quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Cosern oferece curso para docentes

- Publicidade -
Tadeu Oliveira

Com uma temática transversal, que pode ser aplicada a múltiplas disciplinas – como matemática, português e ciências – a Cosern abriu ontem, 15 de março, exclusivamente no site, as pré-inscrições para um curso gratuito sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica para professores do ensino fundamental II e do ensino médio de escolas públicas e particulares do Rio Grande do Norte. Serão oferecidas 120 vagas, distribuídas entre as cidades de Mossoró, Natal e Ceará Mirim. A capacitação integra o Programa de Eficiência Energética da Cosern, aprovado pela Aneel, e utiliza a metodologia Energia Que Transforma – desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho/Canal Futura em parceria com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel/ Eletrobrás.
Formar educadores
O curso tem uma carga horária de 24 horas presenciais, divididos em três dias, mais 6 horas de práticas em sala de aula e tem como objetivo formar educadores que mobilizem as comunidades escolares no uso consciente dos recursos naturais, compreendendo toda cadeia energética e incentivando o uso consciente de energia elétrica como forma de preservação do meio ambiente. Em Mossoró, o curso será entre os dias 19 e 21 deste mês; em Natal, de 26 a 28; e Ceará-Mirim de 02 a 04 de abril.
Sobre a Raul Brasil
Não tenho mais o que acrescentar sobre o massacre na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano (SP), além dos fatos relatados pela imprensa brasileira. Falo sim, mais uma vez, que a escola padece de um sistema completo de segurança, não apenas vigias e guardas fardados em frente aos portões, mas de pessoal qualificados em psicologia e ouvidorias. Meninos (as) em idade escolar precisam ser ouvidos pela escola em que frequenta, já que a família não cumpri seu papel e o estado não cumpre sua função. 

Bolsas do Instituto TIM
Jovens talentos da Matemática que ingressaram em universidades públicas já podem se inscrever na seleção de 2019 da Bolsa Instituto TIM – OBMEP através do site bolsatim.obmep.org.br até 26 de março. Neste ano são aceitas candidaturas de estudantes dos cursos de Astronomia, Biologia, Computação, Economia, Engenharia, Estatística, Física, Matemática, Medicina e Química. Os contemplados serão selecionados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e o resultado será divulgado em 11 de abril na área Só para fera

O Bolsa Instituto TIM

OBMEP é concedido anualmente a 50 estudantes no primeiro ano de graduação, desde que tenham conquistado medalhas de ouro, prata ou bronze em alguma edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Desde o início do programa, em 2015, foram beneficiados mais de 200 alunos, que recebem mensalmente uma bolsa de R$ 1.200. A duração inicial é de 12 meses, renováveis dependendo da avaliação do desempenho do bolsista, até o limite de 48 meses.

Movimentos Sociais
O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia do Departamento de Comunicação Social da UFRN promove o curso Comunicação, Direitos Humanos e Movimentos Sociais no Brasil, entre os dias 25 e 28 de março, no Auditório do Laboratório de Comunicação. O curso com duração de 15h, vai ser ministrado pelo professor Lucas Milhomens Fonseca, da Universidade Federal do Amazonas.

Robótica escolar
Neste final de semana, robôs de diferentes tipos e tamanhos desembarcam no Rio para o Festival SESI de Robótica. Mas o destaque desse grande evento é quem está por trás da construção e programação dos robôs: os mais de 1.200 alunos de escolas públicas e particulares que colocam, na prática, o aprendizado em Ciências, Matemática, Física e outras disciplinas ligadas à tecnologia. Os estudantes vão encarar três desafios: Torneio FIRST LEGO League, Torneio FIRST Tech Challenge, e o Torneio in Schools.restrita de cada candidato na página.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas