quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Cotação em alta

- Publicidade -

A delegada Kaline Leite está com cotação elevada para continuar na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Há delegados que já comemoram a escolha. Kaline Leite seria a primeira mulher a assumir o cargo. Ela está na função como interina desde a saída do então secretário Francisco Glauberto, em dezembro. Antes, Kaline Leite, que é delegada de carreira, ficou como secretária adjunta por quatro anos. Ela ocupou a vaga de adjunta na época em que o titular era o hoje desembargador Cláudio Santos e no período de Francisco Glauberto. Agora, tem chances de ser efetivada como secretária.

Opções

Há outros nomes cogitados para a Segurança, como o do delegado executivo da Polícia Federal, Francisco Ayres.  Mas, como Kaline Leite está há quatro anos na Secretaria, ela conhece o funcionamento do órgão, o que contaria pontos favoráveis na escolha. Quem resiste à indicação de Kaline, argumenta que os oficiais da Polícia Militar não ficariam satisfeitos com a subordinação a uma delegada. Há outros aspectos que podem pesar de forma favorável ao delegado da PF. Francisco Ayres é uma indicação do ex-secretárío Glauberto, que deixou a administração estadual, mas manteria certo prestígio na Governadoria. Além disso, alguns governadores têm escolhido policiais federais para comandar a segurança pública. Contam com a experiência desses profissionais no combate ao crime organizado.

Cargos

Há deputados da base aliada que consideram praticamente confirmadas as nomeações da deputada Larissa Rosado para a Secretaria de Assistência Social  e do ex-deputado Cláudio Porpino para a Secretaria de Esporte ou para a de Turismo.

Nomeação

Ex-secretário municipal de Assuntos Comunitários, Raniere Barbosa, será nomeado hoje para a Secretaria de Serviços Urbanos. Ele toma posse no cargo na próxima terça-feira. Há quem aposte que o secretário estará na disputa em 2008. Quer uma vaga na Câmara Municipal.

Diálogo político

O deputado Henrique Eduardo Alves teve ontem um dia de conversas com lideranças políticas. Ele esteve com o deputado federal Nélio Dias (PP) e com o deputado estadual eleito, Antônio Jácome. Hoje, Henrique viaja a Brasília, onde atende uma convocação das lideranças nacionais do PMDB  para participar de uma reunião da bancada federal  que vai definir a posição da legenda na eleição para a presidência da Câmara.

Compromisso de campanha

A governadora, com a criação das novas secretarias e empresas públicas, sabe que não saldará todos os compromissos de campanha. Mas atenderá aos eleitores mais importantes. Na Assembléia Legislativa, o entendimento é mais elástico. Se a governadora tem compromissos de campanha, eles, os deputados, também têm. Portanto, uma divisão justa se faz necessária. Os eleitores já votaram. Agora quem vai votar são os deputados.

Problemas

Além do odontólogo Cláudio Porpino, que ganhará a Secretaria de Esporte e Lazer, há outro wilmista que precisa ser contemplado por uma questão de reconhecimento pela lealdade de tantos anos. Trata-se da ex-secretária municipal de Serviços Urbanos Marilene Dantas. Mas onde? Criar mais uma Secretaria? Se não houver vaga, a opção será nomear Marilene para um cargo no segundo escalão.

Parlamentares

Os deputados estaduais que não foram reeleitos, mas foram fiéis na luta da campanha pela reeleição da governadora, irão votar a criação de centenas de cargos e não serão contemplados? Essa era uma indagação corrente logo após o anúncio da criação de novos secretarias e empresas públicas. Eles, os deputados não reeleitos da base do governo, também votaram em Wilma.

Resgate de débito

O deputado federal eleito João Maia (PL) não pode ser descartado como candidato a candidato a governador na sucessão de 2010. E a governadora Wilma de Faria tem interesse nessa candidatura, porque resgataria seu débito com o secretário de Planejamento e Finanças, Vagner Araújo, que não foi candidato a deputado estadual em 2006 para assegurar o que chamado “fluxo financeiro”. A candidatura de João Maia ao governo liberaria os votos dele para Vagner Araújo que, assim, poderia integrar a chapa da aliança governista na disputa proporcional. Afinal, há muitos wilmistas que reconhecem: “Vagner só falhou uma vez quando não convenceu o Ministério Público da lisura das vendes dos direitos creditórios do Estado”.

Entrevista

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Osvaldo Cruz, será o entrevistado de hoje do programa Panorama do RN, transmitido pela Rádio Globo Natal a partir das 17h15. Osvaldo Cruz assumiu ontem a presidência do TJ.

Posse

Hoje, quatro novos secretário tomam posse, em Parnamirim: a engenheira Josiane Giesta (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo), o engenheiro Francisco das Chagas Rodrigues Rebouças (Secretaria Municipal de Obras Públicas, o engenheiro Carlos Magno Pereira do Nascimento (Regiões Administrativas) e o advogado Homero Grec Cruz Sá (Gabinete Civil).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas