Cosern substitui 983 lâmpadas ineficientes por LED no Clóvis Sarinho

Publicação: 2019-03-19 17:03:00 | Comentários: 0
A+ A-
A Cosern concluiu na última quinta-feira (14) o trabalho de substituição de 983 lâmpadas ineficientes por LED no Pronto Socorro Clóvis Sarinho, o maior do Rio Grande do Norte. As lâmpadas de LED são mais econômicas, eficientes e com vida útil estimada em 10 anos. Em fevereiro, a Cosern realizou o mesmo trabalho no Hospital Walfredo Gurgel, que teve 835 lâmpadas LED instaladas no lugar das antigas.

A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela Aneel, para promover a eficiência do sistema de iluminação de prédios públicos (escolas, postos de saúde, hospitais, delegacias e ONGs), gerando uma redução no consumo de energia de até 40% no sistema de iluminação desses prédios.
A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cosern
Para Ana Mascarenhas, Gerente do Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, a substituição de lâmpadas no maior pronto socorro do estado é um marco no projeto. “Além da requalificação do sistema de iluminação do hospital, os gestores e funcionários participam de uma capacitação sobre a importância uso eficiente e seguro da energia elétrica”, explica Ana Mascarenhas.

Até agora, já foram beneficiadas com o projeto de eficientização de prédios públicos da Cosern e tiveram as lâmpadas ineficientes substituídas por LED as seguintes unidades de saúde no Rio Grande do Norte:

Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina);
Hospital da Mulher e Maternidade Leide Morais;
Hospital Regional Deoclecio Marques, em Parnamirim;
UPAs 24 Horas do Potengi, Pajuçara e Cidade Satélite;
Maternidade Ana Bezerra e Hospital Regional Aluizio Bezerra, em Santa Cruz;

Consumidores trocaram 62 mil lâmpadas

Outra ação importante do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela Aneel, é o projeto Energia com Cidadania, que funciona num caminhão e visitou 22 comunidades populares na capital e no interior em 2018, permitindo a 14.083 clientes assistirem palestras e trocarem quase 62 mil lâmpadas ineficientes por LED.
 
De janeiro para cá, o caminhão já passou por Igapó, Pajussara, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibu, Ceará Mirim, Santo Antônio e até o próximo sábado está em Monte Alegre.

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários