sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Corrida e muita diversão

- Publicidade -

»entrevista» Karlley Pondofe – publicitário

A Meia Maratona de Natal chega a sua quinta edição. A prova, que terá largada às 16h, no dia 9 de novembro reunirá cerca de seis mil participantes, com muitas novidades e o mesmo espírito desportivo que virou marca registrada da competição. A tribuna do Norte entrevistou o organizador do evento, Karlley Pondofe para saber mais sobre a prova.
Karlley Pondofe é formado em Publicidade. Começou a carreira profissional na Lumina, agência que dirigia junto com outros dois colegas e que ficou em atividade até 2005
Qual a novidade da Meia Maratona para esta 5ª edição?
Iremos realizar algumas ações diferenciadas, porém algumas ainda serão surpresas para os participantes. O que poderemos antecipar é o seguinte:

1. POSTOS DE TORCIDA: teremos 10 postos de torcida, com estacionamento na VIA COSTEIRA, para os familiares e a população participarem diretamente do evento. Também, como teremos muitos turistas, iremos prestigiá-los fornecendo comodidade aos acompanhantes, que não irão correr, deixando-os acomodados nestes postos de torcida;
2. ALIMENTAÇÃO NO PERCURSO: para os corredores de 21km, que precisam de uma carga de carboidrato adicional, forneceremos, além dos postos de hidratação algumas frutas em torno do percurso;
3. ENTRADA DIFERENCIADA POR PROVA: como só poderão largar os inscritos, teremos entradas diferentes para as provas de 5KM, 10KM e 21KM, dividindo-os e posicionando-os na sua devida ordem de largada;
4. TÚNEL DE CHEGADA: para evitar que os corredores NÃO-INSCRITOS recebam medalhas e alimentação, iremos ter um TÚNEL DE CHEGADA, que só poderão entrar com o devido NÚMERO DE PEITO, evitando assim que falte esses itens para os participantes credenciados.
5. CAMISETA COM TECIDO TECNOLÓGICO: o tecido encomendado para o evento é bastante diferenciado, pois tem AMACIANTE. Além de ser um CREPE (tipo de poliamida), que proporciona leveza e frescor, também é perfeito no toque, e com maior durabilidade das cores realçadas.
6. DIFERENCIAÇÃO DE CAMISETAS POR PROVAS: Esta foi sugestão de participantes, que foi acatada com justiça. Os participante da prova de 21km deve ser diferenciado das provas de 5 e 10km, pois é a prova principal. Para isso teremos cores diferentes para as provas.

O percurso será o mesmo?
Sim, o percurso foi aprovado pelo público participante e também teve a menor incidência no trânsito da cidade. Apesar de ter ladeira e vento forte, os participantes já saberão que existem estes detalhes e deverão treinar mais para ultrapassar estas barreiras. Se compararmos a outros eventos no mundo, como Nova Iorque por exemplo. Lá existem 13 ladeiras, inclusive maiores que a nossa deixando uma prova ainda mais gratificante para completar.

Quantos participantes estão esperando?
Iremos tentar o mesmo número que o ano passado. 6.000 participantes. Porém, devido a entrada da Prefeitura do Natal e outros parceiros que estão por vir, acreditamos que próximo ano alcancemos os 8.000 atletas, deixando-nos como a maior meia maratona do Nordeste.

Muda alguma coisa em relação ao ano passado?
Nenhuma mudança em número de participantes.

Como você vê a entrada da Prefeitura do Natal como uma das realizadoras da Meia Maratona? Vai facilitar na logística da realização da prova?
Isso foi um dos principais fatores para o esperado sucesso da prova deste ano. Com o porte alcançado de nosso evento, precisamos do pleno apoio da Prefeitura da cidade. As maiores provas do mundo só são possíveis com este apoio dos órgãos públicos locais. Neste ano tudo será diferente. Durante todos os anos, existiam falhas que ocasionavam em detalhes que prejudicavam o evento. Apesar da boa vontade e excelente profissionalismo dos órgãos de apoio, que sempre tentou nos ajudar, existiam poucos efetivos, e isto sempre deixava lacuna em alguns pontos do evento, como interdição do tráfego, limpeza pós-evento e iluminação. Além disso, nada mais importante que a nossa prefeitura seja realizador no maior evento esportivo do Estado.

