Covid-19 na infância

Publicação: 2020-08-02 00:00:00
A+ A-
Covid-19 na infância

Crianças menores de cinco anos têm entre 10 a 100 vezes mais níveis de material genético do coronavírus em seus narizes em comparação com crianças e adultos mais velhos, afirmou um estudo da JAMA Pediatrics.

Aqui no RN, a Secretaria Estadual de Saúde declarou recentemente que síndrome respiratória observada em crianças e adolescentes pode estar relacionada à Covid-19. Essas duas informações corroboram pela necessidade de se aumentar os cuidados com os idosos. Qual o vovô ou vovó que não gosta de dar uns apertos em seus netinhos?

Sem marmita 

Os alunos e servidores terceirizados do Hospital Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz, terão um problema pela frente: o encerramento do contrato entre a UFRN e a EBSERH para gestão do restaurante universitário se encerra no dia 07 de agosto.  Sem acordo, os estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí – Facisa poderão ficar sem a refeição subsidiada e os terceirizados vão engrossar a fila dos desempregados.  

Pela Tela

O sistema público de saúde de Natal vai contar com um sistema de telemedicina. Ou seja, o cidadão busca ajuda médica pela rede de internet.  A lei, de autoria do vereador Sueldo Medeiros, já opera em algumas regiões do país autorizada pelo Ministério da Saúde em época de pandemia. Há, inclusive, a possibilidade de utilização de receituário on line.

Esperança ...

No mundo todo existem 41 vacinas contra o coronavírus em desenvolvimento. Duas já estão em testes clínicos no Reino Unido e na China.

...de Oxford

O farmacêutico e secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde (MS), Arnaldo Correia de Medeiros, disse essa semana que em dezembro o Brasil deverá receber 100 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford. Isso, se for realmente confirmada sua eficácia. O governo brasileiro espera adquirir 15 milhões de doses para vacinar inicialmente o grupo que atua na linha de frente.

Saúde em primeiro lugar ...

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RN) autorizou uma funcionária da Petrobras que cuida da mãe de 89 anos, a permanecer trabalhando no Estado durante a pandemia do novo coronavírus. A servidora havia sido transferida para Vitória-ES.

A decisão foi do desembargador Eridson João Fernandes Medeiros, “torna-se necessário, neste momento atípico de gravidade, advindo da calamidade sanitária, salvaguardar um bem maior, assegurado constitucionalmente, qual seja, a saúde do empregado e da sua mãe”.

RF do Brasil

Como medida de proteção à Covid-19, a Receita Federal continua com seu atendimento presencial restrito a alguns serviços, sujeito a prévio agendamento, até 31 de agosto.  Também estão suspensos os prazos processuais.

Policial Feminina...

No Rio Grande do Norte já existe o Dia Estadual da Policial Feminina a ser comemorado em 11 de setembro de cada ano. A data foi aprovada pela Casa Legislativa Potiguar na sessão remota de quarta-feira (29).

... ganha data

comemorativa

O 11 de setembro homenageia a primeira turma de soldados policiais femininas que ingressou na Polícia Militar do RN no ano de 1990.

Livros

Para quem gosta de uma leitura qualificada, siga Tião do Sopão, no Instagram. O parelhense Sebastião Vicente tem a meta de ler um livro por dia e fazer a resenha no Youtube.  Um assombro e um colosso.

Futuro do Brasil

Por falar em livro, a coqueluche do momento é o livro Projeto Nacional - O Dever da Esperança. Editora LeYa, do ex-ministro Ciro Gomes.  “O livro dele é simplesmente uma obra obrigatória para todos os brasileiros interessados no futuro do Brasil”, confidenciou um amigo da colunista.

Hotel para planta

Nesse tempo de quarentena a criatividade da população também surpreende.  Leio no site Típico Local que o orquidófilo Ivanilson Luiz da Silva lançou no Instagram serviço de hospedagem, revitalização e também dá dicas de como cuidar de uma planta.

Costura delivery

Também curti a ideia da costureira delivery. O Canto da Costura pega seu conserto e devolve em 24h. Confesso, que não testei o serviço. Mas fica a dica https://www.instagram.com/cantodacosturarn/

Girando a economia 

A nossa Agência de Fomento liberou em dois dias um volume de quase R$ 600 mil em financiamentos em condições especiais para empreendedores do estado.  Foram 190 potiguares que receberam os recursos do programa Microcrédito do Empreendedor.

Povos indígenas

Nesta segunda-feira (03), os ministros do STF se reúnem para a primeira sessão plenária após o recesso forense. Na pauta, a atuação do governo Bolsonaro para conter o avanço da pandemia do coronavírus nas aldeias indígenas.

Conselho Senac

O ministro Milton Ribeiro, da Educação, nomeou os professores Samuel Carvalho de Aragão e Josué de Oliveira Moreira, do IFRN, como titular e suplente para representarem o Ministério da Educação - MEC nos Conselhos Regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac.

Salve Thiago !!

O colunista social desta Tribuna do Norte, Thiago Cavalcanti, completa amanhã 4.0 bem vividos. Infelizmente, por conta da pandemia, adiou sua festa, em que pretendia reunir os chiques e famosos que estampam sua coluna, além dos seus amigos mais discretos.

Dono de um carisma impagável, onde circula por todas as tribos, Thiago agregou amizades de vários segmentos, da turma tradicional aos emergentes, mas jamais esqueceu os amigos da infância, adolescência e faculdade.

Em 2021 promete uma celebração muito especial, em que comemorará a vida com muito gosto e espera contar com todos os amigos que não poderá abraçar pessoalmente esse ano.