Coronavírus: Sesap suspende captação de tecidos e órgãos no RN

Publicação: 2020-03-22 10:08:00
A pandemia de Covid-19 levou a Secretaria de Estado de Saúde Pública do RN a suspender a captação de tecidos e órgãos no Estado no período de 15 dias. A medida foi assinada pelo secretário Cipriano Maia Vasconcelos e foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição do último dia 19.

De acordo com a portaria, a medida foi tomada em virtude da situação de emergência de saúde pública e levou em consideração recomendações da Comissão de Infecção em Transplantes da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) - Novo Coronavírus – SARS-COV-2 Recomendações no Cenário de Transplantes de Órgãos Sólidos.
Créditos: Júnior SantosCasos de urgência serão analisados individualmenteCasos de urgência serão analisados individualmente
"Considerando a impossibilidade, no momento, de realizar a investigação laboratorial dos potenciais doadores como o preconizado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, associado à possibilidade de doadores assintomáticos serem portadores e transmissores da doença para a equipe de captação e/ou para o receptor", diz o texto.

A portaria diz ainda que podem haver exceções, em casos de urgência, que serão analisados individualmente. O RN faz, atualmente, três tipos de transplante: córnea, rins e medula óssea.

Hospital recebe autorização para transplante de coração

Além dos três tipos de transplante que o RN já faz, os pacientes agora vão ter uma nova opção em solo potiguar: o transplante de coração. O Hospital Rio Grande, localizado na zona Leste de Natal, recebeu autorização para realizar retirada e transplante de coração. 

A autorização foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (20). O coordenador da UTI Pediátrica do hospital e diretor da Amico, o médico Madson Vidal, utilizou suas redes sociais para celebrar a conquista. “Essa luta para ter um hospital habilitado e oferecer esse belíssimo tratamento aos nossos pacientes começou com a borboletinha Bruninha. Muito emocionado dedico e homenageio Bruninha por essa conquista para o povo do nosso estado”.