sexta-feira, 29 de março, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Corot será lançado hoje em Baikonur

- Publicidade -

São Paulo – O satélite científico francês Corot (Convecção, Rotação  e Trânsitos Planetários), será lançado hoje, a partir da base de Baikonur,  na Rússia. O satélite, que tem participação brasileira, será utilizado para  a procura de planetas fora do sistema solar, os exoplanetas. Também vai estudar  a estrutura estelar e sua evolução – processo conhecido cientificamente como  sismologia estelar.  

Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), pela  primeira vez na história da Humanidade, será possível detectar, por meio de  medições precisas das variações de intensidade da luz das estrelas, planetas  rochosos do tamanho da Terra, capazes de abrigar vida. 

 Também é a primeira vez que astrônomos brasileiros participam da construção  de um satélite científico, com os mesmos direitos de seus parceiros europeus,  de explorar os dados científicos a serem obtidos.  

A participação brasileira é coordenada pelo Departamento de Astronomia do Instituto  de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo  (USP). Cerca de 70 astrônomos e estudantes dos principais centros de pesquisa  astronômica do país poderão participar das observações.  

A expectativa, conforme afirmam os cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, é de que o Corot descubra,  em seus previstos três anos de vida útil, cerca de mil planetas gigantes do  tipo de Júpiter e uma centena de semelhantes à Terra.

O lançamento satélite científico francês Corot ocorrerá  às 12h23 (horário de Brasília) e será transmitido em tempo real pelo site do  Inpe (www.inpe.br).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas