quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Corredor de primeira viagem

- Publicidade -

A corrida de rua é um esporte que agrada públicos variados, por isso mesmo a sua procura se dá por motivos também diversos. Perder peso e ganhar massa muscular, melhorar a postura, melhorar o condicionamento físico, reduzir o colesterol, diminuir o estresse do dia-a-dia, fazer novos amigos ou simplesmente superar desafios. Não importa a razão, o fato é que a prática desse esporte ganha cada vez mais adeptos.
Para os atletas que irão participar pela primeira vez da prova, cuidados com planilha de treinos, alimentação e o sono fazem parte da rotina. Hoje, é o último dia para a retirada dos kits de corrida, na Toyolex
Em Natal, a Meia Maratona do Sol conquistou os praticantes dessa modalidade de esporte já na sua primeira edição, em 2014. Faltando pouco tempo para a segunda edição da prova – que acontecerá no dia 7 de novembro – fomos em busca de relatos de corredores que se preparam para correr uma prova oficial pela primeira vez, e de dicas de profissionais que acompanham esses atletas.

Para o professor de atletismo e treinador do Grupo Sesi Corridas, Aquilles Melo, tão importante quanto preparar o corpo para uma meia maratona, é preparar a cabeça. “A prova de 21 km não é fácil, o atleta precisa estar psicologicamente preparado para enfrentar o desafio, precisa entender que passará mais de 2 horas correndo, e que isso envolve resistência corporal e mental”, afirma.

O conselho inicial do professor encontra na vendedora Rafaela de Carvalho um ponto de reflexão. Praticante do esporte há apenas seis meses, Rafaela não conseguiu realizar a primeira prova oficial na qual se inscreveu por motivo de ansiedade. “Passei a noite que antecedeu a competição com febre alta e dores no estômago, e atribuo esse quadro a minha ansiedade em participar de uma prova oficial”, comenta.

Estimulada por um amigo a iniciar a prática do esporte, Rafaela sempre foi sedentária, mas diz que a corrida se tornou uma paixão, e por isso decidiu se inscrever no percurso de 5 km da Meia do Sol. “Será minha estreia e espero conseguir realizar a prova dessa vez”. Sua rotina de treinos envolve apenas a corrida, 4 vezes por semana, acompanhada por uma assessoria esportiva. No que diz respeito à alimentação, é sincera: “Cortei apenas o refrigerante, ainda tenho muito a aprender”.

O ideal, de acordo com o professor Aquilles, é que antes de tudo seja feito um acompanhamento médico para avaliação do quadro clínico do atleta. A partir dele é que a assessoria esportiva pode montar planilhas de trabalho condizentes com o ritmo de cada aluno. Ter um profissional que oriente os cuidados com a alimentação, a hidratação e a regularização do sono também é fundamental.

A estudante Anna Celly Medeiros se apaixonou pela corrida de rua há 3 anos, mas sua rotina de treinos só se tornou cotidiana este ano, quando participará pela primeira vez da Meia do Sol. “Decidi correr para acompanhar amigos e colegas de trabalho, mas como sempre fui muito competitiva acabei tomando gosto pelo esporte e agora irei correr minha primeira meia maratona”, declara.

Sobre os treinos, Anna Celly diz aliar corridas com treinos funcionais e circuitos, tudo com a ajuda de uma assessoria esportiva. “Decidi ter o acompanhamento da assessoria para incrementar minha performance. Eles montam minha planilha de treinos de acordo com o meu ritmo, focando nos pontos em que preciso melhorar”.

A secretária executiva, Magna Costa, também vai correr pela primeira vez uma meia maratona e contratou os serviços de uma nutricionista esportiva para acompanhar sua rotina de exercícios. “Sou muito disciplinada, sei que participar de uma corrida como a Meia do Sol não é simplesmente colocar um tênis e sair correndo, para evitar frustrações com meu desempenho, sigo à risca todas as orientações passadas pelos profissionais que me acompanham”, explica.

O professor Aquilles é o responsável pela planilha de treinos da Magna, que faz academia, corre e pratica os chamados “longões”– treinos mais longos para testar a resistência de cada atleta – aos domingos. No último fim de semana, ela realizou uma espécie de treino teste para a meia maratona, correndo o mesmo trajeto da prova. “Corri o percurso de 21km, da Arena das Dunas ao Hotel Pestana, após esse treino me senti segura em realizar a inscrição na prova, sei que consigo completá-la”, diz Magna.

Para os corredores que levam a sério a prática do esporte, fica claro que o desempenho está intimamente relacionado com os cuidados tomados durante todo o período de treinos, e não apenas no dia da prova. Tentar seguir as orientações dos profissionais ajuda a prevenir problemas como lesões, frustrações e a perda de interesse na atividade.

A corrida está sendo viabilizada por meio de uma parceria entre a Tribuna do Norte, a Fábrica de Esportes e a Hora de Correr, empresa responsável por organizar as principais corridas de rua da capital potiguar. A corrida conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Cosern, Miranda, Água Mineral Santa Maria, Hotel Parque da Costeira, Midway Mall, Toyolex, Unimed Natal e Prefeitura do Natal.

DICAS
Conheça detalhes importantes para o dia da Meia Maratona do Sol.

1
Os kits de corrida serão entregues até hoje na Toylex – concessionária Toyota que fica na avenida Dão Silveira, marginal da BE-101, em frente ao Conjunto Cidade Satélite.

2
O acesso ao estacionamento da Arena das Dunas, para corredores, convidados, familiares e público em geral se dará apenas pela entrada da avenida Prudente de Morais.

3
As interdições totais e parciais das ruas por onde correrão os atletas se dará a partir das 13h e o desbloqueio completo se dará a partir das 19h. A fiscalização será da SEMOB/Detran.

4
Os participantes não podem esquecer de afixar o número de peito sem o qual não terão acesso à área de largada e chegada bem como aos benefícios dos corredores como hidratação e a medalha de participação.

5
Os corredores devem lembrar de afixar corretamente o chip de corrida. Ele deve ser colocado no tênis do pé direito para que o tempo de prova possa ser registrado e computado.

6
A organização solicita que os participantes cheguem ao local de largada com ao menos uma hora de antecedência para evitar problemas no trânsito e para participar do aquecimento.

7
As consultorias de corrida terão tendas montadas na área de hospitalidade para que haja a integração de seus alunos. Procure seus amigos e aproveite a corrida antes mesmo da largada.

8
Os organizadores informam que não haverá atraso na largada. Impreterivelmente às 16h os corredores largarão para as distâncias de 5km, 10km e 21km.

Serviço:
Meia Maratona do Sol
Data: 07 de novembro de 2015
sábado
Hora: 16h
Largada: Arena das Dunas
Distâncias: 5km, 10km e 21km

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas