Cosern substitui 983 lâmpadas ineficientes por LED no Clóvis Sarinho

Publicação: 2019-03-19 17:03:00
A+ A-
A Cosern concluiu na última quinta-feira (14) o trabalho de substituição de 983 lâmpadas ineficientes por LED no Pronto Socorro Clóvis Sarinho, o maior do Rio Grande do Norte. As lâmpadas de LED são mais econômicas, eficientes e com vida útil estimada em 10 anos. Em fevereiro, a Cosern realizou o mesmo trabalho no Hospital Walfredo Gurgel, que teve 835 lâmpadas LED instaladas no lugar das antigas.

A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela Aneel, para promover a eficiência do sistema de iluminação de prédios públicos (escolas, postos de saúde, hospitais, delegacias e ONGs), gerando uma redução no consumo de energia de até 40% no sistema de iluminação desses prédios.
Créditos: DivulgaçãoA ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da CosernA ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cosern

Para Ana Mascarenhas, Gerente do Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, a substituição de lâmpadas no maior pronto socorro do estado é um marco no projeto. “Além da requalificação do sistema de iluminação do hospital, os gestores e funcionários participam de uma capacitação sobre a importância uso eficiente e seguro da energia elétrica”, explica Ana Mascarenhas.

Até agora, já foram beneficiadas com o projeto de eficientização de prédios públicos da Cosern e tiveram as lâmpadas ineficientes substituídas por LED as seguintes unidades de saúde no Rio Grande do Norte:

Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina);
Hospital da Mulher e Maternidade Leide Morais;
Hospital Regional Deoclecio Marques, em Parnamirim;
UPAs 24 Horas do Potengi, Pajuçara e Cidade Satélite;
Maternidade Ana Bezerra e Hospital Regional Aluizio Bezerra, em Santa Cruz;

Consumidores trocaram 62 mil lâmpadas

Outra ação importante do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela Aneel, é o projeto Energia com Cidadania, que funciona num caminhão e visitou 22 comunidades populares na capital e no interior em 2018, permitindo a 14.083 clientes assistirem palestras e trocarem quase 62 mil lâmpadas ineficientes por LED.
 
De janeiro para cá, o caminhão já passou por Igapó, Pajussara, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibu, Ceará Mirim, Santo Antônio e até o próximo sábado está em Monte Alegre.

Deixe seu comentário!

Comentários