Como você vê o crescimento da Meia Maratona ao longo desses cinco anos?

Surpreendente! Em 2009, quando realizamos a primeira Meia Maratona de Natal, já alcançamos o título de ‘maior evento esportivo do RN’. Porém, quando começamos a ver e comparar os fatos nacionais, fiquei impressionado. Vou dar exemplos:
1. Somos o maior evento esportivo do Estado em número de participantes;
2. Somos a segunda maior meia maratona do Nordeste, ficando atrás apenas de Fortaleza, que já tem anos a nossa frente;
3. Nosso primeiro evento teve mais participantes que a primeira Meia Maratona do Rio
4. Crescemos de 2.350 participantes (2009) para 6.000 participantes (2012) em apenas 4 anos.
5. Trouxemos mais de 2.500 turistas fora de nosso Estado em 2012.
”Temos cerca de 152 grupos de corrida cadastrados no Brasil, que enviam participantes. Além disso, 12 agências de viagens no país formam pacotes turísticos para trazer participantes a Natal” - Karlley Pondofe
Como a prova está inserida no cenário da corrida de rua no Brasil?
Nosso evento está entre as maiores meia maratonas do Brasil. Com o patrocínio da Caixa, a Meia Maratona de Natal ocupa um lugar entre poucos, pois eles são bastante respeitados em suas escolhas de eventos apoiados. Temos cerca de 152 grupos de corrida cadastrados no Brasil, que enviam participantes, Além disso, 12 agências de viagens no Brasil formam pacotes turísticos para trazer participantes à Natal.

O Polo da Via Costeira vai participar da Meia Maratona? Como?
O Polo Praia da Costeira é um grande parceiro de nosso evento. Desde o ano passado, quando juntos mostramos a população natalense que a Via Costeira respirava saúde, a atuação deles só vem aumentando e conquistando espaços além do turismo. Afinal, a Via Costeira é da população, e isso é a bandeira principal do polo. Os hotéis e empresas que estão locadas na Costeira são palco deste grande evento. Os pontos de torcida ficam posicionados frente a hotéis; atrações serão entretenimento para os hospedes que queiram presenciar o evento; Divulgação e pacotes com preços diferenciados atraem os turistas esportivos, além de detalhes operacionais.

As intervenções culturais estão confirmadas?
Sim, porém ainda será surpresa para os participantes. Mas, já pode considerar como diversão a parte na prova.

E a premiação?
A premiação será a mesma. Foi excelente e aprovada pelos participantes. Além de termos um pódio com 5 colocações, ainda premiamos a categorias por faixa etária.

O que os corredores de rua podem esperar para edição da Meia Maratona para este ano?
Exatamente o que o nossa chamada de campanha deste ano diz: ‘CORRIDA E DIVERSÃO NO MESMO LUGAR’. Muita novidade para deixar este evento ainda mais divertido. Corrida de rua é uma grande festa. Em relação a logística, seremos impecáveis, pois a Prefeitura do Natal será responsável pelo apoio devido. Avanço na tecnologia em sistema de time chip; Interação com redes sociais pós-evento; Maior cobertura da mídia nacional;
A Meia Maratona de Natal, principal dos eventos esportivos do RN, já faz parte do seleto calendário brasileiro de corridas
Qual o diferencial da prova para as outras que existem no Rio Grande do Norte?
Sou da seguinte premissa: quanto mais bons eventos tivermos, mais profissionais nos tornaremos e mais incentivaremos os sedentários a iniciar uma atividade física. Estamos no mesmo patamar de qualidade de diversas provas de Natal, podendo citar o Circuito Qualidade Caixa, Soldado do fogo, Noturna do SESI, Corrida do Comerciário (SESC) e a do Nordestão. Porém, acredito que temos dois grandes diferenciais: número de participantes, pelo trabalho que fazemos o ano inteiro, incentivando novos atletas a iniciarem ao esporte e o trabalho de base em captação de turistas esportivos e lançamento de tendências tecnológicas em nosso evento.

O apoio de parceiros, como a TRIBUNA DO NORTE, é essencial para a realização da prova?
A parceria com a Tribuna do Norte foi essencial para o crescimento da Meia Maratona de Natal. Devido a esse trabalho em conjunto, conquistamos tudo que poderíamos e ainda iremos bem mais longe.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas