não temos uma definição nesse sentido, mas a tendência é que tenhamos menos datas”, disse Zé Vanildo.

Na primeira fase do Estadual, cada clube iria disputar nove jogos. Com a desistência das duas equipes, esse número foi reduzido para sete. Além disso, no regulamento, a equipe que somar menos pontos nos dois turnos, será rebaixada. A Federação precisa decidir se o Estadual de 2017 será disputado com 10 ou 8 equipes. Se a opção for pelo maior número de clubes, então, três equipes irão alcançar o acesso na 2ª divisão de 2016.

O Campeonato Potiguar de 2016 tem a rodada de abertura programada para o dia 24 de janeiro. A estreia do Corintians de Caicó seria contra o ABC, no estádio Frasqueirão. Já o Santa Cruz pegaria o Assu, jogando fora de casa. Com isso, essas duas equipes, até o momento, vão folgar na primeira rodada.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas